quarta-feira, 9 de setembro de 2020

PROJETO CONCEDE MEDALHA TIRADENTES À UFRJ

Medida será uma homenagem do Parlamento Fluminense ao centenário da instituição

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) poderá ser condecorada com a Medalha Tiradentes, maior honraria concedida pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). A comenda é uma homenagem ao centenário da instituição, comemorado no último dia sete de setembro. A determinação é do projeto de resolução 384/20, que a Alerj vota, em discussão única, nesta quinta-feira (10/09).
De acordo com o projeto, a trajetória da UFRJ é uma forma de revisitar a própria história do Brasil. Trata-se de uma instituição centenária e que protagonizou alguns dos principais fatos marcantes da história republicana, sendo uma das principais instituições de ensino superior, destacando-se pela excelência de seus cursos de graduação e de pós-graduação. Ademais, lidera rankings nacionais e latino-americanos de produção científica, nas mais diferentes áreas do conhecimento, com laboratórios, grupos de pesquisa, publicações e produção de inovações tecnológicas, que fazem dela um dos principais polos de ciência e cultura do Brasil. Nos últimos anos, a UFRJ se expandiu para além da capital, implantando-se em outros municípios fluminenses, passando a cumprir papel ainda mais estratégico no desenvolvimento do Rio.
Apoio da Alerj
Com o objetivo de preservar e restaurar a memória desta instituição centenária, além de fomentar a pesquisa na universidade, o Parlamento Fluminense também já repassou, em agosto de 2020, R$ 20 milhões à UFRJ para a reconstrução do Museu Nacional. O Museu guardava o maior acervo de história natural e de antropologia da América Latina e foi destruído por um incêndio em setembro de 2018. Durante a oficialização do repasse, a presidência da Alerj lembrou que apenas cinco instituições destinaram recursos para a reconstrução da instituição: Vale, Unesco, BNDES e AGU (Advocacia Geral da União), além da própria Alerj. A ideia foi chamar a atenção de outros parceiros, públicos ou privados, já que ainda falta metade da verba para que a instituição chegue aos R$ 370 milhões necessários para a conclusão das obras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.