sexta-feira, 30 de abril de 2021
Hospital Modular ainda não é solução
Comissão da Alerj homenageia destaques na luta pelos direitos da mulher
Nova Iguaçu vai vacinar, na próxima semana, pessoas com comorbidades de 54 a 56 anos e profissionais da educação da mesma faixa etária
quinta-feira, 29 de abril de 2021
Painel de vacinação
Amanhã publicaremos, com base nos dados disponibilizados pelo Ministério da Saúde (MS), a quantidade de doses aplicadas em Nova Iguaçu, mostrando quantas pessoas receberam a primeira dose e quantas já receberam a segunda dose. Faremos a publicação à noite, com dados atualizados e baseados na planilha fornecida pelo Ministério da Saúde, inclusive possivelmente com os números de vacinas enviadas pelo MS, através da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde. .
Alerj aprova decreto que suspende leilão da Cedae
Escola de Samba em Nova Iguaçu
Nota da assessoria de Imprensa
Entrevista com o deputado Juninho do Pneu
Consegui contato com a assessoria do deputado federal Juninho do Pneu (DEM) para marcar uma entrevista, ainda esse fim de semana, para tratar do assunto que ele terá pela frente que decidir sobre tomar posse ou não do cargo de vice-prefeito, acatando uma decisão do Órgão Especial do Tribunal de Justiça, já que fez parte da chapa vencedora nas eleições municipais de 2020. Aguardem!
Nova Iguaçu vacina mulheres com comorbidades com 57 anos e profissionais de educação mulheres da mesma faixa etária nesta sexta-feira (30)
Uma prévia do futuro
A posse ou não do deputado Juninho do Pneu (DEM) será a prévia mais evidente do processo eleitoral que poderá se antecipar na cidade de Nova Iguaçu. O reordenamento político passará por essa decisão e, consequentemente, ela será tomada com algum ato sinalizado pelo prefeito Rogério Lisboa, ele que tem até parabenizado, no Twitter, a Camila de Lucas do BBB, numa evidente forma de querer mostrar que está antenado em tudo que está acontecendo.
Movimentos dizem mais do que as palavras
Caso o deputado Juninho do Pneu (DEM) tome posse no cargo de vice-prefeito, essa ação dirá muito mais sobre o futuro do prefeito Rogério Lisboa (PP) do que se imagina. Seria uma declaração de que Rogério Lisboa estaria disposto a concorrer a outro cargo majoritário, o que poderia ser ao Governo do Estado ou até mesmo ao Senado Federal - mesmo tendo uma vaga. Rogério precisa de uma retaguarda caso tenha a pretensão de se lançar em uma nova empreitada política e, neste caso, valorizando o seu passe, Juninho parece que protela a sua posse.
Se Rogério Lisboa deixar a cadeira de prefeito sem um vice, seria abrir a oportunidade para novas eleições municipais. Ele não teria uma retaguarda na máquina e abriria espaço para que pessoas, até do seu partido, pudessem reivindicar o apoio na corrida eleitoral.
A movimentação chave disto tudo está na posse de Juninho do Pneu, que seria um passo importante para deixar o prefeito Rogério Lisboa mais "livre", sabendo que a manutenção do seu espaço estaria garantida. Há muitos aliados e apoiadores do prefeito que dependem de quem será o seu sucessor e, portanto, Juninho do Pneu tornou-se essa peça fundamental nessas articulações.
Tentando contato
Tenho tentado uma entrevista com o deputado federal Juninho do Pneu (DEM) para saber o que ele tem a dizer sobre esse assunto de eleito numa chapa, porém estar adiando a sua posse. Fiz contato com a assessoria e aguardo o momento de ouvir as suas justificativas e argumentos a respeito do tema. Acredito que ele tem o seu posicionamento se seria muito interessante compartilhar essas informações com os leitores e eleitores. Falar sobre isso é muito importante, afinal é uma satisfação ao eleitorado.
Juninho do Pneu: A história se repetindo
A história se repete em Nova Iguaçu. É que em 2004 o então deputado Lindbergh Farias (PT) concorria ao seu primeiro cargo de prefeito. Ele tinha como vice o então deputado federal Itamar Serpa (PSDB), numa coligação que foi vencedora nas urnas. Itamar chegou a participar da cerimônia de diplomação e dos festejos que aconteceram na casa de espetáculo RioSampa, porém não tomou como vice-prefeito e o cargo foi declarado vago pela Justiça.
