segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

Diretores da Ordem dos Advogados do Brasil são homenageados pela Câmara de Nova Iguaçu

    


    Numa cerimônia de ode à democracia, o presidente da Câmara Municipal de Nova Iguaçu, Dudu Reina, representando a Casa, homenageou os diretores da Ordem dos Advogados do Brasil do Estado do Rio de Janeiro (OAB/RJ) e da Caarj (Caixa de Assistência da Advocacia/RJ), com o Titulo de Cidadania Iguaçuana, na última sexta, dia 28, na sede da OAB Nova Iguaçu.
    O Titulo de Cidadania Iguaçuana é concedido a personalidades e instituições que contribuem para o crescimento de Nova Iguaçu. Em seu discurso, Dudu Reina frisou que a OAB é merecedora da honraria.
    "Instituição comprometida com a Constituição e com os valores democráticos, a Ordem dos Advogados do Brasil tem contribuído muito para que Nova Iguaçu se torne uma cidade cada vez melhor para sua população', afirmou Dudu.
    O eterno procurador-geral da cidade de Nova Iguaçu, como costuma ser chamado, dr. Rafael Alves, participou da solenidade. Assim como o procurador-geral da CMNI, dr. João Bosco Filho, e dr. Hilário Franklin, presidente da 1° Subseção da OAB, que representou os advogados iguaçuanos.


Receberam a comenda:
• Luciano Bandeira
• Ana Teresa Basílio
• Alvaro Quintão
• Fabio Nogueira
• Ricardo Menezes
• Marcelo Oliveira
• Marisa Gaudio

Hospital Geral de Nova Iguaçu prorroga medidas restritivas em função da Covid-19

    O Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI) decidiu prorrogar as medidas restritivas adotadas em 17 de janeiro, que teriam validade até esta terça-feira, dia 1° de fevereiro. A única mudança estabelecida foi a de que acompanhantes que estejam vacinados com duas doses e aguardam o calendário para receber a dose de reforço, poderão acessar a unidade, desde que apresentem o exame PCR ou teste rápido para Covid-19 feitos nas últimas 72h com resultado negativo. O teste tem validade de cinco dias. Após este período, o acompanhante deverá apresentar novo teste negativo.
    A decisão foi tomada diante do aumento de atendimentos e internações por Covid-19 na unidade, que também recebe pacientes com outras doenças vindas de municípios da Baixada Fluminense, atuando como dois hospitais dentro de um. Com isso, seguem suspensos os procedimentos eletivos (cirurgias e exames). As visitas continuam acontecendo aos sábados e domingos, por dez minutos, entre 14h e 15h. É preciso que a pessoa esteja vacinada com as duas doses ou dose única e a dose de reforço. As informações médicas serão repassadas por telefone para os familiares dos pacientes que estejam sem acompanhantes.
    A prorrogação das medidas entra em vigor nesta terça-feira (1°) e terá validade de 15 dias, quando haverá uma nova avaliação do cenário epidemiológico na unidade. As ações visam proteger, não só os pacientes internados, acompanhantes e seus familiares, como todo o quadro de funcionários do HGNI.

sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

Plano Verão Tinguá começa neste sábado com ações da Prefeitura de Nova Iguaçu

    Nova Iguaçu inicia, neste sábado (29), o Plano Verão Tinguá 2022. Com o objetivo de dar mais fluidez ao trânsito, prevenir acidentes na Estrada Federal de Tinguá (RJ-111) – principalmente com motocicletas, além de oferecer mais segurança aos frequentadores e turistas que buscam cachoeiras e sítios da região. Será feita uma conscientização sobre preservação ambiental. O local recebe cerca de 25 mil pessoas em um fim de semana de forte calor.
    O plano visa ainda o ordenamento de entrada e saída de veículos da região, reforço com policiamento no local e entorno, do solo público e áreas de estacionamento, além de diminuir os riscos de desastres.
    O Plano Verão é uma ação de Governo, que vai das 7h30 às 18h, e integra os seguintes órgãos da cidade: Assessoria Especial de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Defesa Civil, Secretaria de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana, Secretaria de Meio Ambiente, Superintendência de Controle Urbano, Secretaria Especial de Programas de Segurança, com o PROEIS, e a colaboração da Operação Segurança Presente, Detro e Detran do Governo do Estado do Rio de Janeiro.
    A ação não ficará apenas limitada à Praça de Tinguá. Ela também será feita nos principais pontos de acesso ao bairro de Vila de Cava e em pontes estreitas.
    Além do ordenamento do trânsito e dos ambulantes na região, será feito um trabalho educativo pela Defesa Civil e Guarda Ambiental sobre procedimentos seguros em cachoeiras. Uma cartilha foi desenvolvida para orientar os turistas e será distribuída em Tinguá. Elas aconselham sobre como evitar afogamentos, a nunca mergulhar de cabeça nas cachoeiras, evitar o consumo de bebidas alcoólicas antes dos banhos nestes locais, ter atenção à cabeça d’água, entre outros.

Ônibus do consumidor da Alerj atende à população em Nova Iguaçu

    A Comissão de Defesa do Consumidor (Codecon), da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), vai atender à população nesta sexta-feira (28/1), das 9h às 17h, e no sábado (29/1), das 9h às 15h, em Nova Iguaçu. O ônibus da comissão estará na Praça Rui Barbosa – Centro, oferecendo serviços de orientação jurídica a reclamações de relação de consumo, queixas sobre a atuação de órgãos públicos e esclarecimentos de dúvidas.
    O ônibus do consumidor é itinerante e semanalmente circula pelos bairros do Rio de Janeiro com o objetivo de esclarecer e direcionar os cidadãos e garantir direitos ao consumidor fluminense.
    As questões que não forem resolvidas no mesmo dia serão enviadas para a sede da Codecon, na Rua da Ajuda, n° 5, 2º andar, onde estão disponíveis guichês de atendimento ao cidadão. Os serviços funcionam de segunda-feira a sexta-feira, das 10h às 17h.
    A Codecon recebe também demandas da população por meio do Zap do Consumidor (21 99854-7060), pelo email (defesadoconsumidor@alerj.rj.gov.br), e também através do atendimento 24 horas no site (www.cdcrj.com.br).

Câmara de Nova Iguaçu cria seu Centro de Memória

 

                              O procurador da Câmara, João Bosco Filho, Professora Tânia e Dudu Reina

    O período de sessões legislativas ainda não começou em Nova Iguaçu, será dia 15 de fevereiro, mas o ano de 2022 já começou com uma super noticia: a criação do Centro de Memória da Câmara Municipal de Nova Iguaçu já saiu do papel e começa a dar os primeiros passos para sua concretização.
    Esta semana, o presidente da CMNI, Dudu Reina, junto com o procurador, João Bosco Filho, visitaram o Centro Histórico da Câmara de Duque de Caxias, uma referência na Baixada.
    - Fomos muito bem recebidos pela diretora do Centro, professora Tania Amaro, e pelo presidente da Câmara de Caxias, vereador Celso do Alba. Eles compartilharam conosco toda a mecânica de formatação e estruturação do Centro Histórico da cidade. O encontro foi extremamente proveitoso para o projeto que aqui já começamos a construir - disse Dudu.
    Promover a preservação da memória do patrimônio histórico-cultural, através da análise da legislação sobre o tema e gestão de conhecimentos, este é o objetivo geral da iniciativa. "Queremos que a história não se perca e seja sempre lembrada pela atual e futuras gerações", explicou Bosco.
    O ano de 2022 promete!

quarta-feira, 26 de janeiro de 2022

Prêmio Destaque Iguaçuano

Por Claudia Maria 

Um prêmio voltado para o pertencimento dos moradores de Nova Iguaçu sobre as ações que fazem a diferença no município. Assim o prêmio Destaque Iguaçuano, nesta primeira edição 2021, ganhou força. Através de chamamento público, 51 ações se inscreveram em diversas categorias e, através de votação popular online, foram conhecidos os vencedores. Foram cerca de 4 mil pessoas participando da votação. Nesta quinta-feira (27), às 19h, no Espaço Cultural Sylvio Monteiro, na rua Getúlio Vargas, 51, no Centro de Nova Iguaçu, os premiados vão receber seus troféus e diplomas pela grandeza de suas ações. A iniciativa é da Prefeitura de Nova Iguaçu, através da Fenig e da Secretaria de Cultura de Nova Iguaçu.

