terça-feira, 10 de novembro de 2020

A expectativa nos votos brancos e nulos

Por Almeida dos Santos

No processo de escolha dos vereadores nas eleições de 2016, os votos brancos e nulos atingiram um montante considerável. Do total 583.636 eleitores à época, os nulos e brancos representaram nada menos que 20,17%, o que chega a quantidade de 93.896. Mas nessa eleição pode piorar, isso considerando que houve a redução do número de candidatos nas proporcionais e, ainda, com a pandemia levando medo para alguns eleitores.

A redução de 17 para 11 vereadores poderá revelar uma diminuição de eleitores interessados em comparecendo as urnas para votarem, afinal a redução das cadeiras na Câmara Municipal de Nova Iguaçu se deu na proporção de quase 1/3. 

Essas condições deverão influenciar a quantidade de pessoas participando diretamente da escolha dos representantes na Câmara e, caso o índice de abstenção na escolha de vereadores se aproxime de 30%, aí mesmo que o resultado da eleição irá ser apenas uma pequena parte do extrato da população que resolveu entrar no jogo de disputa. Com isso teremos, independente do resultado final, uma Câmara composta de parlamentares que terão que reavaliar as ações do Poder Legislativo para conquistar o interesse do cidadão no processo político municipal. E a melhor forma de isso acontecer é estabelecer uma nova forma de diálogo e interação com as classes organizadas da sociedade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.