domingo, 20 de dezembro de 2020

Não basta trocar nomes e não mudar as atitudes

Por Almeida dos Santos 

O novos vereadores têm pela frente a responsabilidade de dar um novo aspecto na imagem da Casa. Além da produção de propostas de projetos, esses novos parlamentares podem dar à Câmara de Vereadores um dinâmica que no últimos anos o Poder Legislativo vem perdendo. Seja lá quem for o presidente, a Câmara tem que buscar uma nova roupagem aos atos da instituição. Isso independe da presidência da  Casa, afinal as prerrogativas dos mandatos podem levar a realização de novos acontecimentos no debate do Poder Legislativo.

Tenho mais de duas décadas e meia acompanhando o que acontece no parlamento municipal e afirmo que ele perdeu o encanto dos debates sobre a municipalidade. Debates não são rivalidades internas de interesses políticos eleitorais. Mas político administrativos. Quem sair na frente com essas novas propostas dará à Câmara uma característica que ela vem perdendo ao longo dos anos e provocando o desinteresse da população de saber mais sobre a Casa. 

Muitos vereadores que perderam os seus mandatos nos longos desses anos, ao deixarem a Câmara, entendem que poderiam ter feito muito mais que fizeram. E não falo de indicações parlamentares que a Ouvidoria Geral da cidade já faz. O tapa buraco, o quebra molas e outras ações assim são do dia a dia do papel do vereador e podem se aliar á Ouvidoria Geral da Prefeitura de Nova Iguaçu. Fui Ouvidor Geral e muitas vezes tentei explicar isso a alguns vereadores, mas eles não entenderam ou não quiseram caminhar por este percurso institucional que mais ajuda o parlamentar que atrapalha. Mas isso é um outro assunto.

A imagem da Câmara de Vereadores, somada a imagem da Prefeitura de Nova Iguaçu, é o que dá no conceito geral o que é e como funciona o nosso modelo de política peculiar. Se fizerem as mesmas coisas terão o mesmo resultado e, portanto, o novos parlamentares têm uma responsabilidade maior de transformar a alma do legislativo no campo da sua vereança.

Não sei como será a partir de janeiro de 2021, mas espero que ao longo do ano possamos dizer que houve renovação. Não basta trocar nomes se não mudam as atitudes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.