terça-feira, 31 de agosto de 2021
Atenção Conselho Tutelar
De auxiliar de enfermagem à médica, a trajetória de superação de funcionária do HGNI
Foto: Renato Fonseca
segunda-feira, 30 de agosto de 2021
Comissão de Educação debate condições sanitárias e pedagógicas da rede estadual de ensino
Orgulho Iguaçuano
Por Claudia Maria
Primeira parcela do 13º em Nova Iguaçu deve ser paga amanhã
CPI dos Royalties debate processos de petroleiras devedoras do estado inscritas em dívida ativa
domingo, 29 de agosto de 2021
Nova Iguaçu vai vacinar adolescentes de 15 a 17 anos nesta semana
Atletas Olímpicos homenageados na Câmara
sábado, 28 de agosto de 2021
Guarda Ambiental de Nova Iguaçu desativa carvoaria clandestina em Jaceruba
Foto: Divulgação
sexta-feira, 27 de agosto de 2021
Programa de revitazação do patrimônio da prefeitura descobre afrescos florais no estilo “art nouveau”.
Defensores agradecem apoio da Alerj à instituição
Alerj aprova participação popular obrigatória em licitações e contratos de serviços públicos
Só a grande mídia
quinta-feira, 26 de agosto de 2021
Mais do mesmo
Após a criação da Comissão de Intervenção que atuará na secretária municipal de Obras, a então secretária Cleide de Oliveira Moreira pediu exoneração. Isso era o que se esperava. Mas a Comissão de Intervenção é composta por quem já esteve no cargo do mesmo órgão e no mesmo governo.
Parabéns aos envolvidos
O Caderno Legados, que é uma publicação da Subdiretoria Geral de Cultura da Alerj, trouxe na edição de maio deste ano, uma matéria muito interessante sobre o Parque Histórico e Arqueológico de Iguassú Velha. Um trabalho que vem sendo feito pela Prefeitura de Nova Iguaçu, através da Secretaria Municipal de Cultura e demais parceiros. Ações assim não só revitalizam espaços históricos, como projetam a imagem de Nova Iguaçu dentro de um cenário importante de turismo.
Rua do Lavradio se torna Patrimônio Imaterial do Estado do Rio
PROJETO DO GOVERNO ABRE CRÉDITO NO ORÇAMENTO DO FUNDO ESTADUAL DA CULTURA
Mulheres que realizaram mastectomia terão direito à fisioterapia em hospitais públicos
Bombeiros e Polícia Civil podem ter remuneração adicional de 20% por trabalho noturno
Intervenção na secrtetaria
DECRETO Nº 12.448 DE 25 DE AGOSTO DE 2021.
INSTITUI COMISSÃO DE INTERVENÇÃO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
O PREFEITO DA CIDADE DE NOVA IGUAÇU, no uso das atribuições que lhe são conferidas pela legislação em vigor, Considerando a necessidade de garantir a imparcialidade e a independência imprescindíveis ao esclarecimento de circunstâncias subjacentes a fatos relacionados à gestão superior da Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEMIF);
Considerando a necessidade de cumprimento dos princípios fixados no art. 37, caput da Constituição;
Considerando a necessidade de garantir a continuidade dos serviços públicos vinculados às atividades da Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEMIF);
Considerando a necessidade de manter os padrões éticos de probidade, decoro e boa fé;
DECRETA:
Art. 1º. Fica instituída a Comissão de Intervenção no âmbito da Secretaria Municipal de Infraestrutura composta pelos seguintes servidores:
I – Fernando Dias Lima Ortiz do Rego Barros (Presidente);
II – Francisco Saint Clair de Sousa Neto;
III – Murilo Diniz Moreira.
