terça-feira, 13 de abril de 2021

Comissão de Turismo realiza audiência sobre plano estratégico do setor

    Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) realizou audiência pública virtual, nesta terça-feira (13/04), para apresentação do plano estratégico elaborado pela Secretaria de Estado de Turismo. O estudo aponta propostas para o desenvolvimento do setor.
    Presidente da comissão, a deputada Alana Passos (PSL) mostrou confiança na superação das dificuldades impostas pela pandemia de covid-19: "Tenho certeza de que esse momento irá passar e vamos resgatar o turismo no nosso estado. Estamos buscando respostas positivas para alavancar o setor no estado do Rio”, disse a parlamentar.
    O secretário Gustavo Tutuca iniciou a apresentação com dados que mostram a relevância do Rio de Janeiro no turismo nacional. O estado foi responsável pela chegada de 27,5% dos turistas estrangeiros ao país, em 2019. Dentre as ações feitas durante a pandemia, Tutuca citou o portal “Rio de Janeiro – Turismo consciente”, que certifica estabelecimentos preparados para receber visitantes, respeitando as orientações da Secretaria de Estado de Saúde. Já foram certificados 2791 estabelecimentos.

“Turismo de proximidade”

    O gestor também apresentou projetos para o período pós-pandemia, como um portal único para desburocratizar a produção de eventos, permitindo a solicitação de alvarás centralizada.
    "Com a pandemia, surgiu o 'turismo de proximidade', que se caracteriza pelo turista que viaja em carro próprio, com a família, a locais próximos e que permitem atividades ao ar livre. Nosso estado é repleto de opções turísticas em contato com a natureza”, destacou o secretário.
    A deputada Célia Jordão (Patriota) avaliou positivamente o plano estratégico apresentado: “Fico feliz que em tão pouco tempo o secretário e sua equipe já tenham um planejamento para após a superação da pandemia. Trazer a organização de um plano de trabalho decenal é importantíssimo. Vejo o turismo com interface muito grande com outras políticas públicas do estado. Precisamos trabalhar planificando o entorno, desenvolvendo nossa infraestrutura de estradas, por exemplo, já que estamos falando de turismo de proximidade. Foi uma exposição bastante robusta e informativa”, destacou Célia.
    Tutuca também destacou a importância do desenvolvimento multissetorial: "Queremos sim atuar com diversas áreas do governo, interagindo. A concessão da Rodovia Rio-Santos já vai mudar o papel da Costa Verde (Litoral Sul do estado). Também precisamos garantir segurança no acesso e na saída das cidades”, ressaltou. Também esteve presente o presidente da Companhia de Turismo do Estado (TurisRio), Sérgio de Almeida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.