domingo, 29 de novembro de 2020

Partidos da esquerda precisam reavaliar

Nas últimas legislaturas a esquerda vem perdendo representatividade no processo político local. Vejamos, por exemplo, o PCdoB e o PT. Nem falarei do PDT, esse que um dia foi o maior partido da cidade por muitos e muitos anos. Mas o PT e o PCdoB São dois partidos que têm encontrado dificuldades de elegerem vereadores e o último dessas legendas que foi eleito foi Camu Lanches, do PCdoB. 

A partir do próximo ano a Câmara será composta por 11 vereadores cujas histórias políticas não passam pela chamada esquerda ou centro esquerda. Serão as seguintes legendas que terão representação na Câmara: Solidariedade, Patriota, PDT*, Cidadania, Republicanos, PP, MDB, PROS e Avante. Coloquei asterisco no PDT para dizer que ali é Dudu Reina, vereador que sem dúvidas é uma extensão do prefeito Rogério Lisboa na Câmara e, junto com Carlinhos BNH e Márcio Guerreiro, ambos do PP do prefeito, formam a bancada diretamente ligada ao Governo.

Com uma Câmara sem esse "verniz" ideológico das esquerdas ou mesmo com uma tendência mais à direita do processo político, Lisboa terá que trazer para o seu governo legendas ou pessoal cuja a história de militância lhe dê um certo respaldo nas ruas em caso de um agravamento nas relações políticas.

Indiscutivelmente a votação obtida pelo Rogério Lisboa (PP) lhe dá uma certa tranquilidade quanto à opinião pública, essa que digo ser o "eleitorado". Mas a política se constrói com partidos e, se necessário, partidos que tenham vida partidária e não só registro cartorial. E são esses partidos mais a esquerda que podem dar ao Governo um fortalecimento nos campos mais populares. O conjunto da Câmara requer uma atenção para isso. E essa relação só veremos na formação do quadro de secretários no segundo mandato do Rogério Lisboa. Mas independente disto, as legendas mais progressistas do campo da esquerda precisam se reavaliarem. Sem representação na Câmara, só restam as ruas e a administração municipal para elas ocuparem. E isso é o que veremos no correr dos dias.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.