domingo, 22 de novembro de 2020

O ciúme vai dar as caras

Por Almeida dos Santos 

Indiscutivelmente a escolha do presidente da Câmara de Vereadores de Nova Iguaçu vai ser uma das decisões mais importante diante deste cenário político que tem como aura a tensão. A disputa silenciosa envolve possibilidades mil de colocar o presidente da Casa como a figura que será a peça chave no futuro político da cidade. Rogério Lisboa (PP) terá que decidir o mais breve, juntos com os seus aliados, quem será aquele cuja confiança será merecedora de interferência direta na escolha do presidente da Câmara. Uma situação diferente das eleições para a escolha da Mesa Diretora no passado. Cada membro da futura Mesa Diretora, das comissões temáticas deverão ser escolhidos com o olhar atento do governo.

E não é só Rogério Lisboa que está atento a este processo. Com apenas 11 vereadores e com adversários conhecedores do jogo eleitoral das instituições, a figura do presidente é sempre aquela que dá o tom da interlocução entre a Câmara e a Prefeitura. Ainda que fazendo a maioria esmagadora na Câmara, Rogério Lisboa sabe que a escolha do presidente da Casa mantém uma espécie de aura para os quatro anos na relação entre os poderes. E confesso que não sei se o presidente da Câmara será eleito para um mandato de dois anos ou quatro anos, assim como tem sido nas últimas legislaturas. E se for dois, esse será o "pulo do gato" que todos estão de olho.

As bancadas na Câmara se comportam, em alguns casos, conforme tempestades se podem ou não afetar o governo. Rogério Lisboa tem experiência de Poder Legislativo e sabe bem o que escrevo aqui. Não só ele, mas os caciques políticos olham para a Câmara como o sinal do que pode ser o próprio futuro da instabilidade política na cidade. E tenho certe que qualquer dos escolhidos terá uma espécie de ciúme que poderá rondar os primeiros meses da política, mesmo com a costumeira situação de abertura de espaços para aliados na estrutura da máquina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.