O que sabemos da possível mudança na criação de uma secretaria específica para o Turismo é que o novo titular da pasta, caso ocorra, vira e mexe está na Veplan, e com um político da cidade. Talvez a nomeação que possa ocorrer e que é "estranha" ao cargo, na verdade, é só para o governo compensar, em termos político, o espaço que um aliado perdeu.
domingo, 28 de fevereiro de 2021
Os nossos sentimentos
Ano letivo da rede municipal de Nova Iguaçu começa nova etapa nesta segunda-feira (1º). Cartão-alimentação terá novas recargas
A Secretaria Municipal de Educação de Nova Iguaçu (SEMED) começa, na próxima semana, uma nova etapa do ano letivo de 2021. A partir desta segunda-feira (1), as atividades remotas junto aos mais de 65 mil alunos da rede terão o auxílio de livros didáticos e apostilas e poderão ser feitas via internet. A Prefeitura de Nova Iguaçu ainda não definiu data para a retomada das aulas presenciais.
O ano letivo no município teve início em 4 de fevereiro, também de forma remota, com o acolhimento de professores, alunos e responsáveis. Neste segundo momento, as atividades continuam sendo somente remotas, com entrega de material impresso nas escolas e acompanhamento à distância, a exemplo do ocorrido ao longo de praticamente todo o ano de 2020, em função da pandemia da Covid-19.
Enquanto as aulas presenciais não são retomadas, todos os alunos da rede – da Educação Infantil à Educação de Jovens e Adultos (EJA) – receberão apostilas mensais com atividades e exercícios que deverão ser resolvidos em casa e devolvidos às escolas para que sejam corrigidos pelos professores. Além do material impresso, os estudantes poderão acessar o conteúdo desenvolvido pela SEMED via internet. Eles também receberão kits com livros do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Quando as atividades nas escolas retornarem, os estudantes, professores e demais profissionais que trabalham nas escolas terão um ambiente mais confortável e seguro. Mais de três mil ventiladores estão sendo instalados nas 141 escolas e creches da rede municipal. Cada uma delas terá também um bebedouro de torneira para que não haja contato da boca dos usuários com o equipamento. Além disso, cada estudante receberá um squeeze e máscaras de proteção.
“Nossos alunos só voltarão a ter aulas presenciais quando houver vacinação para todos, o que garantirá a segurança deles, de suas famílias e dos profissionais de educação”, afirma o prefeito Rogerio Lisboa. “Sabemos dos problemas causados pela pandemia em nossos alunos, que estão sem frequentar as escolas desde 16 de março do ano passado, mas o importante é a preservação e a valorização das vidas”.
O auxílio alimentação dado pela Prefeitura de Nova Iguaçu _ que durante o ano letivo de 2020 foi um dos municípios que mais distribuiu este tipo de ajuda e que foi realizada em oito etapas _, retorna agora com o início das aulas para cada uma das famílias dos cerca de 65 mil alunos da rede. Os cartões-alimentação, no valor de R$ 70, terão duas recargas em março. A primeira será dia 12 e a outra no fim do mês.
Atividades remotas tiveram início em fevereiro
O município de Nova Iguaçu iniciou o ano letivo de 2021 em 4 de fevereiro, com atividades remotas de acolhimento voltadas não só para os alunos, mas também para seus responsáveis e professores da rede. Foram realizadas ações que envolveram questões socioemocionais, isto é, habilidades desenvolvidas para lidar com as emoções durante os desafios cotidianos, especialmente em meio a pandemia da Covid-19. O objetivo da Secretaria Municipal de Educação é fortalecer as relações interpessoais e desenvolver a empatia entre a escola e a família.
Fevereiro também foi destinado à realização de reuniões pedagógicas para planejamento e adequação do currículo, a fim alinhar as ações a serem postas em prática, de acordo com regime de Progressão Continuada adotado no município, que tem como objetivo minimizar as perdas pedagógicas e a evasão escolar. Além disso, ao longo deste mês as unidades escolares se dedicaram a identificar os alunos não alcançados nas atividades remotas de 2020 através do Busca Ativa.