Nas entrelinhas do poder

    Quando uma pré-candidatura começa a preocupar adversários que já estão estabelecidos nas entranhas do poder, pode ter certeza que a viabilidade eleitoral dela é grande e essa preocupação alheia é quem denuncia isto. Esse incômodo daqueles que se acomodaram na política dá as pistas quase evidenciadas dessa preocupação que incomoda muito. Visivelmente nos bastidores é possível perceber políticos de mandato incomodados com o nome do Dr. Henrique Paes, ele que está se articulando para viabilizar a sua candidatura a deputado federal que tem como base Nova Iguaçu, terra em que foi criado e conhece bem a geografia política e os atores políticos da cidade.. Mas este é um assunto que irei abordar em outro momento.
    Henrique Paes é médico e vem mostrando potencial que será medido nas urnas, mas mesmo sendo um iniciante na política eleitoral-partidária já vem criando preocupação. E por ser conhecedor das estruturas da saúde pública e ser médico, isso vem tirando a paz de muitos, em especial de quem se sente absoluto nesta área. Henrique Paes, ao que se sabe, está entrando em um campo que preocupa aqueles que colocaram os seus mandatos na área de conforto e sabem que, nessa eleição, os representantes da saúde pública serão vistos com uma ótica diferenciada, ótica essa em razão das sequelas emocionais que a Covid-19 deixou em muitas famílias. . Portanto, aquele que tem experiência na área da saúde e se apresenta como uma alternativa nova ao eleitorado, com certeza já consegue uma grande razão para entrar no páreo, isso observando as questões como alianças partidárias e extrapartidárias, bem como as estruturas e argumentos. Essas combinações vinculadas à vontade fazer uma campanha estruturada e com identidade diferenciada são fatores importantes dentro do cenário que se apresenta.
    Imagino que a Saúde será o tema mais importante observado pelo eleitorado ainda marcado pelas sequelas que a Covid-19 deixou no imaginário coletivo, considerando o quanto afetou famílias e famílias. Por isso creio que os candidatos que têm como bandeiras defesas de melhoras na área da saúde, reunindo propostas novas e experiência na área, terão uma capilaridade eleitoral mais próxima dos anseios da maioria do eleitorado. Portanto, neste campo, quando Henrique Paes surge como novo, não há como não deixar de ver que incomodaria muito quem repousou na área do conforto. Essa é uma visão clara e óbvia que já pode ser vista nos bastidores da política. 
           

terça-feira, 25 de janeiro de 2022

Encontros e desencontros

Por Claudia Maria

Políticos de Nova Iguaçu já começaram a se reunir com maior frequência para tratar das eleições. Acordos e alianças já estão sendo tratados nos bastidores. Mais uma vez políticos que nada conhecem da Baixada Fluminense tentam se aproveitar de uma das cidades que mais cresce no país. E, mais uma vez, chamamos atenção para esse fato. Para que a região seja mais respeitada por autoridades do Estado é importante que sejam eleitos políticos da terra e não os chamados "paraquedistas" que só aparecem por aqui na época das eleições.

Ações que fazem a diferença recebem o prêmio Destaque Iguaçuano

      

       Um prêmio voltado para o pertencimento dos moradores de Nova Iguaçu sobre as ações que fazem a diferença no município. Assim, o prêmio Destaque Iguaçuano, nesta primeira edição 2021, ganhou força. Através de chamamento público, 51 ações se inscreveram em diversas categorias e, através de votação popular online, foram conhecidos os vencedores. Foram cerca de 4 mil pessoas participando da votação. Nesta quinta-feira (27), às 19h, no Espaço Cultural Sylvio Monteiro, na rua Getúlio Vargas, 51, no Centro de Nova Iguaçu, os premiados vão receber seus troféus e diplomas pela grandeza de suas ações. A ação é da Prefeitura de Nova Iguaçu, através da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu, Fenig, e da Secretaria Municipal de Cultura.
    “A finalidade do prêmio é fortalecer a memória da cidade. Um registro para o futuro e a pesquisa de Nova Iguaçu. Nossa intenção é valorizar, reconhecer e divulgar as ações e os talentos que vivem aqui”, reforça o presidente da Fenig, Miguel Ribeiro.
    O Prêmio Destaque Iguaçuano tem como objetivo valorizar e estimular pessoas físicas, entidades públicas e privadas, coletivos informais e movimentos nas áreas de cultura, empreendedorismo, educação e social com atuação ou domicílio na cidade. O foco é descentralizar políticas públicas e fortalecer a diversidade territorial dos vários campos de atuação dos talentos iguaçuanos.

Os premiados são:

    Categoria “Falando com o mundo” – Estação Perfume – o coletivo elabora e promove ações de intervenção no contexto acadêmico. O nome se refere ao apelido de Cidade Perfume por conta das laranjeiras.

    Categoria “Redes e parcerias” – Loly – movimento Atitudes Bem Me Quero – movimento feminino que ressalta a importância da auto estima da mulher e Rede Baixada Literária – rede que atua na democratização do acesso ao livro como um direito humano de Nova Iguaçu.

  Categoria “Empreendedor” – Somos as X – grupo que troca experiências para ajudar microempresárias a consolidarem seus negócios; Dri dos Santinhos – Artesã que une sustentabilidade e arte sacra e Ane Alves – Artista visual e criadora do “Mãos que criam ateliê, que reúne reciclagem e arte por meio de pintura em garrafas.

    Categoria “Cultura” – Trupe Palhaços Sem Porteira – realiza palhaçaria em eventos culturais e hospitais pediátricos do município; Professora Shayna – atuante no bairro da Posse que utiliza a cultura da capoeira e danças folclóricas para que jovens e adultos reflitam sobre a história e desenvolvam a criatividade psicomotora e Allofs Daniel – realiza o projeto Memórias da Baixada Fluminense: vidam trabalho e desenvolvimento humano em testemunhos de anciãos

    Categoria “Educação” – Eliscritora – professora e escritora dedicada ao livro infantil; Wagner Azevedo Pereira – professor, dicionarista, pesquisador e organizador de nove dicionários, além de contos e poemas publicados no Brasil e no exterior e Eduardo Madeiro – formado em moda, artes visuais e história ele tem como objeto de pesquisa a cultura popular da Baixada Fluminense e faz parte do Laboratório de Estudos de Gênero, Educação e Sexualidades

      Categoria “Apresentações Artísticas” – Escola Popular de Artes – projeto de extensão da UFRRJ que tem como finalidade desenvolver atividades visuais, dança, música e demais atividades artísticas; Sarau Prata, Prosa e Poesia – promove evento mensal em praça pública levando música e poesia, elevando o trabalho autoral dos artistas da cidade, além de atuar de forma itinerante em escolas, praças e teatros e Cultura Junina do Rio de Janeiro – o projeto resgata a memória dos festejos e das quadrilhas juninas em atividade.

