sexta-feira, 20 de novembro de 2020

Aos 76 anos, idosa negra que aprendeu a ler e escrever depois dos 50 lança livro de poemas: 'Hoje temos voz'

Por Claudia Maria

Matéria é do G1 mas muito importante nesse dia da Consciência Negra.

O livro 'Jardim de Rosa-Palavra' será lançado em dezembro. Poemas foram tirados do caderno de Maria da Conceição Paulo, a Pretinha, do grupo Meninas de Sinhá.

A aposentada Maria da Conceição Paulo – ou Pretinha, como gosta de ser chamada e como é conhecida no bairro onde mora, Alto Vera Cruz, na Região Leste de Belo Horizonte – aprendeu a ler e a escrever com 51 anos. Antes disso, só conhecia o "ABC" de ouvir falar. O livro dela, "Jardim de Rosa-Palavra", será lançado em dezembro.

Muito atuante em trabalhos sociais voltados para a terceira idade e integrante do grupo Meninas de Sinhá, Pretinha contou que tinha um caderno de poemas e, pouco tempo depois, apareceu gente interessada em publicar suas poesias.

Com uma vida de muita luta, a mãe de três filhos e avó de 14 netos contou que só parou de trabalhar na roça quando veio para Belo Horizonte, aos 12 anos de idade, órfã de pai e de mãe. Ela nasceu na cidade de Conselheiro Lafaiete, na Região Central de Minas Gerais.

Pretinha chegou a se formar em enfermagem, mas nunca atuou. Ela se aposentou como empregada doméstica. Trabalhava sozinha para criar os filhos – "o pai deles não gostava da labuta".

"A importância de um negro é a raiz da terra forte que cravou o chão plantou e colheu". Foi com trecho do poema "Raiz dos negros", que ela mesma escreveu, que Pretinha declamou ao ser perguntada sobre racismo, no mês da Consciência Negra. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.