Nova Iguaçu inicia vacinação de idosos de 78 e 79 anos nesta segunda-feira (1)
Sobre a possível mudança na Saúde
Cláudia Maria trouxe uma notinha comentando que uma mulher deverá assumir a Secretaria Municipal de Saúde. Não duvido e até imaginamos o nome dela. Mas não tem muito tempo que o comentário era de que o Sérgio Gama, ex-secretário estadual de Saúde, estaria cotado para a pasta. Mas se houver troca na titularidade será tão somente para atender aliança política. Não acredito que o atual secretário, Manoel Barreto, fique fora do governo. É importante lembrar que é ele que vem "carregando o piano" tem um tempo. Depois do Dr. Hildoberto, Manoel vem carregando o piano até mesmo nesse período de um ano de pandemia. Se houver a troca na Saúde, podem ter certeza que o atual terá espaço para novos desafios. Mas, vamos aguardar.
sábado, 27 de fevereiro de 2021
Novo velho desgastado
A possível mudança no Turismo, se confirmado o nome que estou pensando, será a entrega de vez do Calçadão à iniciativa privada e com o "papinho" de "Calçadão dos Arcos" de pessoa já conhecida do governo Lindbergh. Se for quem eu estou pensando, podem aguardar que terei muito o que escrever aqui. Será o novo velho desgastado!
Exposição amanhã no Mercadão Popular de Nova Iguaçu
Por Claudia Maria
O fotografo Paulo Roberto dos Santos, através do Coletivo
Fotografia e Comunicação, autor de vários livros sobre a região, vai apresentar
38 fotos de patrimônio histórico e cultural da Baixada Fluminense. O evento,
Baixada Fluminense e seus patrimônios, será no Mercadão Popular, centro de Nova
Iguaçu, a partir do dia 1. Abertura será feita às 18h. As fotos ficarão em exposição até o próximo
dia 6.
A exposição conta com o patrocínio da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Prefeitura de Nova Iguaçu, Secretaria Municipal de Cultura de Nova Iguaçu e Fenig. “É mais uma oportunidade de mostrar o quanto a Baixada Fluminense tem de patrimônio, especialmente Nova Iguaçu. Muitos iguaçuanos não tem noção do quanto a cidade é importante na História do Brasil. Com essas fotos tentamos mostrar um pouco dessa grande história”, ressalta o fotografo.
.
Mudanças a vista e a prazo
Por Claudia Maria
Parece que o prefeito Rogerio Lisboa resolveu apostar na força feminina. Aproveitando o mês de março ele deve, eu disse deve, nomear uma mulher para secretaria de Saúde da cidade. Há muito tempo que boatos dão conta de que o atual secretário deve sair, nada pessoal. Vamos aguardar para ver quem será a mulher empoderada que vai assumir o cargo. Ao mesmo tempo, o prefeito também vai mexer na pasta do Turismo, hoje junto com secretaria de Meio Ambiente. Pelo jeito quem vai assumir está ligado ao comércio de Nova Iguaçu. Vamos aguardar.
sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021
Alerj e Conselho Regional de Contabilidade promovem evento para incentivar doações de impostos a fundos sociais
PGR emite parecer favorável à lei que libera manifestações artísticas em transportes públicos
Ano letivo da rede municipal de começa nova etapa na próxima segunda-feira (1º). Cartão-alimentação terá novas recargas
quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021
Uma falta enorme de responsabilidade
Não sei quem foi que usou às redes sociais da Prefeitura de Nova Iguaçu para fazer uma alusão evidente da doação de sangue com o jogo entre o Flamengo e o São Paulo na disputa do Brasileirão. Há limites até para tentar ser engraçadinho nas redes sociais. Como se sabe, há inúmeras pessoas dependendo das doações de sangue e elas não estão com tempo para gracinhas. E essas gracinhas podem até gerar antipatia em potenciais doadores de sangue. Me perdoem por mais esse desabafo, mas é que fico imaginando o quanto aqui tentamos ajudar nas campanhas promovidas pela Prefeitura de Nova Iguaçu para incentivar as pessoas a doarem sangue e, enquanto isso, parece que o Brasileirão é mais interessante por aqueles que deveriam estar preocupadas no exercício das suas funções.
