Em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia, comemorado neste sábado (05/06), a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) realizou ação voltada à questão ambiental e educacional alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A iniciativa promoveu o plantio de mudas de Baobá no corredor esportivo do Moneró, no Bosque do Seu Hilário, na Ilha do Governador. No evento, foram plantadas também mudas de Ipê e Pau Brasil, totalizando 23 árvores.
A ação contou com a participação de crianças de escolas da região e faz parte do projeto Alerj Sustentável, que desenvolve práticas legislativas voltadas à preservação do meio ambiente. A atividade contou com a parceria do Projeto Engenhando a Cidade, Associação de Mulheres da Ilha do Governador – AMUIG, Projeto Verde Ilha, Secretaria Estadual do Ambiente e Sustentabilidade, INEA, subprefeitura da Ilha do Governador, projeto Replantando Vida da Cedae, Baía Viva, e Instituto Ambiental Civil.
"Essa parceria que a gente tá fazendo aqui com uma série de entidades na Ilha do Governador é para celebrar o dia da ecologia e do meio ambiente, e principalmente incentivar a questão do voluntariado e dar uma contribuição que sirva de exemplo para a sociedade continuar preservando o meio ambiente", explicou o diretor geral da Alerj, Wagner Victer.
Coordenadora de um grupo de mulheres que utiliza insumos que seriam descartados no lixo para a produção de objetos, Carla Pereira disse que elas buscam conscientizar as pessoas de que nada é lixo, tudo se transforma, se reusa, se recicla. “Isso gera também o empoderamento feminino e mais responsabilidade socioambiental, e estamos aumentando a renda dessas mulheres", contou.
No Bosque, além dos Baobás, árvores africanas que podem viver mil anos, quem caminha por ali pode encontrar também Ipês de jardim, Pau Brasil, Orquídeas e pés de frutas . "A natureza pra mim é a solução da vida, eu faço um trabalho todo fim de semana aqui, através do qual planto com as crianças 98 espécies de plantas, tanto frutíferas quanto ornamentais e medicamentosas", disse Seu Hilário, responsável pelo local e defensor incondicional da natureza. A ação teve ainda uma feira de artesanato com material reciclado oferecido pela AMUIG.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.