quarta-feira, 19 de junho de 2019

PCdoB de Nova Iguaçu repudia a fala do governador

No último dia 14, ao visitar a Câmara de Nova Iguaçu, o governador do Estado, Wilson Witzel fez uma declaração polêmica dizendo: "O vagabundo bandido quer atalho e aí nós cidadãos não vamos aceitar isso. A nossa polícia, ela não quer matar. Mas nós não queremos ver cenas como aquelas que nós vimos, na Cidade de Deus, que, se fosse com autorização da ONU, em outros lugares do mundo, nós tínhamos autorização para mandar um míssil naquele local e explodir aquelas pessoas.". Com base nessa declaração o PCdoB de Nova Iguaçu emitiu a seguinte nota, inclusive também publicada na tarde de hoje na sua página na rede de relacionamentos Facebook:

NOTA DO DIRETÓRIO MUNICIPAL DO PC do B DE NOVA IGUAÇU SOBRE O DISCURSO DO GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO NESTA CIDADE.
Um ambiente opressivo, tenebroso, cruel, justificado por décadas de fracassos, omissões, descasos, e incompetências no trato das questões da segurança pública, parece querer ser instaurado em nosso Estado do Rio de Janeiro.
Desde o começo de sua gestão, o governador Wilson Witzel ao invés de exemplarmente se colocar como um cidadão respeitoso das leis brasileiras, ciente do importante papel que o cargo lhe exige, consciente de que não lhe é possível cometer excessos, explosões de revolta e generalizações. - até relativizáveis quando feitas por vítimas da violência cotidiana que nos atormenta. - insiste em um discurso bélico e insensível a todos os danos que estes discursos, podem causar à população mais pobre de nosso Estado.
Não pode ser admissível, o representante maior do Estado do Rio de Janeiro gritar inconsequentemente que a nossa polícia, ao contrário de suas juras de cumprimento da lei, tenha de atirar na cabeça de suspeitos de crimes, tomando pra si as tarefas de investigação, acusação, julgamento e setenciamento de morte, que o nosso código penal e nossa constituição não permitem.
Sua absurda fala dia 14/06/219 em evento na Câmara de Vereadores, junto ao prefeito de nossa cidade e várias outras autoridades, tão sem lógica que ainda permanece ecoando nos ouvidos e consciência de todos nós, sinaliza uma vontade de implantação de uma espécie de barbárie governante, típica de países que praticam terrorismo de estado contra suas próprias populações, lhes atirando mísseis.
Seja para o constrangido silêncio dos participantes do referido ato público em nossa cidade que parece querer expressar ter acontecido ali um mero exagero no seu discurso que não terá grandes consequências práticas , seja para uma boa parte de nossa população não tão atenta aos atos do governador do Estado, faz-se necessário aqui lembrarmos a todos, do episódio do voo de helicóptero do governador sobre Angra dos Reis, atirando sobre os morros de sua periferia, ao ponto de até mesmo alvejar um espaço de orações de evangélicos daquela cidade, com tiros de fuzil.
Não! Não se trata de meros discursos impensados, e sim da realização de inaceitáveis ações governamentais que aos nossos olhos e entendimento, tão somente irão aumentar em número e em gravidade.
O PCDOB de Nova Iguaçu por meio desta nota vem a publico reafirmar o seu histórico compromisso com a defesa das nossas leis e de nossa constituição pactuada com todos os setores da sociedade brasileira, com a justiça social, com a necessária luta contra o arbítrio e opressão social, e deixar bem claro que se coloca em lado oposto às ações e discursos do governador Wilson Witzel e também de seus eventuais aliados.
Nova Iguaçu 19 de junho de 2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.