Na página da Prefeitura de Nova Iguaçu
Extremamente de péssimo gosto associar a disputa do Brasileirão à doação de sangue no Hospital Geral de Nova Iguaçu, isso poucas horas antes do jogo do Flamengo contra o São Paulo na disputa do título. Me perdoe, mas as coisas têm limites de criatividade e respeito com as pessoas que necessitam das doações de sangue. Não me contive em deixar de escrever sobre isso!
Frente Parlamentar em Defesa da Agroecologia define agenda de prioridades de 2021
Sonhar não custa nada
quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021
Programa de assistência às vítimas de intolerância religiosa será criado no Rio
Tem início o período legislativo 2021 da Câmara de Nova Iguaçu: sessões mudarão de horário
Foto: Divulgação
Alerj aprova prorrogação de calamidade no estado do Rio de Janeiro e em municípios fluminenses
Casa do Professor capacita Profissionais da Educação
Nesta quarta-feira (25), o Doutorando em Administração Eduardo Gnisci ministrará a palestra Planejamento Estratégico, cujo propósito é o de oferecer conhecimentos teóricos e ferramentas de gestão escolar para o alcance de objetivos e metas que propiciem uma Educação de qualidade. A capacitação é voltada para os diretores gerais e diretores adjuntos. Para garantir vaga na palestra virtual, basta fazer a inscrição no link: https://forms.gle/G2JzuEn2SdgWzMqA8
Já o Curso de Formação para Secretário Escolar será oferecido pela Casa do Professor em parceria com o Setor de Supervisão Escolar da SEMED em cinco encontros, todos virtuais, para atualização dos conhecimentos e das práticas necessárias para organização de documentos referentes à Secretaria Escolar.
O curso acontecerá nos dias 03, 10, 17, 24 e 31 de março, sempre a partir das 14h. Ao todo, serão 30 horas de capacitação.
A inscrição deverá ser feita no link: https://forms.gle/VXcqzAVrJdCpUuaY8
terça-feira, 23 de fevereiro de 2021
Supera Rio: Alerj aprova programa de auxílio emergencial estadual
SEIS MUNICÍPIOS DO ESTADO PODERÃO TER CALAMIDADE PÚBLICA RECONHECIDA
Fórum da Alerj de Desenvolvimento do Rio define agenda de trabalho de 2021
segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021
Fórum da Alerj vai definir agenda 2021 nesta terça-feira (23/02)
Um toque sem retoque
A função de um procurador municipal é defender os interesses do Município e o controle da legalidade. Esse é o básico e mais simples papel de uma Procuradoria.
domingo, 21 de fevereiro de 2021
Uma questão de olhar o comportamento futuro
Por Almeida dos Santos
A atividade home office não foi praticada apenas por funcionários e servidores. Até hoje, por exemplo, o prefeito Rogério Lisboa (PP) governa a Prefeitura de Nova Iguaçu no melhor estilo home office. Todos sabem que ele atua assim e sua agenda conta com mais reuniões na fora do município que na sua sala na sede da administração. Mas isso é ruim? Não vejo problema, desde que ele passe na Prefeitura ao invés de aguardar o seu motorista levar a documentação para que assine aonde quer que se encontre.
No início da primeira gestão o moço - leia-se Lisboa - percorria os corredores e chegou a dizer que essa seria uma pratica da sua gestão. Virou "estória para boi dormir" Ele queria, à época, estar mais próximo do servidor e saber e poder sentir de perto se há satisfação ou não dos setores. Mas isso foi no início, antes da pratica do home office em razão da pandemia.
