terça-feira, 25 de maio de 2021

Comissão do Cumpra-se discute divulgação de dados sobre direitos sexuais e reprodutivos

    A Comissão pelo Cumprimento das Leis (Cumpra-se) da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) realizou audiência pública virtual, nesta segunda-feira (24/05), para debater o Projeto de Lei 3.781/2021. De autoria do deputado Carlos Minc (PSB), a proposta obriga o Poder Executivo estadual a publicar, semestralmente, o Boletim de Dados sobre Direitos Sexuais e Reprodutivos.
    O relatório deve contemplar atendimentos realizados nos equipamentos públicos e privados de saúde, informando detalhadamente sobre mortalidade materna, partos, interrupção de gestação, entre outros dados. A elaboração do documento envolve dados de diversas políticas e programas já estabelecidos, mas que estão dispersos por diferentes sistemas de registro, e por isso dificilmente são acessados pelo público em geral.
    A deputada Mônica Francisco (PSol) destacou a importância dos dados para a identificação de casos de abusos, explicando que o boletim é fundamental para caracterizar as violências e fortalecer os direitos sexuais e reprodutivos.
    "Além dessa importante iniciativa, precisamos consolidar o processo de educação e estabelecer protocolos de atendimento", afirmou.
    Coordenadora da pesquisa "Nascer no Brasil", desenvolvida pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz), Mariza Theme, também ressaltou o papel preponderante da conscientização.
    “Temos que trazer o companheiro também para a discussão sobre o parto, o nascimento, a saúde mental perinatal etc. Temos que avançar para agregar cada vez mais uma linguagem clara e de fácil entendimento, trazendo informação de qualidade”, declarou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.