       Categoria “Responsabilidade Social” – Projeto Criança Feliz - desenvolve brincadeiras e doações de brinquedos às crianças; “Turminha do Som” – centro de terapias e artes integradas que estimula habilidades através da música; Regiane da Silva – contadora de histórias e fundadora da biblioteca “Cantinho da Imaginação”

        Categoria “Laranja da Terra” – Sil – poeta, animadora cultural e programadora visual, integrante do movimento poético da Baixada Fluminense como Encontros com a Poesia e o fanzine Desmaio Públiko; Moduan Matus - poeta, escritor, historiador e pesquisador da Baixada Fluminense, atuante nos principais movimentos culturais da região com 26 livros publicados; Cely Ramalho – atriz, diretora, escritora, figurinista e cenógrafa com grande atuação no município e Claudia Maria – jornalista e atuante na pesquisa e realizadora da exposição “Carmelita Brasil”

    Categoria “Veículos de Comunicação” – Almeida dos Santos – jornalista, atuou na pesquisa e realizou a exposição “Carmelita Brasil” – primeira vereadora de Nova Iguaçu

A importância de se declarar pró-vacina

Por Almeida dos Santos

Nas redes sociais o prefeito Rogerio Lisboa divulgou uma foto tomando a terceira dose da vacina. Uma iniciativa importante de alguém que ocupa um cargo público de destaque. Acredito que a maioria dos políticos deveriam se posicionar quanto as vacinas. Os formadores de opiniões devem mostrar de que lado estão. Há uma forte onda que acaba afetando aqueles que ainda se deixam levar pelo "blefe negacionista". Essa não é a primeira vez que Rogerio Lisboa fala da importância da vacinação e expõe a sua própria imagem para convencer as pessoas a se vacinarem. Pequenas atitudes assim de homens públicos podem salvar vidas!

segunda-feira, 24 de janeiro de 2022

Cuidado com o Covid

Por Claudia Maria

Muitos órgãos da Prefeitura de Nova Iguaçu estão trabalhando com o mínimo de pessoas porque a maioria esta com covid. Nas Upas o problema é ainda maior. Em alguns plantões todos os funcionários estão com a doença. O pior é que alguns que testaram positivo estão sem trabalhar onde deveriam ficar em quarentena mas estão pelos bares e festas em família. Não podemos facilitar.


sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

Quanto mais próximo, pior o melelê

Por Almeida dos Santos 

Com a mudança do desfile das escolas de samba para abril, quando acontecerá o Carnaval, é bom lembrar que um mês é mais próximo da eleição presidencial, prevista para acontecer em 2 de outubro. Não se surpreendam se surgirem protestos das escolas de samba e que atinjam ainda mais a popularidade do presidente Jair Bolsonaro. Quanto mais próximo, pior para ele e para o governador. Aguardem para ver o melelê que vai dar!!!

Números da vacinação

    De acordo com os dados da Prefeitura de Nova Iguaçu atualizados no último dia 17, a cidade já vacinou com a primeira dose 604. 430 pessoas. Com a segunda dose foram vacinadas 538.281 pessoas. Já com a dose única foram vacinadas 18.737 e com doses de reforço forram 139.362. O total de doses atingiu a marca de 1.300.802 aplicações.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2022

Café com gosto de "climão"

     Não! Você não leu errado o título da notinha. Não se trata de café com bolo de limão, mas sim de "climão". É que por ocasião da visita do governador Cláudio Castro as obras do Hospital Iguassú, ontem, teve o momento que aconteceu uma visita a uma parente do deputado federal Luizinho (PP). Na comitiva estava o deputado federal Juninho do Pneu (DEM), adversário do Luizinho. O prefeito, que foge de aglomeração, também estava presente no grupo que contou, ainda, com a participação do vereador e ex-presidente da Câmara, Filipinho Ravis, ex-aliado do Juninho. O cafezinho, com açúcar e com afeto, teve como acompanhamento o gosto de climão.

Meninos de 11 anos serão vacinados contra COVID-19 nesta quinta (20) em Nova Iguaçu

    Chegou a vez dos meninos de 11 anos serem vacinados contra COVID-19 em Nova Iguaçu. Para receberem o imunizante, os responsáveis devem levar, nesta quinta (20), a certidão de nascimento ou RG da criança, caderneta de vacinação, cartão do SUS e comprovante de residência. Crianças de 5 a 11 anos com comorbidades e deficiência permanente continuam sendo vacinadas.

Calendário de vacinação infantil - 20 de janeiro

Meninos de 11 anos

Horário: De 8h30 às 16h

Locais exclusivos para a vacinação infantil: USF Padre Manoel Monteiro (Caonze); Clínica da Família Jardim da Viga; Policlínica Edi Pinto; Clínica da Família Cerâmica; Clínica da Família Pastor Iracy Marcelino (Nova América); Superclínica da Família Darcy Soares (Morro Agudo); Clínica da Família Aliança; UBS Palhada; Clínica da Família Jardim Palmares; Clínica da Família Lagoinha; Clínica da Família KM 32; Clínica da Família Heraldo Sardinha (Cacuia); USF Rodilândia; Clínica da Família Corumbá; Clínica da Família Figueira; Clínica da Família Dr Pedro Arume (Grama); Clínica da Família Nadia Silva de Oliveira (Geneciano); Clínica da Família Adrianópolis; Clínica da Família Manoel Moreira de Oliveira (Tinguá); Clínica da Família Rio D’ouro e Clínica da Família Santa Eugênia.

O calendário completo da semana e a lista com os locais está em http://www.novaiguacu.rj.gov.br/semus/vacinacao-covid/calendario/infantil/

    Pessoas maiores de 12 anos que ainda não receberam a primeira dose, devem comparecer a um dos pontos de vacinação para faixa etária. A segunda dose segue acontecendo conforme agendamento de retorno, e a dose de reforço é para pessoas acima de 18 anos. Já a quarta dose está sendo aplicada em imunossuprimidos com mais de quatro meses após a dose de reforço.

Calendário acima de 12 anos - 20 de janeiro

Primeira dose: Pessoas acima dos 12 anos;

Segunda dose: Conforme agendamento de retorno;

Dose de reforço: Pessoas acima dos 18 anos com mais de quatro meses de vacinadas com a segunda dose;

Dose de reforço Janssen: Pessoas acima dos 18 anos com mais de dois meses de vacinadas com a dose única. Essa imunização acontece exclusivamente no Centro de Saúde Vasco Barcelos e na Clínica da Família Odiceia Morais;

Quarta dose: Imunossuprimidos vacinados há mais de quatro meses com a dose de reforço;

Horário: De 8h30 às 16h

Locais segunda à sexta-feira: Drive-Thru Shopping Nova Iguaçu, Drive-Thru Centro Olímpico, Espaço Municipal Da Terceira Idade (Esmuti), Clínica Da Família Dom Bosco, Clínica Da Família Vila Operária, Usf Rancho Fundo, Centro De Atendimento Ao Deficiente (Cad), Clínica Da Família Marfel, Clínica Da Família Do Caiçara, Clínica Da Família Do Ambaí, Clínica Da Família Jardim Paraíso, Clínica Da Família Vila De Cava, Clínica Da Família Austin, Clínica Da Família Odiceia Morais, Policlínica Miguel Couto, Clínica Da Família Emília Gomes, Clínica Da Família Boa Esperança, Clínica Da Família Cabuçu, Clínica Da Família Maraú, Centro De Saúde Vasco Barcelos e Esmuti.

A lista completa com os grupos que estão sendo vacinados, os documentos que devem ser apresentados e os endereços dos postos de vacinação pode ser acessada através do link: www.novaiguacu.rj.gov.br/semus/vacinacao-covid/calendario

Cena de sacrifícios

Na visita do governador Cláudio Castro às obras do Hopital Iguassú, que aconteceu ontem, dois rivais políticos ficaram lado a lado ao caminharem pelos corredores da unidade de saúde e puderam ser vistos pelos demais Os deputados federais Juninho do Pneu (DEM) e Dr. Luizinho (PP) tiveram momentos ladeados.. Ambos já não trocam sorrisos mútuos mesmo antes da campanha de reeleição do prefeito Rogério Lisboa. Mas o ano é eleitoral e o desejo dos votos é maior que a força da distância. 

