Hoje, conforme prometido, trago à tela a entrevista feita com o vice-prefeito Carlos Ferreira, através do aplicativo de mensagens WhatsApp, aonde enviei para ele algumas perguntas e que prontamente Ferreira respondeu na manhã desta segunda-feira, dia 11. Desde já agradeço o vice-prefeito o envio das respostas e em uma próxima postagem farei a minha análise e consideração, isso levando em conta que a forma de entrevista, através de aplicado, dificulta na formulação de perguntas que poderiam aprofundar os temas nelas abordados . E sobre 2020, vejam a resposta dele.
PERGUNTA 1: Ferreira, você tem sido um vice discreto, apesar de ser ter sido fundamental na aliança que levou o Rogério Lisboa a vitória, assim como na área da secretaria municipal de Economia e Finanças, aonde já esteve no comando em um momento de crise financeira. Ter saído da pasta e estar discreto foi e é uma estratégia sua?
RESPOSTA
Eu e Rogério temos uma relação muito boa e desde a campanha minha atuação tem sido de colaborar para a construção de um projeto. Naquele momento, conquistar a vitória e em seguida fazer um governo que melhore a vida das pessoas.
Cumpri, na Secretaria de Economia e Finanças, a missão de arrumar a casa e ajudar a pagar os salários que o governo anterior tinha deixado em atraso, cerca de 150 milhões de reais. Meu papel agora é colaborar na coordenação política e governamental. Temos desafios enormes, são muitos os problemas e poucos os recursos.
Portanto, não diria que tenho sido um vice-prefeito discreto, e sim com noção exata da contribuição que posso dar a cidade. Nesse momento estou envolvido em diversos projetos do governo junto a diversas secretarias como a do Meio Ambiente com o Fernando Cid, na secretaria de Assuntos Estratégicos do Alex Castelar e na secretaria de Esportes, por exemplo. No mês passado coordenei as atividades de comemoração dos 186 anos da cidade, com eventos, palestras, vídeos, etc.
PERGUNTA 2: Me fala da sua relação com o prefeito Rogério Lisboa.
RESPOSTA
Conheço o Rogério há muitos anos, pois atuamos juntos na Câmara, como vereadores. Apesar de ainda jovem, ele já demonstrou que tem experiência e capacidade suficiente para liderar o governo municipal.
Assim, nossa relação é de grande confiança e compromisso com o povo iguaçuano. Aliás, tenho representado o prefeito e o município, a seu pedido, em diversos eventos e encontros institucionais, o que demonstra unidade e confiança recíproca.
PERGUNTA 3: As movimentações para 2020 estão em andamento. Você acredita que a chapa Carlos Ferreira e Rogério Lisboa se repetirá? Caso não, qual os seus planos para a próxima eleição?
RESPOSTA
Nossa prioridade única nesse momento é cuidar da administração da cidade.
Temos, cotidianamente nos dedicado a implementar projetos e programas que melhorem a vida das pessoas, enfrentando o desafio de fazer isso com pouquíssimos recursos.
Reformamos o Viaduto Pe. João Musch e estamos com o viaduto da Barros Júnior quase pronto. Sua inauguração irá melhorar o trânsito, principalmente na Estrada de Iguaçu. A construção do viaduto de Austin é uma outra reivindicação antiga dos moradores que está sendo realizada em parceria com o governo estadual. Ademais, continuar pagando em dia ao funcionalismo público, garantir que nenhuma criança fique fora da escola e continuar se esforçando para melhorar o atendimento na área da saúde são também nossas prioridades. Eleições 2020 ficará para 2020.
PERGUNTA 4
Hoje você está no PCdoB. O vereador do PCdoB apoiou um candidato de outro partido nas eleições para deputado estadual. Era o mesmo cargo que você disputava. Você acha que foi um fato isolado ou a legenda lhe deu pouco apoio?
RESPOSTA
Embora ainda não tenha formalizado, mas já comuniquei meu desligamento do PCdoB a direção estadual. Então, não quero falar sobre as decisões de seus membros no pleito passado. Minha relação com as direções estadual e municipal foram muito respeitosas e, principalmente, foi respeitosa com a deputada Jandira Fegalli e com o presidente no município, o Fernando Cid.
PERGUNTA 5
Indiscutivelmente você tem experiência política no Legislativo. Sempre foi um parlamentar de destaque desde quando chegou naquela Casa. Pretende um dia voltar ou ser vereador ou isso é coisa do passado?
RESPOSTA
As questões eleitorais para 2020 terão espaço na agenda em 2020. Estamos completamente absorvidos pelos desafios da administração municipal.
PERGUNTA 6
Você e o prefeito têm conversado sobre 2020? Se sim, o que vocês têm conversado?
RESPOSTA
Eu e Rogério temos falado sobre como fazer investimentos com um orçamento onde mais de 90% é destinado a folha de pagamentos e a manutenção dos serviços existentes.
Temos falado de ampliarmos o desenvolvimento econômico da cidade a partir de um diálogo sincero com a sociedade e de contemplar os setores mais dinâmicos.
Temos falado do desafio de administrar o Hospital da Posse, com uma demanda regional e sem os devidos repasses dos governos federal e estadual.
2020 ainda não entrou na agenda.
CONSIDERAÇÃO FINAL DO BLOG
Te agradecendo, fica o espaço para fazer alguma consideração que eu não tenha perguntado nesta curta entrevista.
RESPOSTA DO FERREIRINHA
- Obrigado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.