Art. 2º. Compete à comissão instituída no art. 1º, sem prejuízo de outras atribuições a serem definidas em ato do Chefe do Executivo, as seguintes atividades:
I – analisar e aprovar todos os atos de competência da autoridade máxima do órgão;
II – avocar, em caráter excepcional e por motivos justificados, os processos administrativos de competência da SEMIF;
III – comunicar aos órgãos competentes quaisquer irregularidades apuradas no curso dos trabalhos;
IV – elaborar, em até 30 (trinta) dias a contar da publicação deste Decreto, relatório circunstanciado de informações gerenciais que deverão ser remetidos para ciência do Chefe do Executivo;
V – adotar as providências necessárias para providenciar o adequado andamento de processos administrativos instaurados no âmbito do órgão;
VI – organizar os serviços internos do órgão, podendo editar atos administrativos normativos, ordinatórios e enunciativos para tal fim;
VII – recomendar a adoção das providências necessárias à observância do interesse público subjacente às atribuições da SEMIF.
Parágrafo único. Os trabalhos da comissão instituída no caput deverão ser imediatamente iniciados a contar da publicação deste Decreto e seu funcionamento dar-se-á por prazo indeterminado.
Art. 3º. A contar da data da publicação deste Decreto, as funções de Secretário Municipal de Infraestrutura passarão a ser desempenhadas de forma interina pelo Subsecretário Municipal de Obras, observado o disposto no inciso I do art. 2º. Art. 4º.
Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.
Nova Iguaçu, 25 de agosto de 2021.
ROGERIO MARTINS LISBOA
Prefeito
Atribuições da SEMIF
I – Dar suporte técnico e administrativo as metas de governo;
II – Planejar e executar as políticas municipais;
III – Viabilizar a ampliação da infraestrutura urbana nas áreas de saneamento, drenagem e pavimentação, através de obras delegadas, observando projetos arrojados e mais adequados às realidades da Cidade de Nova Iguaçu, melhorando a qualidade dos serviços;
IV – O planejamento, a coordenação, a execução e a avaliação de programas e projetos de construção e recuperação dos prédios públicos municipais;
V – A administração direta ou de terceiros dos serviços de limpeza pública, manutenção dos sistemas de drenagem pluvial, implantação e manutenção da iluminação pública e dos cemitérios da cidade.
Pertinho do setor
Dezenas ou até centenas de trabalhadores desembarcam na Rod. Presidente Dutra, na altura da Rua Nilo Peçanha, para atravessarem o túnel sob a Rod. Presidente Dutra. E na Rua Nilo Peçanha, nas imedianções da Rua Argentina, há poste que está sem iluminação. A Secretaria Municipal de Serviços Públicos poderia dar uma passadinha por lá. Afinal é perto do setor que trata de iluminação pública.
Número de transplantes de medula caiu durante a pandemia da covid-19
quarta-feira, 25 de agosto de 2021
Mulheres vítimas de violência terão prioridade em programas sociais
Comissão de Servidores discute impacto do Regime de Recuperação Fiscal para o funcionalismo
Complicado
Por Claudia Maria
A ação da Polícia Federal de investigar envolvimento da Milícia na administração pública de Nova Iguaçu pegou muita gente de surpresa. No entanto, a prática do Executivo fazer acordos com o Legislativo e outros segmentos da sociedade não é novidade para ninguém. Isso acontece na política há muito tempo, não só de Nova Iguaçu mas em todo o país. Nesse momento mesmo vivemos essa situação entre o presidente Jair Bolsonaro e o chamado Centrão.
Em troco do apoio vale tudo. Portanto, importante para todos nós observar que qualquer acordo que não tenha base no que for melhor para população deve ser evitado. No caso particular de Nova Iguaçu esperamos que a resposta do Executivo seja firme. Afinal, a milícia já vem tomando conta de muita coisa na sociedade e estar a frente de obras para o município não pode ser mais uma nesse pacote.