Agora o deputado Juninho do Pneu (DEM), que fez dupla com o prefeito Rogério Lisboa (PP) na chapa que saiu vencedora, é acionado pela juíza Drº Cristina de Araújo Góes Lajchter, da 6ª Vara Cível de Nova Iguaçu, que cumpri uma determinação expedida pelo Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro e aciona a Cãmara de Vereadores para notificar o deputado Juninho do Pneu para tomar posse num prazo de 10 dias
Apesar de possivelmente recorrer da decisão do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Estado, a intimação de posse em razão da decisão do Órgão Especial do TJ que derruba o Decreto Legislativo nº 1.722, decreto este que adiou a posse do deputado Juninho do Pneu (DEM), coloca Juninho em duas situações: a jurídica e a política. E tudo indica que mesmo vencendo, caso recorra, os efeitos desta ação representarão, futuramente, argumentos para que os adversários políticos possam usar contra ele.
quarta-feira, 28 de abril de 2021
Instituído o dia estadual de conscientização contra o racismo religioso
terça-feira, 27 de abril de 2021
Tudo de novo de novo!
Parabéns!
Carmelita Brasil Monteiro dá nome à nova comenda
Carmelita Brasil no quadro da família e a jornalista Cláudia Maria com o repórter fotográfico Paulo Santos no momento das pesquisas
Projeto Livros para Voar com tarde de autógrafos
segunda-feira, 26 de abril de 2021
Vamos aguardar
CPI dos Royalties e Participações Especiais aponta falta de transparência de regras de abatimento
domingo, 25 de abril de 2021
Nova Iguaçu começa a vacinar pessoas com comorbidades de 57 a 59 anos e profissionais de educação de 57 a 59 anos nesta segunda-feira (26)
sábado, 24 de abril de 2021
Carmelita Brasil Monteiro será nome de comenda
O presidente da Câmara de Vereador de Nova Iguaçu, Dudu Reina (PDT), nem mesmo completa o primeiro semestre de sua gestão e toma uma iniciativa importante no que se refere à pertencimento. É que na próxima semana o Poder Legislativo Municipal deverá instituir a comenda Carmelita Brasil, essa que será destinada às mulheres que estão à frente do seu tempo. É que Carmelita, além de ser a primeira vereadora da cidade, foi consequentemente a primeira vereadora do Estado do Rio de Janeiro entre os anos de 1947 a 1950.
Mas a história de pioneirismo de Carmelita Brasil, um nome tão esquecido na política municipal e até mesmo no Estado, vai muito mais além. Antes de ser vereadora já participava das atividades da cidade na década de 30 e no ano de 1947 foi eleita vereadora. Ao terminar o seu mandato pioneiro, Carmelita Brasil Monteiro também tendo ser deputado estadual no ano de 1951, porém não foi eleita.
Inquieta e com uma característica de quem busca atuar em um campo que geralmente é dominado por homens, ela enveredou para o mundo do samba, sendo presidente de Escola de Samba Unidos da Ponte, já nos anos de 1955, ocasião em que pouco mulheres ocupavam postos de dirigentes em escolas, sobretudo no cargo de presidente, como é a marca de Carmelita de estar a frente do seu tempo.
O resgate da história de Carmelita Brasil também chama a atenção para o fato de nenhuma rua ou aparelho público na cidade constar com o nome da primeira vereadora. E é movido por este sentimento que o presidente da Câmara, Dudu Reina, resolveu criar uma comenda que coloco o nome de Carmelita Brasil no patamar que merece.