Conheço o prefeito Rogério Lisboa desde quando era vereador. Naquela época em que pertencia a um grupo de oposição, Lisboa frequentava a Casa com assiduidade. Mesmo assim o contato com assessores, em grande parte do tempo, era remoto e através de meios eletrônicos.
Essa iniciativa do prefeito de ser o "dono" da casa em que menos frequenta mostra que muitos setores da prefeitura poderiam aderir ao home office, evidentemente com uma espécie de cuidado para não afetar a prestação do serviço na repartição. Porém, a questão da documentação ser retirada do espaço público para levar para um setor privado dificulta muito, ainda que levando em conta os trâmites dos processos apontar quem deu o último recebimento na transferência, isso através do protocolo eletrônico. Documentos públicos devem estar nas repartições da Prefeitura, isso sob pena de responder a processo administrativo em caso de extravio apontado pelo próprio sistema. Mas se quiser adotar essa prática, acho até possível uma legislação municipal regulamentar esse tipo de ação.
Sobre a iniciativa de despachar fora da Prefeitura de Nova Iguaçu, como disse, não vejo a ação do prefeito ser dificultosa ao andamento dos serviços públicos. E em muitos setores e funções, salvo a questão da documentação, também não seria. O prefeito poderia, inclusive, tem no Rio e em Brasília setores que pudessem representar a Prefeitura de Nova Iguaçu em andamento aos interesses da municipalidade.
Após a pandemia, como especialistas dizem, haverá uma nova relação dos colaboradores com as suas estações de trabalho. Usei o caso do prefeito para mostrar que é possível que a Prefeitura de Nova Iguaçu adote um sistema de trabalho assim, garantindo, é claro, a qualidade do serviço e a sua produção e produtividade. O que precisa é normatizar e criar uma lei que não afronte as demais legislações e até mesmo colocar a cidade de Nova Iguaçu como um exemplo de administração prezando pela eficiência e pela responsabilização em termos previstos. Rogério Lisboa é a maior prova de que é possível trabalhar na Prefeitura sem precisar frequentar muito lá. E olha que não estou falando de "fantasmas", pois este é um outro assunto.
Nova Iguaçu inicia novo calendário de vacinação para idosos de 80 a 84 anos
Afiando os gumes
sábado, 20 de fevereiro de 2021
Prefeito vira comentarista de BBB
O Guandu é nosso
Estação Cidadania tem Regimento Interno publicado
A Prefeitura de Nova Iguaçu publicou ontem, no Diário oficial, o regimento interno do programa Estação Cidadania-Cultura Céu Águas de Guandu. A publicação aconteceu um dia após o pedido de exoneração do secretário de Esportes. Uma das atividades desenvolvidas pela Estação Cidadania-Cultura também é o esporte.
Como votou a bancada de Nova Iguaçu
Os três principais nomes da bancada de Nova Iguaçu na Câmara dos Deputados, em Brasília, votaram pela manutenção da prisão do deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ). Juninho do Pneu (DEM), Rosângela Gomes (Republicanos) e Dr. Luizinho (PP). Mas isso não significa que outros deputados que têm intenções eleitorais em Nova Iguaçu para fazer carreira política e manter os seus mandatos seguiram a mesma votação para manter a prisão de Daniel Silveira.