Chapa quente
Alerj autoriza fornecimento gratuito de absorventes nas escolas
terça-feira, 24 de agosto de 2021
Prefeitura de Nova Iguaçu diz que audita contrratos
"A Prefeitura de Nova Iguaçu já entregou todos os dados solicitados pelos investigadores e coloca à disposição das autoridades todas as informações e arquivos que forem necessários para realizar um trabalho profundo e transparente. Já adiantamos que a investigação tem algumas inconsistências. Primeiro, todos os documentos relativos à licitação sempre estiveram no Portal da Transparência da Prefeitura de Nova Iguaçu. Temos todos os documentos comprovando isso. Segundo, não existe suspensão da licitação pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). A representação foi arquivada, conforme documento em anexo. A prefeitura vai auditar todos os contratos mencionados. A procuradoria do município ainda não teve acesso às acusações do inquérito. A prefeitura repudia qualquer prática fora da lei e da boa governança"
Acima está a defesa emitida pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Nova Iguaçu que soltou nota à Imprensa sobre as acusações referentes as suspeitas de favorecimento em contratos, razão na qual hoje foi alvo de buscas por parte agentes da Polícia Civil. Na nota a Prefeitura diz que "repudia qualquer prática fora da lei e da boa governança". Informa, ainda, que os contratos relativos às licitaçãoes estão no Portal Transparência e que os contratos são auditados.
Projeto cancela multas aplicadas por radares não sinalizados em Guapimirim
segunda-feira, 23 de agosto de 2021
CPI da Intolerância Religiosa realiza audiência pública nesta terça-feira
Governador em Nova Iguaçu
Corre a informação de que o governador Cláudio Castro estará em Nova Iguaçu, na parte da tarde, em visita a Previni, No entanto, no página do instituto tanto na Internet quanto em seu site não há nenhuma informação do que se refere a visita. Porém está confirmada ainda a presenção do presidente da Alerj, André Ceciliano.
Escritora e empregada doméstica, Gil Santos é destaque literário em Nova Iguaçu
domingo, 22 de agosto de 2021
Nem um nem outro
Por Claudia Maria
Movimentos buscando a terceira via na disputa para presidência da República vem crescendo no Brasil. Muita gente não quer Lula nem Bolsonaro, me incluo nessa, e isso traz mais esperanças aos 70 por cento de eleitores que deixaram de votar na última eleição. Conheça alguns deles: Nas Redes, Nas ruas, entre o PIB e a Política e nos Bastidores da Política. Mandeta, Moro e Simone Tabet são alguns de nomes já citados para essa empreitada. Vamos ver como a Baixada vai se posicionar.
Detalhes
Nova Iguaçu vacina pessoas de 18 a 21 anos contra Covid-19 nesta semana
Estúdio B prepara série de entrevistas com os prefeitos da Baixada
sexta-feira, 20 de agosto de 2021
Deputados participam de ato contra venda do Palácio Capanem
Parlamentares da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) estiveram presentes à manifestação contra a venda do Palácio Gustavo Capanema, localizado no Centro do Rio, no final da tarde desta sexta-feira (20/08). No início da semana, o histórico prédio, que já abrigou o Ministério da Cultura, foi colocado na lista de imóveis que entrariam em leilão pelo Ministério da Economia. No entanto, após mobilização de setores da sociedade, o ministro Paulo Guedes já informou que o prédio não será mais vendido.
Zap do André
O deputado André Ceciliano colocou à disposição mais um instrumento para aproximar mais o seu mandato da população. Trata-se do "Zap do André", canal que permite saber um pouco mais do trabalho do parlamentar e, ainda, tirar dúvidas, fazer elogios e até sugestões. O número do Zap do André é (21) 98784-8831
Curiosidade
quinta-feira, 19 de agosto de 2021
Congresso de Seguridade Social
Por Claudia Maria
A Confederação Nacional de Seguridade Social convida para o Congresso Nacional que acontecerá de 25 a 27 de agosto online. Mais detalhes na página http://www.cntsscut.org.br/destaques/3930/cntss-cut-realiza-seu-8-congresso-nacional.