quinta-feira, 6 de janeiro de 2022

Os federais mais votados em Nova Iguaçu na eleição de 2018

 Aqui está a lista e a votação em Nova Iguaçu dos 6 candidatos a deputado federal mais em 2018. Em primeiro lugar vem o Dr. Luizinho (PP), ele que na ocasião não era aliado do prefeito Rogerio Lisboa e mantinha a influência na secretaria de Saúde do Estado. Luizinho conseguiu nas urnas iguaçuanas nada menos do que 31.188 votos. Depois dele vem Juninho do Pneu (DEM), ele que obteve 25.1978 votos após deixar a presidência da Câmara de Vereadores e concorrer como aliado do prefeito ao cardo de deputado federal e que foi eleito. .

Na onda bolsonarista, Hélio Lopes, do PSL, foi o terceiro mais votado na cidade. Hélio obteve 19.046 votos. Um ilustre desconhecido que se tornou o mais votado deputado do estado, com 345.234 votos no território fluminense. Ou seja, Hélio não teve nem 10% dos seus votos em Nova Iguaçu. E a deputada Rosângela Gomes, que na época correu pelo PRB, teve nada menos que 13.869 votos. Foi a quarta mais votada e o reduto de Rosângela sempre foi Nova Iguaçu, com influência na Igreja Universal.

Na lista, a quinta mais votada em Nova Iguaçu para deputado federal foi a Flordelis (PSD), que obteve aqui nada menos do que 11.033 votos. Depois dela aparece o nome da Daniela do Waguinho, que teve em Nova Iguaçu a influência do marido, prefeito de Belford Roxo, cidade que faz divisa com Nova Iguaçu.

Olhando essa lista é possível ver o conservadorismo do voto iguaçuano, isso no que se refere a deputado federal. Esse conservadorismo ou voto da direita se evidencia no percentual de votos que o Bolsonaro conseguiu para presidente. No segundo turno o Bolsonaro obteve nada menos que 72,48% dos votos válidos na cidade, atingindo o total de 291.877 votos. 

Hoje, evidentemente, o cenário é outro. Mas olhando a eleição passada para deputado federal é possível ver que exceto para aqueles que contam com o apoio da máquina, candidato que firmar base e apostar todas as suas fichas somente na cidade de Nova Iguaçu, ela que é a capital da Baixada, estará sujeito a ter que disputar com outros tantos que aqui investem e pulverizam dividindo muito os votos para federal.   




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.