quinta-feira, 12 de novembro de 2020

FENIG expõe quadros de Ane Alves

 

                                         Ane Alves e a presidente da FENIG Nilza Ribeiro


     No mês da Consciência Negra, a Galeria de Artes FENIG abre a exposição “Beleza Negra” que celebra a representação da mulher negra, através do trabalho da pintora Ane Alves. Até o dia 10 de dezembro, de segunda a sexta-feira, de 9h30 às 16h30, os quadros estão em exposição na galeria que funciona dentro da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu, órgão da Prefeitura de Nova Iguaçu.
     “Os pais podem trazer seus filhos para ver a beleza dessa exposição que reforça a identidade de um povo. No mês da Consciência Negra, as crianças podem entender essa representatividade”, destacou a presidente da FENIG, Nilza Ribeiro, na inauguração da exposição “Beleza Negra”.
     Ane Alves é moradora de Nova Iguaçu, graduada em Produção Cultural, Artes Visuais e Pós graduanda em Arteterapia. Produtora, arte educadora, artista visual e artesã, Ane sempre trabalhou produzindo peças decorativas e móveis feitos com reaproveitamento de madeira, caixotes e também com confecção de estandartes.
       A artista começou a pintar mulheres negras em telas como fruto de seu ativismo negro e feminino. Ela acredita que exaltar a beleza negra é de extrema importância para o reconhecimento, valorização e respeito a essas mulheres.
     “Sempre fiz artesanato e sempre tive a vontade de pintar quadros. Então comecei em procurar um estilo. Participando do coletivo ‘Fulanas de tal’, eu entendi que deveria levar as causas do universo feminino para minha arte”, afirmou Ane Alves. 
     Entre os destaques da exposição o quadro “Nós por ela” que retrata a vereadora Marielle Franco, numa homenagem também aos coletivos femininos de Nova Iguaçu.
    Ane Alves trabalha profissionalmente como artista desde 2014 e já participou das Exposições coletivas: UPArte Mulher na Casa de Cultura de Nova Iguaçu 2018, Exposição Transversalidades Periférica no Centro Cultural Donana Belford Roxo 2019, no Espaço Tipografia Rio de Janeiro 2019 e no SESC de Nova Iguaçu 2020 e Exposição Urbanas Mutações na Casa de Cultura de Nova Iguaçu 2020.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.