Essa iniciativa de resgate da história e memória de Carmelita se deu graças a um projeto desenvolvido por este que vos escreve e pela jornalista Cláudia Maria, com a orientação do historiador Antônio Lacerda, além da participação do fotógrafo Paulo Santos e do cinegrafista Juarez Mariz, e com o apoio da Câmara de Vereadores de Nova Iguaçu. O ele foi movido pelo sentimento de pertencimento que faz colocar Carmelita Brasil Monteiro no rol dos grandes nomes iguaçuanos que ajudou a construir a história da cidade, porém pouco se sabia da sua preciosa importância na luta por espaços de mulheres na política. Em breve mais detalhes sobre Carmelita Brasil Monteiro serão compartilhados firmando ainda mais o empoderamento da mulher iguaçuana através desta personagem nascida em 10 de maio de 1914.
sexta-feira, 23 de abril de 2021
Alerj tomba Terreiro da Gomeia como Patrimônio Histórico e Cultura do estado
Escolas públicas e privadas terão que realizar campanha de combate à covid
Só observo
Nova Iguaçu começa a vacinar pessoas com comorbidades de 59 a 57 anos e profissionais de educação de 59 a 57 anos na semana que vem
quinta-feira, 22 de abril de 2021
Vacina para HIV
Por Claudia Maria
Está acontecendo paralelo em 8 países e quase 4 mil
voluntários o ESTUDO MOSAICO. No Brasil, 8 centros de pesquisa em 5 capitais
irão participar. Entre eles, Centro de Pesquisa Clinica no Setor de DST do HGNI
- Hospital Geral de Nova Iguaçu, está participando desse estudo que busca uma
vacina para a prevenção do vírus HIV. Estão a procurando pessoas interessadas
em participar como voluntárias para este Estudo Clínico. Ter 18 anos ou mais,
ser HIV negativo e que morem de preferência na Baixada Fluminense, no Rio de
Janeiro. Os interessados em participar e obter informações podem entrar em contato pelo email mosaico.minasgerais@gmail ou pelo telefones (31) 99216-0407 e (31) 99331-3658.
Dia da Terra é celebrado em Nova Iguaçu com plantio de árvore
Comissão de Educação da Alerj debate os desafios pedagógicos da rede privada de ensino
Nova Iguaçu reabre Clínica da Família Maraú, no bairro de Austin, nesta quinta-feira (22)
Vai ficando estreito
Se o prefeito Rogério Lisboa seguir a tradição e sair do cargo para concorrer a alguma vaga, e conforme se especula que é a vaga de vice de algum candidato ao Governo do Estado, ele não causará tantos problemas para os deputados federais e estaduais que estão na base do seu governo. Por essas e por outras que muita gente aposta o prefeito não sairá. Mas...
Alerj aprova contratação temporária para projetos de pesquisa e extensão
quarta-feira, 21 de abril de 2021
Alerj aprova substitutivo a projeto que garante liberdade de opinião nas escolas
COMISSÃO DA ALERJ FAZ REUNIÃO SOBRE PLANEJAMENTO DA SECRETARIA DE TRABALHO
Escolhidos
Há quem seja muito próximo do governo e garante que para deputado estadual são três os preferidos que contarão com o apoio do prefeito Rogério Lisboa (PP). Luiz Martins, Elton Cristo e André Ceciliano.
terça-feira, 20 de abril de 2021
Projeto "Memória Oral de Iguassu"
Max Lemos participa de cerimônia entre governador e policiais penais no Palácio Guanabara
O deputado estadual Max Lemos (PSDB) esteve na manhã de hoje (20/04) com o governador em exercício, Cláudio Castro, no Palácio Guanabara, participando da cerimônia de assinatura da resolução sobre a promoção por antiguidade de 510 policiais penais. “Não poderia ficar de fora dessa solenidade que significa a realização de um sonho, aguardado por eles desde 2018”, assegurou Max. Patrono da categoria, o parlamentar é autor da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que no ano passado criou Polícia Penal no Rio de Janeiro.
Durante o evento, Max Lemos fez um pedido ao governador. “Aproveito a ocasião e solicito a regulamentação, por parte do executivo, da emenda constitucional que aprovamos na Assembleia Legislativa, criando a Polícia Penal do Estado”, disse o deputado. “Quando entramos nessa luta ao lado do presidente do sindicato, Gutemberg de Oliveira e de todos os policiais, parecia ser uma luta quase impossível, mas conseguimos que fosse aprovada em primeira discussão. Agradeço muito ao nosso presidente, André Ceciliano, pela paciência e pela vontade de que a luta desse certo. Sou muito feliz em fazer parte dessa história”, acentuou Max Lemos.
