sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

O aniversário é da cidade, mas quem ganha o presente somos nós

 Por Cláudia Maria


Hoje, Nova Iguaçu completa 188 anos de idade. Para quem gosta de história e tem orgulho de ser iguaçuana como eu, é tempo de comemorar. Durante muito tempo e alguns governos ouvimos falar da revitalização de Vila de Iguassú e da restauração da Fazenda São Bernardino, marcos de nossa história. Mas, só agora o trabalho começou de verdade. A torre sineira esta praticamente restaurada e a reconstrução da Fazenda e da senzala vai começar em breve. Tudo faz parte do projeto da criação da Parque Histórico e Arqueológico de Iguass Velha.

O trabalho está sendo desenvolvido por todo o governo municipal a partir da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu, Fenig. “Já estamos terminando a Torre Sineira da Igreja. A escadaria do cemitério também está praticamente pronta assim como a entrada do cemitério da Irmandade Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos”, informa o secretário de Cultura Marcus Monteiro. Entusiasmado, conta que o velho porto também terá obras. Mas fica ainda mais eloquente quando fala da reconstrução da Fazenda e da senzala.

“Vamos reconstruir a fazenda, não com o luxo do interior mas com a mesma volumetria, parte de fora no tamanho e forma originais”, explica o secretário. “A senzala também vai ser reconstruída. A ideia é transformar o espaço da senzala em bistrôs e afins. Um espaço turístico para famílias que queiram conhecer de perto a história fascinante dessa cidade maravilhosa em que vivemos”, reforça o presidente da Fenig, Miguel Ribeiro.

A dupla da Cultura também conta que o projeto Paraty da Baixada também está pronto. “Vamos fazer na Estrada do Comércio. Imagine Paraty com aquelas casinhas conjuntas conde funcionam de tudo um pouco com aquele charme de interior e gosto de passado. A ideia é ceder o espaço para os interessados que terão um tempo para construir seguindo regras de construção do projeto. Será uma espécie de condomínio fechado”, explica a dupla.

Marcus Monteiro e Miguel Ribeiro dizem que tudo será construído com ajuda da iniciativa privada e que todos saem ganhando. A dupla prefere não falar em prazos mas garante que não serão poupados esforços para que o presente que os iguaçuanos vão ganhar esse ano com a restauração da Torre Sineira e dos cemitérios não fique apenas por ai. A cada aniversário a Iguassú Velha estará com a cara cada vez mais nova.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.