Outros nomes relacionados à Nova Iguaçu, como o do deputado Hélio Lopes, do PSL, além do Otoni de Paula (PSC) - esse que chegou a ensaiar pré-candidatura à Prefeitura de Nova Iguaçu -, votaram contrários à manutenção da prisão. Já o deputado federal Sargento Gurgel (PSL) não votou. Gurgel é genro do secretário municipal de Segurança Pública de Nova Iguaçu, Hermeto Paulo Cavalcante.
sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021
Vejam como votaram os deputados do Rio de Janeiro sobre a permanência da prisão do deputado Daniel Silveira (PSL-RJ)
Altineu Côrtes (PL-RJ)
Aureo Ribeiro (SOLIDARIEDADE-RJ)
Benedita da Silva (PT-RJ)
Chico D´Angelo (PDT-RJ)
Chiquinho Brazão (AVANTE-RJ)
Christino Aureo (PP-RJ)
Clarissa Garotinho (PROS-RJ)
Daniela Waguinho (MDB-RJ)
David Miranda (PSOL-RJ)
Dr.Luiz Antonio Jr (PP-RJ)
Felício Laterça (PSL-RJ)
Glauber Braga (PSOL-RJ)
Gutemberg Reis (MDB-RJ)
Jandira Feghali (PCdoB-RJ)
Jorge Braz (REPUBLICANOS-RJ)
Juninho do Pneu (DEM-RJ)
Lourival Gomes (PSL-RJ)
Marcelo Calero (CIDADANIA-RJ)
Marcelo Freixo (PSOL-RJ)
Marcos Soares (DEM-RJ)
Paulo Ramos (PDT-RJ)
Pedro Augusto (PSD-RJ)
Rodrigo Maia (DEM-RJ)
Rosangela Gomes (REPUBLICANOS-RJ)
Soraya Santos (PL-RJ)
Talíria Petrone (PSOL-RJ)
Vinicius Farah (MDB-RJ)
Del Antônio Furtado (PSL-RJ)
Helio Lopes (PSL-RJ)
Hugo Leal (PSD-RJ)
Luiz Lima (PSL-RJ)
Luiz Antônio Corrêa (PL-RJ)
Major Fabiana (PSL-RJ)
Márcio Labre (PSL-RJ)
Otoni de Paula (PSC-RJ)
Paulo Ganime (NOVO-RJ)
Professor Joziel (PSL-RJ)
Ricardo da Karol (PSC-RJ)
Sóstenes Cavalcante (DEM-RJ)
Chris Tonietto (PSL-RJ)
Daniel Silveira (PSL-RJ)
Flordelis (PSD-RJ)
Gelson Azevedo (PL-RJ)
Gurgel (PSL-RJ)
Secretaria de Meio Ambiente de Nova Iguaçu faz vistoria técnica no Rio Guandu
Foto: Divulgação
Nova Iguaçu tem novo calendário de vacinação para idosos de 80 a 84 anos na semana que vem
Em observação
A saída, a pedido, de Alexandre Batista Pinto do cargo de secretário municipal de Esporte e Lazer, sem que fosse feita a nomeação de um novo secretário, abre a expectativa de quem no governo terá força para emplacar um nome. Há quem diga que tem vereador de olho no cargo, o que seria de uma forma contemplar um aliado de um partido aliado. Se a nomeação envolver um vereador, que é o que muitos esperam, haverá mudança na Câmara. Vamos esperar para ver se antes mesmo de iniciar os seus trabalhos, apesar da extraordinária que já aconteceu, teremos mudança no parlamento municipal.
Tem atos que acontecem com aspecto de ironia
Subsecretário de Turismo do Estado foi vereador em Nova Iguaçu
Secretário de Esportes pede exoneração
Na página 4 do Diário Oficial da Prefeitura de Nova Iguaçu, hoje saiu publicada a exoneração, a pedido, do secretário municipal de Esporte e Lazer, Alexandre Batista Pinto.
quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021
André Ceciliano participa da abertura dos trabalhos na Câmara Municipal do Rio
Nas bocas malditas...
Nas "bocas malfitas", pessoas próximas do deputado federal Luiz Antônio Teixeira Júnior (PP) comentam que o moço está se articulando para concorrer ao Senado Federal. No entanto a eleição está distante, mas os comentários de algumas pessoas que têm proximidade ao deputado acontecem. Se procede ou não o tempo dirá!