sábado, 1 de maio de 2021

Conclusão da primeira fase das obras de restauro da Vila Iguassú celebra o Dia da Baixada

    


        Em Comemoração ao Dia da Baixada Fluminense, festejado na ultima sexta-feira, 30 de abril, a Prefeitura da Cidade de Nova Iguaçu, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, apresentou a conclusão da primeira fase de obras de restauro dos remanescentes arquitetônicos da Vila de Iguassú, berço histórico da cidade.
    Na ocasião foram entregues à população, completamente restauradas, a escadaria monumental do cemitério da antiga vila, a torre sineira da matriz de Senhora da Piedade de Iguassú e a fachada do cemitério da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos.
    O evento, com todos os cuidados sanitários sendo seguidos, foi bastante concorrido. Marcaram presença, além do secretário de Cultura, Marcus Monteiro, dos subsecretários Augusto Vargas, Rogério Costa, superintendente Amauri Lopes, assessor especial, Gabriel Barbosa e toda equipe da Cultura; o Procurador Geral do Município, Dr. Rafael Alves, representando o prefeito Rogério Lisboa; o secretário de Meio Ambiente, Fernando Cid; o presidente da Codeni, Paulo Cezar de Souza; o Ouvidor Geral do Município, Fabrício Ferraz; o Diretor Geral do Inepac, Professor Cláudio Elias; o presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Nova Iguaçu, Dr. José Luiz Teixeira; o arquiteto e urbanista Vicente Loureiro, acompanhado de uma comitiva de outros quinze arquitetos, o ex-deputado Jorge Gama; Valéria Craveiro, representando Marcio Fonseca, da Funerária São Salvador; bailarina e coreógrafa, Thereza Petsold; a cantora Fernanda Moraes; os artistas plásticos, Domi Júnior e Orlando Rafael; o historiador Antonio Lacerda; o ator Mario Marcelo; o advogado Dr. Edson Ferreira e sua esposa Sarinha Freitas; Mário Lopes e Leno Aguiar, da ACINI; Sebastião Freitas Júnior; Mário Somma; Marcelo Reis; Aparecida Nuss; Francisco Pinheiro, entre outros.
    Após a conclusão das próximas etapas, a proposta da Prefeitura é implantar o Parque Histórico e Arqueológico de Iguassú Velha, resgatando e valorizando o Patrimônio Cultural, incentivando o Turismo e gerando emprego e renda para os moradores da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.