Informação importante sobre testes para COVID-19 em Nova Iguaçu

 O Centro de Saúde Vasco Barcellos não está realizando testes para Covid-19. Vejam os locais e quando podem fazer os exames:

De segunda à sexta-feira

1- Clínica da Família Aliança
2- Clínica da Família de Dom Bosco
3- Clínica da Família Emília Gomes
4- Clínica da Família Maraú - Dirceu Aquino Ramos
5- Clínica da Família Miguel Couto
6- Clínica da Família Marco Pólo Gouveia Pereira (Ambaí)
7- Clínica da Família Rancho Fundo
8- UBS Jardim Paraíso
9- USF Jardim Iguaçu
10- USF Vila Operária
11- Polo testagem anexo à UFRRJ de Nova Iguaçu
12- Superintendência de Vigilância Ambiental (SUVAM)
13- Esmuti
14- Drive-Thru Shopping Nova Iguaçu
15 - Drive-Thru Top Shopping

Unidades 24H

16- UPA 24H Arquiteta Patrícia Marinho
17- UPA 24H Carlinhos de Tinguá - Miguel Couto
18- UPA 24H Gisele Palmares - Vila de Cava
19- UPA 24H Austin Dr. Moacyr A. de Carvalho
20- UPA 24H Comendador Soares
21- HGNI

Aos sábados:

21 - UBS Austin
22- UBS Vila de CAVA
Clínica da Família Emília Gomes
Clínica da Família Miguel Couto
UBS Jardim Paraíso
Polo de testagem anexo à UFRRJ de Nova Iguaçu
Drive-Thru Top Shopping
Drive-Thru Shopping Nova Iguaçu
Superintendência de Vigilância Ambiental (SUVAM)

Nova Iguaçu suspende visitas e estabelece regras para acompanhantes em unidades de saúde

    A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Iguaçu precisou adotar medidas restritivas para conter o aumento do número de casos da Covid-19. As visitas estão temporariamente suspensas em todas as unidades de saúde. Além disso, não será permitida a troca ou revezamento de acompanhantes pelo período de sete dias. As medidas já estão valendo para toda a rede de saúde do município, como o Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI), a Maternidade Mariana Bulhões, Unidades de Pronto Atendimento (Upas 24h), Clínicas da Família e UBS.
      Apesar das restrições, há possibilidade de visitas em casos específicos, como os de pacientes graves ou com incapacidade motora, psicológica ou intelectual. Caberá a própria unidade autorizar a visitação por até duas vezes na semana, desde que a pessoa cumpra todas as medidas de segurança necessárias para evitar a contaminação e propagação do coronavírus. Já os acompanhantes precisam ter esquema vacinal completo (duas doses, mais a dose de reforço ou dose única), apresentar cartão de vacinação e preencher uma declaração dizendo que se encontra assintomático no momento de acesso à unidade.
    “Estamos tomando medidas temporárias para conter a propagação do vírus, proteger pacientes e seus familiares e também nosso quadro de profissionais da saúde, que seguem na linha de frente cuidando e atendendo nossa população”, explica o secretário municipal de Saúde, Luiz Carlos Nobre.

Presidente da Alerj participa da abertura das celebrações do centenário de Brizola no Rio

       Grande influenciador político, defensor da educação e das causas dos mais pobres”, foram algumas das citações usadas para definir o ex-governador Leonel de Moura Brizola, durante evento em celebração ao seu centenário. O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), deputado André Ceciliano (PT), esteve entre as autoridades que participaram do evento promovido pela Prefeitura do Rio, em parceria com a Associação Leonel Brizola e a Produtora Caliban, nesta quarta-feira (19/01), no Palácio da Cidade, em Botafogo, Zona Sul do Rio.
    “Este é um momento histórico. Brizola é o único político no Brasil que foi governador de dois estados, do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul. É uma honra rever a história e lembrar da opção de Brizola pela educação, pelas mulheres, pelos negros, pelo provo brasileiro em geral. Brizola é inspirador. Viva Brizola!”, afirmou Ceciliano.
     O cineasta Silvio Tendler, que prepara documentário sobre a vida de Brizola, apresentou trecho do filme e destacou a importância de se revisitar a trajetória deste político que ajudou a construir a história do Brasil.
   Precisamos restabelecer a cultura em nosso país. O filme sobre Brizola não será nostálgico e sobre o passado, mas sim uma construção sobre o futuro. Queremos mostrar como é possível construir um estado do bem estar social”, explicou o diretor de “Jango” e “Os anos JK”, entre outros filmes.

Trajetória de Brizola

     Nascido no interior do Rio Grande do Sul no dia 22 de janeiro de 1922, Leonel Brizola era filho de camponeses. Com 23 anos, foi um dos fundadores do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) no Rio Grande do Sul, tornando-se deputado estadual em 1946, quando iniciou sua trajetória na vida pública. Brizola comandou a Campanha da Legalidade, em 1961, após a renúncia de Jânio Quadros. O movimento assegurou a posse do então vice de Jânio, João Goulart.
     Exilado no Uruguai durante a ditadura militar, Brizola voltou ao Brasil em 1979, depois da Lei da Anistia. Em 1982, foi eleito governador do Rio, feito que repetiu em 1990. À frente do Palácio Guanabara, Brizola construiu mais de 500 escolas de tempo integral, os CIEPs, conhecidos até hoje por Brizolões.
     Sua luta pela educação foi destacada pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes, que também ressaltou qualidades como a preocupação com a justiça social e a luta incessante pela democracia. “Se me inspirei em alguém na política, foi por Leonel Brizola. Ele sempre lutou pelo direito ao contraditório e deu atenção especial a quem mais precisava. Foi um homem acima do seu tempo. É inspirador”, declarou.
     Representando a família, o ex-vereador da cidade do Rio, Leonel Brizola Neto agradeceu as homenagens ao avô. “Acredito que é preciso ser comemorado o desaniversário, que é a celebração permanente e diária de nossos heróis. Tenho muita saudade do Brizola avô, claro. Mas sinto ainda mais saudade é do político Brizola”, concluiu

Centro, Posse e Comendador Soares são as regiões com mais óbitos por Covid-19 em Nova Iguaçu

     Por Almeida dos Santos

    O Painel Covid-19 de Prefeitura de Nova Iguaçu disponibiliza uma informação importante em relação ao número de óbitos por Covid-19 nas regiões administrativas do governo. Da totalidade de 2.155 óbitos por Covid-19 na cidade de Nova Iguaçu desde o início da pandemia, o Centro contabiliza 556 mortes. Em seguida vem outra região densamente povoada, ela que é a Posse. Lá, de acordo com o Painel Covid-19, o total de óbitos chegou a 383. Comendador Soares aparece em terceiro lugar na lista que aponta um total de óbitos local de 286. Somadas essas três regiões o total de óbitos é de 1.225, o que representa nada menos que 56,84% dos óbitos na cidade dos 2.155 óbitos na cidade. 

terça-feira, 18 de janeiro de 2022

Fenig realiza exposição fotográfica que ressalta a beleza histórica de Nova Iguaçu


    A exposição “Nova Iguaçu em Foco – um pouco da história da cidade através do olhar fotográfico” foi aberta nesta terça-feira na Galeria de Artes Fenig, na rua Governador Portela, 812, no Centro de Nova Iguaçu. Pela lente do fotógrafo Paulo Santos que há mais de 35 anos captura a cidade de Nova Iguaçu, a mostra apresenta aspectos marcantes da riqueza histórica e ambiental do município da Baixada Fluminense. A Prefeitura de Nova Iguaçu, através da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu, a Fenig, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, apresenta a exposição de segunda a sexta-feira, até o dia 18/03, de 9h às 16h30, com entrada gratuita e seguindo os protocolos sanitários.
    Uma vista do voo livre na Serra do Vulcão; a importância histórica da Fazenda São Bernardino; o Poço das Cobras, no Parque Municipal de Nova Iguaçu; a Estrada do Comércio, revelando o Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e muitas outras imagens da cidade no presente revelando seu passado e suas belezas naturais.
    “Desde o início do meu trabalho na imprensa, eu busco a história da cidade. Foi um trabalho longo de criação e pesquisa e fico feliz de ter esse trabalho reconhecido na Fenig, no resgate desses patrimônios”, afirmou Paulo Santos, que foi repórter fotográfico do jornal “O Dia”. Paulo fez parte também do jornal "Maioria Falante" na década de 1990, onde, com o apoio da Embaixada da Nigéria, fez a exposição fotográfica “Olhar da Maioria” que rendeu uma viagem de intercâmbio para Nova York.
    Paulo Santos também realiza, em Nova Iguaçu, desde 2001, as mostras fotográficas “Mulheres que fazem” e “Ilustres & Anônimos”. Em 2011, lançou o livro “Nova Iguaçu Imagens da Cidade”. Em 2014, lançou o livro “Baixada Fluminense em preto e branco”. No ano seguinte, no Largo da Carioca fez a exposição fotográfica “Belezas da Baixada”. Em 2017 lançou a segunda edição do livro "Baixada Fluminense em preto e branco". Ele atualmente desenvolve projetos voltados para a popularização da fotografia como expressão de arte e comunicação.
    “A exposição fotográfica sobre a nossa cidade é a expressão da força histórica e patrimonial de Nova Iguaçu. Levar isso a todo público, fortalece o pertencimento dos cidadãos e estimula o conhecimento e a pesquisa”, destaca o presidente da Fenig, Miguel Ribeiro.
    As artes visuais são uma tradição da Fenig que, num resgate dessa vocação, inaugurou a Galeria de ArtesFenig em novembro de 2019, com a exposição internacional "Ojú Olhos”, do fotógrafo Raimundo Santa Rosa, que trouxe a beleza da cultura dos povos africanos, numa celebração do mês da Consciência Negra. As exposições seguintes das pintoras Nicole, Cristiane Paula, Ane Alves, Solange Maria de Souza e Elis Sampaio, dos pintores Jeremias Cristino, Rodrigo Monteiro e Á.t.o.m.o e a exposição coletiva “Artista é a mãe”, com curadoria de Silvia Schiavone, mostram a força das artes visuais em Nova Iguaçu. Em novembro de 2021, a Galeria de Artes Fenig II foi inaugurada dentro do Espaço de Artesanato Fenig Mais Top, no TopShopping com a exposição Mulheres do Mundo, de Ane Alves e no momento apresenta a Art Nerd, de Rodrigo Cardoso.

