segunda-feira, 30 de novembro de 2020

Agora a atenção será na Câmara

Com a mudança dos vereadores na Câmara Municipal mudará também a política interna da Casa? Bom, quero acreditar que sim. Mas isso é algo que teremos que esperar ao menos os primeiros meses de 2021 para constatar. Imagino até que o comando político da Câmara  - falo das estruturas internas dela - permanecerá no mesmo grupo que nas últimas legislaturas vem comandando. E neste caso envolve até a escolha do presidente. E se isso é bom ou não para o prefeito e para a cidade, com os  novos vereadores tomando posse, aí sim é que veremos como será essa relação, ainda mais considerando que enquanto não houver a reforma do secretariado que poderá ser a anunciada pelo prefeito, essa relação só será notada claramente lá para o meado do ano.

A disputa pela presidência da Casa envolve esse jogo. Acredito até que o Juninho do Pneu, deputado federal eleito vice na chapa do Rogério Lisboa, terá a intenção da manutenção de determinados vereadores na Mesa Diretora da Casa em funções estratégicas. Vice presidência e comissões como a de Constituição, Justiça e Redação Final, além da Comissão de Saúde, serão objetos de disputa entre os parlamentares que já tem uma certa vivência na Casa.

A liderança de governo, acredito, será do futuro vereador Dudu Reina (PDT), exceto se o prefeito tente emplacar ele na presidência, o que seria o primeiro cabo de guerra entre os vereadores e o prefeito. Mas acredito que isso não acontecerá e o Dudu deverá ser utilizado como uma espécie de peça chave, inclusive fazendo a função de interlocutor dos vereadores com o Governo. Para ele o desgaste seria menor e ainda poderia cuidar do seu mandato expandindo a sua influência na administração municipal.

É bom lembrar, apenas, que nestes quatro anos que passaram o prefeito teve problemas com a Casa. E neste caso estará mais atento para essas movimentações. Pode ser até que ele saque um aliado experiente para comandar o Legislativo e ele mesmo tenha um canal direto de diálogo com os vereadores e poupando o seu líder de governo de uma degaste interno. Neste momento, sobre o que será definido sobre a Mesa Diretora, acho que é um assunto em que o Juninho do Pneu e Rogério Lisboa vão conversar muito.  E não descarto a possibilidade do Maurício Morais estar com um passo a frente nesta caminhada. Mas como disse, o jeito é esperar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.