terça-feira, 4 de junho de 2019

O WhatsApp e o seu uso político

Cada vez mais as ferramentas utilizadas pelos políticos visando a aproximação com o eleitorado vão se modernizando. É claro que se bem trabalhadas viram fortes "cabos-eleitorais". O fenômeno do WhatsApp está aí para o uso, já que não configura propaganda eleitoral extemporânea e ainda permite a abertura de um canal de conversa com o eleitor. E esse é o mecanismo que os principais concorrentes à Prefeitura de Nova Iguaçu utilizam. Mas faz sentido: é que investidos de cargos públicos, os detentores desses canais de conversas os utilizam como quem opera em quatro linhas a aferição do mandato e ou da gestão, aperfeiçoando as funções e cumprindo um papel semelhante ao de uma "Ouvidoria" própria. 
Para o cidadão-eleitor, através do aplicativo de contato WhatsApp é possível fazer reclamações, tirar dúvidas, dar sugestões e ou fazer elogios. Quiçá até criar um "laço" com os políticos. A resposta pode até ser automática e eletrônica, mas elas servirão de base para o planejamento dos políticos que já recorrem a essa técnica. Neste caso elas podem gerar estreitamento no uso de um tipo de um sistema que é conhecido em algumas ouvidorias como RSDE (Reclamações, Sugestões, Dúvidas e Elogios). Pelo aplicativo, além de medir os anseios dos contactantes é possível gerar planos de ação e até mesmo construir as chamadas "plataformas políticas", hoje esquecidas com o avanço do tempo.
Em Nova Iguaçu, os dois principais concorrentes ao cargo de prefeito em 2020 já possuem esses canais disponíveis. É que ambos, por exercerem funções públicas, optaram por fazerem do aplicativo WhatsApp uma ferramenta para aperfeiçoarem dos seus trabalhos e, é claro, potencializarem o acesso ao público (leia-se eleitor) que quer manter contato.  
O prefeito Rogério Lisboa, que sempre usou bem o marketing político nos seus mandatos, não abriu mão dessa tecnologia. Mas não é só ele que está fazendo uso desse aplicativo e da tecnologia à serviços do seu planejamento. Max Lemos (PDT) é outro que faz o uso desses canais para aperfeiçoar a relação com eleitorado.

   



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