O lado efêmero...

Por Almeida dos Santos

    O poder se torna mais efêmero para os que se acomodam é vivem a ostentá-lo ou, em suma, para aqueles que se deslumbram com ele, mas se distanciam daqueles que lhe conferiram o poder: o povo. E o pior de tudo: é possível perder o poder sem que necessariamente se perca, de imediato, um mandato e um certa representatividade. Existe um processo lento da "erosão política" que corrói imagens que não se renovam, ou não repactuam, frequentemente, as suas relações com o eleitor. A segunda chance, às vezes, é pior que a primeira. Por essa razão, costuma-se dizer que a renovação de um mandato é um árduo trabalho que requer, de certa forma, tão ou mais esforço que no anterior. É verdade que há muito político que vive de fama, mas fama é um capital eleitoral que se esvai e de fácil possibilidade de reversão. Nesta eleição as "estaturas" eleitorais serão colocadas à prova.    

Importante parceria

 O presidente da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu, Miguel Ribeiro, teve um dedo de prosa com o presidente da Câmara de Vereadores de Nova Iguaçu, Dudu Reina. A conversa visou parceria da fundação com o legislativo municipal. Conheço bem os dois e sei o quanto são dedicados à cidade. Tenho certeza que deste encontro será possível surgir muitos projetos para o município. Diga-se de passagem, a visita do Miguel Ribeiro ao presidente da Câmara mostra como o interesse em fazer uma gestão na Fenig, agregando parceiros, é a grande receita para o sucesso que a fundação alcançou. 

segunda-feira, 17 de janeiro de 2022

Que não vire um "Queiroga"

    Por Almeida dos Santos 

    Em razão do aumento de casos de COVID-19, acertadamente, a Procuradoria Geral do Município de Nova Iguaçu suspendeu os atendimentos presenciais para a Dívida Ativa. O comunicado está no perfil do Instagram da Prefeitura de Nova Iguaçu. Isso deveria ser um alerta para o médico e secretário municipal de Saúde, Luiz Carlos Nobre Cavalcanti, vir à publico esclarecer sobre essas medidas que estão sendo tomadas. Já temos um Queiroga Ministério da Saúde e o que menos precisamos é um na secretaria municipal. O próprio Hospital Geral de Nova Iguaçu, que tem uma certa autonomia administrativa, também alterou os procedimentos para as visitas. Então, tá!    

Cirurgias que não são emergenciais foram suspensas

    Por Claudia Maria

    Na sexta-feira (14), o secretário Estadual de Saúde, Alexandre Chieppe confirmou ao blog do Edmilson Ávila o cancelamento das cirurgias eletivas nas unidades de saúde do estado e nos 92 municípios do Rio de Janeiro pelos próximos 30 dias, a partir desta segunda.
    Trata-se um acordo entre o poder estadual e municipais por causa do afastamento de profissionais de saúde contaminados com a variante ômicron da Covid. A decisão pode ser revista ao longo do período, caso o estado avalie que a situação é mais favorável. Segundo o secretário, na rede estadual, pelo menos 30% dos profissionais de saúde estão afastados por causa da doença. As unidades federais não fazem parte do cancelamento.

Vai vendo

Sei não, mas parece que o Painel Covid-19 da Prefeitura de Nova Iguaçu está parado no tempo. Esses boletins com uma defasagem no tempo de atualização não são nada bons. Muitas pessoas pesquisam para saber sobre a evolução da doença na cidade e consultam o site da Prefeitura para saberem através dos boletins. O espaço de publicação deles deveria ser menor, O ultimo Boletim Epidemiológico Simplificado disponibilizado no site é datado de 5 de janeiro, conforme trago para vocês.  

domingo, 16 de janeiro de 2022

O novo é o que mais assusta

Por Almeida dos Santos

    Os preparativos para a partida estão em andamento e as táticas aperfeiçoadas para quando o jogo - pelo menos no tempo oficial - começar. As pré-campanhas são tão importantes que o próprio decorrer da campanha. Nelas os acordos e alianças dão uma prévia da força com que os candidatos irão contar na corrida. É preciso não confundir pré-candidatura com propaganda eleitoral. A campanha começa no dia que o candidato decide concorrer. É quando ele começa a agregar pessoas (forças) para a sua "companhia" na jornada. A  propaganda é o tempo e a forma existente, em especial no tempo oficial, para atingir a maior parte do eleitorado com essas companhias aliadas às propostas. Se a disputa pela reeleição carrega a facilidade de uma estrutura já montada, por outro lado elas também carregam as pechas que adquiriram com o tempo. 
    No caso de candidatos à reeleição, as mesmas estruturas costumam ser utilizadas, aproveitando, é claro, a força dos seus mandatos. E sobre Nova Iguaçu quero fazer uma breve análise sobre esses aspectos envolvendo os três possíveis candidatos a uma cadeira na Câmara dos Deputados, em Brasília. São eles o Juninho do Pneu, o Dr. Luizinho e o Dr. Henrique Paes. Mas quero deixar claro que há outros aspectos que influenciam, como por exemplo, os partidos. Sobretudo observando a extrema polarização que influenciará a disputa pela Presidência da República neste 2022.  
    Os nomes postos à prova neste pleito enfrentarão a chamada "moda eleitoral". Salvo um ou outro político, a moda geralmente beneficia o novo, isso no meu ponto de vista. Com estruturas e boas alianças, o novo pode ser uma moda que pega afetando os tradicionais nomes já conhecidos. Uns, inclusive, por terem sido eleito em uma "moda" costumam ficar "démodé". E a prova disso é que não é incomum um político dizer que é mais difícil uma reeleição do que uma eleição. E se o novo adversário souber usar esse mote, como a velha frase do "perdeu a vez", aí que a coisa dana a incomodar,
    Mas voltando a falar dos três nomes fortes nas rodas políticas, vejo que a cobrança de um eleitorado mais crítico recairá nos que já são detentores de mandatos. E neste caso aquele que nunca concorreu afasta um fantasma perigoso que é o histórico de mandatos na vida pública. Mas isso que faço aqui é apenas uma simples leitura, o que prevalece é o voto na urna.     
    

sábado, 15 de janeiro de 2022

Dois momentos

Nas redes sociais é possível ver pessoas que postando fotos sem máscaras na corrida de 189 anos de Nova Iguaçu. No mesmo a direção do Hospital Geral de Nova Iguaçu, por questões do aumento expressivo nos casos de Covid-19, informa que passará a adotar novas medidas restritivas de visitação às dependências do hospital em razão do aumento de casos de Covid-19. Retrato de um momento complicado

Paradoxal

No mesmo dia que Nova Iguaçu comemora, com uma corrida, os 189 anos da cidade, a assessoria do Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI) envia release para a imprensa informando que por questões do aumento de registros de casos de Covid-19 na cidade os protocolos no hospital passarão a ser mais rigorosos. "Os procedimentos eletivos (cirurgias e exames) estão suspensos. As medidas passarão a valer por 15 dias, podendo ser prorrogadas conforme o cenário epidemiológico do momento. As ações visam proteger, não só os pacientes internados, acompanhantes e seus familiares, como todo o quadro de funcionários do HGNI", alerta o comunicado feito pela assesssoria.