Justiça à categoria
Aprovada em outubro do ano passado por 57 votos a favor e cinco contrários a PEC da Polícia Penal precisa ser sancionada e regulamentada pelo governador.“Esses profissionais arriscam a vida em defesa da sociedade, zelando pelo acautelamento daqueles considerados pela justiça, incapazes do convívio social. A medida visa corrigir uma injustiça com a categoria. Tenho certeza que o governador marcará a história dando a legislação que nós precisamos para regulamentar a emenda constitucional que juntos tivemos a oportunidade de fazer acontecer”, afirma o deputado.
De acordo com a proposta, a Polícia Penal será uma instituição vinculada à Secretaria Estadual de Administração Penal (SEAP) com prerrogativa de segurança, vigilância e custódio dos estabelecimentos penais. Os novos agentes serão admitidos por meio de concurso público e a instituição será administrada, exclusivamente, por policial penal de carreira de último nível, nomeado pelo governador.
Também participaram da cerimônia no Palácio Guanabara, o secretário de Administração Penitenciária, Raphael Montenegro; secretário estadual de Governo, André Lazaroni; deputado Charles Batista; presidente do Sindicato dos Servidores do Sistema Penitenciário, Gutemberg de Oliveira e policiais penais.
Hospital da Posse precisa de doação
Esquecido no tempo...
segunda-feira, 19 de abril de 2021
Juninho do Pneu terá que decidir
O deputado federal Juninho do Pneu (DEM) terá que tomar uma decisão: ou permanece no cargo de deputado federal e definitivamente abandona a oportunidade de ser o vice ou, então, abre mão do que foi eleito em 2020 e continua na Câmara. A cobrança partiu do Tribunal de Justiça do Estado, conforme revelou a jornalista Berenice Seara em sua coluna Exta, Extra.
Juninho vem protelando assumir e entrou com recurso na Justiça para adiar o prazo da sua posse como vice-prefeito eleito. E neste caso tinha adiado para depois das eleições de deputado federal que acontecem em 2022. Mas agora, pelo que informa a coluna, ele terá que decidir. Enquanto isso a Câmara de Vereadores de Nova Iguaçu terá que intimar o deputado para tomar posse dentro de um prazo de 15 dias após notificada.
Se os ensaios que são feitos pelo prefeito Rogério Lisboa no sentido de pleitear o Governo do Estado forem reais, a possibilidade de Juninho assumir é grande, isso avaliando que ele teria dois anos como prefeito e poderia dificultar as chances do seu adversário do campo governista municipal, o Dr. Luizinho (PP), de ter a máquina nas mãos para uma eleição municipal em 2024.
Nova Iguaçu começa campanha de vacinação contra gripe
Prévia do trabalho sobre São Jorge
Prévia de um trabalho bacana desenvolvido por artistas da cidade de Nova Iguaçu, entre eles o Marcelo Borghi, a Fernanda Morais, a Josy Louzada, o Augusto Vargas. Há mais participantes e a todos o parabéns pelo belo trabalho do qual pela prévia já se percebe que vem coisa boa e de boa produção. Parabéns também ao Rogério Costa, subsecretário de Cultura e Marcus Monteiro, secretário municipal de Cultura. Ressalta-se que este é um trabalho realizado por artistas que nutrem devoção a São Jorge.
domingo, 18 de abril de 2021
Nova Iguaçu vacina pessoas de 62 a 60 anos e profissionais de saúde de 28 a 26 anos nesta semana
sexta-feira, 16 de abril de 2021
CPI DOS ROYALTIES FARÁ REUNIÃO COM SECRETARIA DE FAZENDA E ANP NA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA
Não dá para esquecer
Por Claudia Maria
Já escrevi aqui e em outras mídias mas vou repetir: Nossos deputados precisam fazer alguma coisa em relação a falta de sedativos que vem acontecendo no tratamento da Covid. Pensar que as pessoas estão sendo entubadas sem sedativo tem me tirado o sono e deveria ser a preocupação de todos. Não podemos apenas ouvir e passar a página. Quem tem o poder nas mãos precisa fazer alguma coisa rápido. O sofrimento dessas pessoas é imenso.