segunda-feira, 23 de agosto de 2021

Escritora e empregada doméstica, Gil Santos é destaque literário em Nova Iguaçu

 

    Gil Santos cresceu em Vila de Cava. Escritora e empregada doméstica, ela é o destaque da Tarde de Autógrafos desta sexta-feira (27) da ação “Livros para Voar”, às 14 horas, na sala de leitura localizada no terceiro piso do TopShopping, em Nova Iguaçu. Gil estará autografando o livro “Minha vida, minhas histórias” na ação que faz parte do Programa Municipal de Incentivo à Leitura da Prefeitura de Nova Iguaçu, através da Fenig, a Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu.
    “A ideia para escrever o livro “Minha vida, minhas histórias” surgiu depois de eu ter assistido o filme “Histórias cruzadas” (lançado no Brasil em 2012) que conta a história de empregadas domésticas. Eu tive que parar de trabalhar porque o menisco do meu joelho estourou. Depois de tantos anos, eu tive que parar. E veio à memória a minha infância até a vida adulta e comecei a colocar tudo no papel. Eu falo da minha história como empregada doméstica e que ainda continuo trabalhando, uma vez por semana. Defendo muito a questão das empregadas e também os direitos dessas profissionais”, descreve Gil Santos.
    Atualíssima, Gil Santos atua numa ação muito importante de ajuda a refugiados. No projeto “Tenda de Brincar”, ela é voluntária da Junta de Missões Mundiais para ajudar as crianças do Oriente Médio que conta com médicos, psicólogos e outros profissionais que doam serviços e materiais. Parte da renda do livro de Gil será destinada aos refugiados. Ela ajuda também ao projeto “A fome no mundo”. Muito atuante, Gil é voluntária em missões no estado do Rio e no Nordeste brasileiro.
    A escritora comentou a importância de ações como o programa Livros para Voar. Segundo Gil Santos, ao descobrir a sala de leitura no terceiro piso do TopShopping, ela ficou maravilhada. “Eu trabalhei dois anos fora do Brasil e percebi que as pessoas liam muito na Europa. Nós brasileiros lemos muito pouco. Eu vi que a Fenig colocou um tapete para as crianças para incentivar a sentar e ler. Achei super interessante. Os livros estão circulando pela cidade e fiz doações de livros para o projeto”, destacou a escritora.
    “Minha vida, minhas histórias” é o primeiro livro de Gil Santos, uma autora inspirada por Rubem Alves, Jorge Amado, Carlos Drummond de Andrade, Monteiro Lobato e Carolina Maria de Jesus. Com talento, garra e solidariedade, Gil também inspira outras pessoas na leitura e na vida.
    Além da Tarde de Autógrafos, haverá distribuição de livros e gibis doados ao projeto “Livros para Voar”. São publicações arrecadadas em onze pontos de Nova Iguaçu nas caixas da ação. O projeto é dedicado a livros paradidáticos que foram doados à Fundação. São aceitos livros de diversos gêneros como romances, biografias, poesias e gibis. É só deixar o livro na caixa. Se outra pessoa quiser ler, é só pegar e levar para desfrutar da leitura e depois, se quiser, devolver numa das caixas.
    A ideia do “Livros para Voar” é fazer os livros circularem pela cidade. Os 11 totens com as caixas do projeto estão na Fenig; Prefeitura de Nova Iguaçu; TopShopping; Hospital Geral de Nova Iguaçu, na Posse; Igreja Santo Antônio da Prata; Igreja São Miguel Arcanjo, em Miguel Couto; OAB Nova Iguaçu; Casa de Cultura; Casa do Professor; Cefet-NI; e Loja Caçula Nova Iguaçu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.