Nova Iguaçu começa a vacinação infantil contra a Covid-19 na segunda-feira (17)

    A Prefeitura de Nova Iguaçu irá iniciar, a partir da próxima semana, a vacinação infantil contra a Covid-19. Na segunda e terça-feira (17 e 18), serão imunizadas crianças de 5 a 11 anos com comorbidades e deficiência permanente. No dia 19, meninas de 11 anos receberão a dose da vacina, e os meninos da mesma idade serão atendidos no dia seguinte. Na sexta-feira (21), será a vez da repescagem para todo o público-alvo da semana.
    Para evitar aglomerações, a Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) irá disponibilizar postos exclusivos para a vacinação infantil. Ao todo, 22 unidades farão a imunização das crianças, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. O calendário da semana e a lista com todos os locais está em http://www.novaiguacu.rj.gov.br/semus/vacinacao-covid/calendario/infantil/.

Calendário de vacinação infantil – 17 a 21 de janeiro

Segunda-feira (17/01)
Crianças de 5 a 11 anos com comorbidades e deficiência permanente;

Terça-feira (18/01)
Crianças de 5 a 11 anos com comorbidades e deficiência permanente;

Quarta-feira (19/01)
Meninas de 11 anos;

Quinta-feira (20/01)
Meninos de 11 anos;

Sexta-feira (21/01)
Repescagem

Locais exclusivos para a vacinação infantil: USF Padre Manoel Monteiro (Caonze); Clínica da Família Jardim da Viga; Policlínica Edi Pinto; Clínica da Família Cerâmica; Clínica da Família Pastor Iracy Marcelino (Nova América); Superclínica da Família Darcy Soares (Morro Agudo); Clínica da Família Aliança; UBS Palhada; Clínica da Família Jardim Palmares; Clínica da Família Lagoinha; Clínica da Família KM 32; Clínica da Família Heraldo Sardinha (Cacuia); USF Rodilândia; Clínica da Família Corumbá; Clínica da Família Figueira; Clínica da Família Dr Pedro Arume (Grama); Clínica da Família Nadia Silva de Oliveira (Geneciano); Clínica da Família Adrianópolis; Clínica da Família Manoel Moreira de Oliveira (Tinguá); Clínica da Família Rio D'ouro e Clínica da Família Santa Eugênia

Dose de reforço para todos acima de 18 anos
Nova Iguaçu também vacinará, nesta semana, pessoas acima de 18 anos que estejam imunizadas com a segunda dose há mais de quatros meses. Os que foram vacinados com a dose única da Janssen há mais de dois meses também serão imunizados.
As demais doses seguem sendo aplicadas normalmente.

Calendário de vacinação – 17 a 22 de janeiro

Segunda-feira (17/01)

Primeira dose: Pessoas acima dos 12 anos;
Segunda dose: Conforme agendamento de retorno;
Dose de reforço: Pessoas acima dos 18 anos com mais de quatro meses de vacinadas com a segunda dose;
Dose de reforço Janssen: Pessoas acima dos 18 anos com mais de dois meses de vacinadas com a dose única. Essa imunização acontece exclusivamente no Centro de Saúde Vasco Barcelos e na Clínica da Família Odiceia Morais;
Quarta dose: Imunossuprimidos vacinados há mais de quatro meses com a dose de reforço;


Terça-feira (18/01)

Primeira dose: Pessoas acima dos 12 anos;
Segunda dose: Conforme agendamento de retorno;
Dose de reforço: Pessoas acima dos 18 anos com mais de quatro meses de vacinadas com a segunda dose;
Dose de reforço Janssen: Pessoas acima dos 18 anos com mais de dois meses de vacinadas com a dose única. Essa imunização acontece exclusivamente no Centro de Saúde Vasco Barcelos e na Clínica da Família Odiceia Morais;
Quarta dose: Imunossuprimidos vacinados há mais de quatro meses com a dose de reforço;

Quarta-feira (19/01)

Primeira dose: Pessoas acima dos 12 anos;
Segunda dose: Conforme agendamento de retorno;
Dose de reforço: Pessoas acima dos 18 anos com mais de quatro meses de vacinadas com a segunda dose;
Dose de reforço Janssen: Pessoas acima dos 18 anos com mais de dois meses de vacinadas com a dose única. Essa imunização acontece exclusivamente no Centro de Saúde Vasco Barcelos e na Clínica da Família Odiceia Morais;
Quarta dose: Imunossuprimidos vacinados há mais de quatro meses com a dose de reforço;

Quinta-feira (20/01)

Primeira dose: Pessoas acima dos 12 anos;
Segunda dose: Conforme agendamento de retorno;
Dose de reforço: Pessoas acima dos 18 anos com mais de quatro meses de vacinadas com a segunda dose;
Dose de reforço Janssen: Pessoas acima dos 18 anos com mais de dois meses de vacinadas com a dose única. Essa imunização acontece exclusivamente no Centro de Saúde Vasco Barcelos e na Clínica da Família Odiceia Morais;
Quarta dose: Imunossuprimidos vacinados há mais de quatro meses com a dose de reforço;

Sexta-feira (21/01)

Primeira dose: Pessoas acima dos 12 anos;
Segunda dose: Conforme agendamento de retorno;
Dose de reforço: Pessoas acima dos 18 anos com mais de quatro meses de vacinadas com a segunda dose;
Dose de reforço Janssen: Pessoas acima dos 18 anos com mais de dois meses de vacinadas com a dose única. Essa imunização acontece exclusivamente no Centro de Saúde Vasco Barcelos e na Clínica da Família Odiceia Morais;
Quarta dose: Imunossuprimidos vacinados há mais de quatro meses com a dose de reforço;


Sábado (22/01)

Primeira dose: Pessoas acima dos 12 anos;
Segunda dose: Conforme agendamento de retorno;
Dose de reforço: Pessoas acima dos 18 anos com mais de quatro meses de vacinadas com a segunda dose;
Dose de reforço Janssen: Pessoas acima dos 18 anos com mais de dois meses de vacinadas com a dose única. Essa imunização acontece exclusivamente no Centro de Saúde Vasco Barcelos e na Clínica da Família Odiceia Morais;
Quarta dose: Imunossuprimidos vacinados há mais de quatro meses com a dose de reforço;



Horário: De segunda a sexta-feira das 8h30 às 16h. Sábado das 8h30 às 14h.

Locais segunda à sexta-feira: Drive-Thru Shopping Nova Iguaçu, Drive-Thru Centro Olímpico, Espaço Municipal Da Terceira Idade (Esmuti), Clínica Da Família Dom Bosco, Clínica Da Família Vila Operária, Usf Rancho Fundo, Centro De Atendimento Ao Deficiente (Cad), Clínica Da Família Marfel, Clínica Da Família Do Caiçara, Clínica Da Família Do Ambaí, Clínica Da Família Jardim Paraíso, Clínica Da Família Vila De Cava, Clínica Da Família Austin, Clínica Da Família Odiceia Morais, Policlínica Miguel Couto, Clínica Da Família Emília Gomes, Clínica Da Família Boa Esperança, Clínica Da Família Cabuçu, Clínica Da Família Maraú, Centro De Saúde Vasco Barcelos.

Locais aos sábados: Clínica da Família de Jardim Paraíso, Clínica da Família de Vila de Cava, Clínica da Família Emília Gomes, Clínica da Família de Austin, Policlínica Miguel Couto, Centro de Saúde Vasco Barcelos, Drive-Thru Shopping Nova Iguaçu, Drive-Thru Detran e Drive-Thru Centro Olímpico.

