sábado, 28 de novembro de 2020

Dança das cadeiras

Por Almeida dos Santos 

Com muitos aliados que não conseguiram uma vaga na Câmara, é bem possível que o prefeito Rogério Lisboa (PP) promova uma reforma no seu secretariado para um segundo mandato. Um dos pontos que muda agora é a presença do grupo do deputado federal Juninho do Pneu (DEM), que ficará mais próximo do governo assumindo o cargo d vice e com um espaço maior. É justamente nessas alianças do segundo mandato que muita coisa deve mudar, isso no meu ponto de vista. Vamos a alguns exemplos:

Alex Castellar, o ator de Teresópolis que é aliado do Rodrigo Maia, de quem foi chefe de gabinete, assim como também chefiou o gabinete da Clarissa Garotinho na Câmara de Vereadores do Município do Rio de Janeiro e hoje ainda aparece no site da Prefeitura de Nova Iguaçu, mesmo desincompatibilizado da cargo, sendo o responsável pela Secretaria Municipal de Assuntos Estratégicos, Ciência, Tecnologia e Inovação, se permanecer no espaço ficará na conta do DEM do Rodrigo, mas não o DEM do Juninho do Pneu. Isso mesmo. Há dois DEM no mesmo campo e Castellar é do DEM "rodriguiano". Neste caso é possível imaginar que Juninho vai querer o seu espaço e não deverá deixar o Castellar na sua conta.

Ainda na lógica do segundo mandato, é impossível que o governo municipal não dê mais estrutura e a possível retomada da criação de uma Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda, isso considerando que o município no momento pós-pandemia precisará muito de uma secretaria nesta área. E quem duvida que ela não existe ainda, acessem o site da Prefeitura de Nova Iguaçu, cliquem no link da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda para serem remetidos a uma página em branco confirmando a sua inexistência.

Outro órgão que o prefeito deverá mudar é a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Turismo, hoje comandada por Fernanda Braga, ela que ocupa o cargo desde a desincompatibilização de Fernando Cid (PV) que concorreu a uma vaga na Câmara e não foi eleito. Em 2016, Fernanda Braga foi candidata a vereadora em São João de Meriti, não sendo eleita, pelo antigo partido de Fernando Cid, o PCdoB.

Dentro da linha de pensamento de que o prefeito vai tentar alargar a sua base com uma composição de mais partidos no seu segundo governo é muito provável. Vejamos o caso do Dr. Luizinho (PP), deputado federal e cacique do PP, legenda que ajudou a eleger Rogério Lisboa para o seu segundo mandato. 

A atenção também fica para a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, hoje comandada por Alexandre Batista Pinto. Um órgão que será muito procurado pós-pandemia, mas que nos últimos tempos passou desapercebida das estruturas da administração.

Ainda que não seja feita uma reforma, indiscutivelmente haverá uma readequação. Ou  como costumam chamar: dança das cadeiras.  


 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.