A lista completa com os grupos que estão sendo vacinados, os documentos que devem ser apresentados e os endereços dos postos de vacinação pode ser acessada através do link: www.novaiguacu.rj.gov.br/semus/vacinacao-covid/calendario.

HGNI terá medidas restritivas a partir da próxima segunda-feira (17)

    O Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI) decidiu adotar, temporariamente, algumas medidas de restrição devido ao aumento no número de casos da Covid-19, que passam a valer a partir da próxima segunda-feira (17). As visitas acontecerão aos sábados e domingos, entre 14h e 15h, por dez minutos. É preciso que o visitante esteja vacinado com as duas doses e a dose de reforço. O acompanhante também deverá estar completamente imunizado. Será necessário apresentar o cartão comprovando a vacinação.
    Durante este período, as informações médicas serão repassadas por telefone para os familiares do paciente que não tenha direito a acompanhante. Os procedimentos eletivos (cirurgias e exames) estão suspensos. As medidas passarão a valer por 15 dias, podendo ser prorrogadas conforme o cenário epidemiológico do momento. As ações visam proteger, não só os pacientes internados, acompanhantes e seus familiares, como todo o quadro de funcionários do HGNI.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2022

Covid

Por Claudia Maria

A maioria dos serviços na sede da Prefeitura de Nova Iguaçu estão suspensos presencialmente. O motivo é o grande número de servidores que pegaram covid. Os serviços estão acontecendo online. 

PRESIDENTE DA ALERJ DEFENDE REGULAMENTAÇÃO DA TECNOLOGIA 5G EM EVENTO DE INOVAÇÃO

    


    O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), deputado André Ceciliano (PT), defendeu a regulamentação da tecnologia 5G durante o Rio Innovation Week, maior evento de inovação da América Latina, que está sendo realizado no Jockey Clube do Rio. O discurso de Ceciliano aconteceu em encontro nesta sexta-feira (14/01) com mais de 90 prefeitos, presidentes de Câmaras Municipais, empresários e políticos, e que marcou a entrega do Título Benemérito do Estado do Rio de Janeiro à empresária carioca Camila Farani, considerada uma das maiores investidoras-anjo do país.
    "É uma honra estar presente nesse evento homenageando a Camila e discutindo o futuro do Rio. Estamos em uma janela de oportunidades e acredito que o investimento em tecnologia 5G é fundamental para iluminar todo o Estado do Rio. Já aprovamos lei na Alerj sobre o tema e as câmaras municipais têm que regulamentar o tema para o estado sair na frente", afirmou Ceciliano. A lei aprovada na Alerj é a 9.151/20, que instituiu o programa de estímulo à implantação de tecnologias de conectividade móvel.
    Ceciliano também citou em seu discurso o Fundo Soberano, aprovado pela Alerj, com o intuito de captar investimentos estruturantes nas áreas de ciência, tecnologia e inovação. Em 2021, Ceciliano inclusive rodou o interior do estado para apresentar o Fundo e entender os principais gargalos da economia das regiões.
     "Estávamos há muito tempo sem discutir o desenvolvimento do Rio. Fomos para o interior e muito se falou da tecnologia 5G. Agora, este evento de inovação também é fundamental por unir empresários e investidores. É importante tirar as ideias do papel, como escutei aqui no evento 'vai e faz'. Sabemos que a burocracia é grande e não podemos ficar paralisados", concluiu o presidente da Alerj.
     Organizador do Rio Innovation Week, o empresário Fábio Queiroz afirmou que a união entre o Poder Público e o setor privado é fundamental para gerar inovação. "Nós queremos discutir o futuro e o maior consumidor de tecnologias é o Poder Público. É preciso discutir as cidades inteligentes, por exemplo, o futuro é tecnológico e precisamos dessa união entre o público e o privado para garantirmos os empregos e os investimentos", declarou.

Título Benemérito

       O encontro foi de homenagem à empresária Camila Farani, que começou a empreender há 24 anos. Ela é sócia de 45 empresas que juntas empregam mais de 21 mil pessoas. Camila é conhecida por ser sócia-fundadora da G2 Capital, empresa focada em tecnologia. Ela é uma das maiores investidoras-anjo do país, investindo em startups com alto potencial de crescimento. Camila também é fundadora da Ela Vence, plataforma para o desenvolvimento de lideranças femininas, e também trabalha como colunista do Estado de São Paulo e da Forbes.
    O Título Benemérito foi aprovado na Alerj através da Resolução 682/21, de autoria de André Ceciliano em conjunto com a deputada Martha Rocha (PDT). Segundo Camila Farani, esta foi a maior homenagem de sua carreira.
    "Quando comecei, não tinham associações comerciais com conselhos de mulheres; na Firjan não havia conselho de mulheres. Não tinham deputados defendendo a causa, como André Ceciliano e Martha Rocha. Isso é um processo histórico e de pessoas que ajudaram a chamar a responsabilidade para si e falarem mulheres, vocês também podem empreender. Independentemente do que aconteça, a mulher pode fazer acontecer. Nunca se falou tanto de empreendedorismo feminino. Hoje, 48% das empresas abertas são lideradas por mulheres, de acordo com o Sebrae. Isso me enche de orgulho e de realização", disse a empresária.
       Já Martha Rocha destacou que Camila é uma das 500 personalidades da América Latina. "Quando olhamos a trajetória da Camila, vemos o seu esforço de fortalecer pequenos negócios. Ela tem uma atuação digital, inclusiva, transparente, verde e feminina. Muito bom que a rede empreendedora do país pense nas mulheres. Hoje, um terço das mulheres brasileiras são mães solo. Isso quer dizer que as famílias dependem, exclusivamente, dos salários dessas mulheres", ressaltou a parlamentar.
    Também estiveram presentes ao evento o primeiro vice-presidente da Alerj, deputado Jair Bittencourt (PP), e o secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca.

quarta-feira, 12 de janeiro de 2022

Quiproquó

A coluna Radar, da revista Veja e assinada pelo jornalista Robinson Bonin, diz que o ministro do Supremo, Alexandre Moraes, pediu para a Procuradoria Geral da República se manifestar em relação ao pedido dos advogados do ex-governador Wilson Witzel, eles que entraram com um agravo de instrumento para a volta ao cargo de governador. Vamos acompanhar para ver se vai render quiproquó.
É bom lembrar que se houver essa permissão o Witzel poderia até tentar concorrer com base na decisão.   

Prefeito edita medida que mantém a redução dos salários até 30 junho

      Por Almeida dos Santos

        O prefeito Rogerio Lisboa publicou, no Diário Oficial de hoje, uma medida (DECRETO N.º 12.589 DE 10 DE JANEIRO DE 2022) que ampliou o prazo da Lei 4.524, datada de agosto de 2015, até o dia 30 de junho deste ano. Quem se der ao trabalho de verificar o teor desta lei descobrirá que é aquela publicada pelo ex-prefeito Nelson Bornier, em agosto de 2015, reduzindo os salários dos secretários, subsecretários e demais cargos correspondentes, bem como os dos cargos comissionados. A redução foi de até, em alguns casos de cargos como os de secretários, de 20% dos salários brutos fixados por Lei Municipal. No caso do salário do próprio prefeito, a redução permanece em 30% até o dia 30 de junho, junto com os demais cargos.

    Em outras palavras, os vencimentos (salários)  destes cargos voltariam a ter os mesmos valores (salários) que o de janeiro de 2013, ocasião que foi publicada a lei que fixava os os salários dos secretários, dos subsecretários, cargos comissionados e demais membros. Com a medida publicada hoje o prefeito estende até o dia 30 de junho a permanência dos valores recebidos atualmente por esses cargos.

    O que isso significa? Acredito que após 30 de junho os salários poderão retomar os valores de 2015 e sem os descontos. Não se trata de aumento instituído em véspera de eleição, mas sim o fim do prazo de uma lei que reduz salários. Vale lembrar que a medida que está em vigor afeta os cargos em comissão. 

 

terça-feira, 11 de janeiro de 2022

Superintendência de Vigilância Ambiental de Nova Iguaçu realiza desinfecção na sede da Câmara

Servidores do Controle de Vetores desinfetando a entrada da Câmara


    Todas as dependências da Câmara Municipal de Nova Iguaçu passaram pelo processo de desinfecção, esta manhã (11). A medida foi tomada pela Casa para previnir o contágio pelo corona vírus.
    "Infelizmente, novamente está aumentado o número de pessoas infectadas pela Covid em nossa cidade, como em todo mundo. Precisamos continuar com as medidas sanitárias de prevenção", afirmou o presidente da CMNI, Dudu Reina.
    O presidente lembrou a importância do uso de máscara e lavagem das mãos, assim como evitar aglomerações, para que não voltemos ao cenário do passado, com mortes e sobrecarga do sistema de saúde.
    Servidores do Controle de Vetores da Superintendência de Vigilância Ambiental (SUVAM), da Prefeitura Municipal, realizaram o trabalho.
    A Câmara de Nova Iguaçu continua com seu funcionamento nornal.

"Habemos" elevador!

Por Claudia Maria 

Parece que a Câmara de Vereadores de Nova Iguaçu finalmente vai ter o elevador funcionando. Depois de mais de 10 anos parado o atual presidente, Dudu Reina, conseguiu viabilizar a obra. Pelo jeito logo teremos boas notícias.

Instituto de Arqueologia Brasileira acompanha o início dos trabalhos de prospecão e monitoramento arqueológico da reconstrução da senzala da fazenda São Bernardino

    


Nas fotos o secretário de Cultura de Nova Iguaçu, Marcus Monteiro, 
aparece acompanhando os trabalhos

       Hoje, dia 11 de janeiro, foram iniciados os trabalhos de prospecção e monitoramento arqueológico das obras de reconstrução da senzala da fazenda São Bernardino a cargo do Institito de Arqueologia Brasileira, sob a coordenação direta de seu presidente, Prof, Dr. Ondemar Dias, uma referência na arqueologia mundial.
    O trabalho só foi iniciado após a publicação da Portaria Autorizativa do IPHAN no Diário Oficial da União em 20 de dezembro passado. As obras de reconstrução só podem iniciar após esta etapa e o cronograma dependerá da quantidade de material arqueológico encontrado e das condições climáticas.
    A Prefeitura da de Nova Iguaçu, através dsa Secretaria Municipal de Cultura, em seu Programa de Recuperação e Restauro do Patrimônio Cultural Iguaçuano, segue rigorosamente as recomendações e determinações dos orgãos de patrimônio no intuito de atender a normas legais e a qualidade das intervenções.

Alô Alerj aumenta 232% comparando 2021 com o ano de 2020

    Canal de comunicação entre o cidadão e a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, o Alô Alerj realizou 13.985 mil atendimentos em 2021, um aumento de 232% no comparativo com o ano anterior em que foram feitos 4.200. O assunto mais demandado pela população por meio do serviço foi o Supera RJ, com 3.797 solicitações de informações sobre o benefício. Foi implantado, ainda, o sistema SAC ZAP, que melhorou ainda mais o prazo de resposta ao cidadão.
    Entre as principais dúvidas sobre o programa Supera RJ atendidas pelo Alô Alerj estão, por exemplo, questionamentos sobre as regras para conseguir empréstimo para empresas, a liberação do cartão para movimentação bancária dos recursos, e a obtenção do vale-gás, um benefício adicional de R$ 80 que foi aprovado pela Casa e entrou em vigor em outubro de 2021.
    Cerca de 80% dos acessos ao Alô Alerj foram feitos pelo WhatsApp e o restante (20%) pelo site www.aloalerj.rj.gov.br ou pelo telefone 0800-022-0008. Outro assunto também muito procurado no Alô Alerj ao longo do ano passado, com 1.325 registros, envolve questões de consumo. Vale lembrar que o Ônibus do Consumidor da Alerj voltou a funcionar em junho do ano passado com atendimento itinerante à população.
    Na área de Saúde, assuntos relacionados à pandemia do novo coronavírus também geraram grande procura do Alô Alerj: a maioria dos 473 registros foi para tirar dúvidas sobre o calendário de vacinação e como conseguir a segunda via do comprovante de vacina, especialmente após a exigência do passaporte sanitário para acesso a determinados locais no estado.
    Direitos garantidos aos servidores públicos estaduais também produziram grande procura ao Alô Alerj - a maioria queria saber quais leis o Parlamento Fluminense aprovou em 2021, especialmente no âmbito das emendas apresentadas dentro do novo Regime de Recuperação Fiscal ao qual o estado aderiu, após muitos debates promovidos pela Casa. Defesa e proteção dos animais foi um tema também recorrente no Alô Alerj: onde denunciar maus tratos e como resgatar animais soltos nas ruas foram as principais dúvidas dentre os 418 registros.
    Informações sobre novas leis aprovadas pela Alerj também foram recorrentes no período. Muitos acessaram o serviço com dúvidas referentes à aprovação de algum projeto de Lei em tramitação na Casa ou sobre a vigência de leis específicas. Houve também questionamentos sobre como apresentar uma sugestão de lei, o que já pode ser feito por meio do aplicativo LegislAqui, que passou a funcionar em setembro de 2021.

Trampolim

O ex-presidente da Câmara, Filipinho Ravis (Solidariedade) poderá ser candidato nesta eleição. E não só ele. Há o Carlinhos BNH (PP) e o Waguinho Neguinho (Patriota) também, conforme se fala nos bastidores. Hoje a Câmara é composta de 11 vereadores e caso se confirmem as candidaturas destes e aparecer mais um como candidato, se não for inédito, ao menos será diferente na história do parlamento local. Não é comum uma Câmara ter cerca de 1/3 dos representantes candidatos para estadual e ou federal na mesma legislatura. Com isso os suplentes de vereador começam a sonhar!

segunda-feira, 10 de janeiro de 2022

Governo precisa reagir

Por Almeida dos Santos

A variante ômicron é mais transmissível, conforme alertam alguns especialistas. Mesmo assim nas ruas de Nova Iguaçu muitas pessoas estão andando sem as máscaras e fazendo aglomerações. É um perigo quando vemos que os casos de Covid-19 voltaram a crescer no estado. Parece que relaxamos nas fiscalizações, afinal é possível ver pessoas sem máscaras até no inteior das lojas e demais estabelecimentos, bem como em transporte público. O próprio prefeito Rogerio Lisboa, ele que é cheio de "não me toque" - corretamente - e usa álcool e proteção facial, foi vítima do contágio. Agora imagine quem não está usando nenhuma proteção e está positivo para Covid-19, porém assintomático, e andando por aí frequentando locais de aglomeração.

Seria sensato que voltassem as campanhas de orientação nas ruas, não apenas nas redes sociais. Pedir as pessoas para usarem máscara, caso estejam sem. Lembrar os estabelecimentos da necessidade do álcool disponível para os clientes. Orientar os agentes a conversar com pessoas que se encontram assim, desprotegidas, não só por elas. Mas para evitar que, caso estejam com Covid-19, ao menos estejam usando barreira para diminuir a transmissão . Não podemos relaxar quanto as medidas de coscientização e alertar sobre o que ainda estamos passando. O governo, neste caso, precisa reagir

Muita chuva e pouca estrutura

Por Claudia Maria

Além de todos os problemas que as chuvas trazem, ainda temos um outro que pouco chama atenção mas que é importante. A maioria dos abrigos de ônibus estão caindo as pedaços em Nova Iguaçu. Então, esperar o ônibus é sempre momento de ficar em baixo de chuva. Ninguém merece.

ALERJ PUBLICA DECRETO QUE SUSPENDE LICENÇA DO INEA E IMPEDE OBRAS NO AEROPORTO SANTOS DUMONT

    A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) suspendeu, nesta segunda-feira (10/01), os efeitos da licença emitida pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) que autorizava a realização de obras estruturais no aeroporto Santos Dumont. O Decreto Legislativo 20/21, de autoria original do presidente da Alerj, deputado André Ceciliano (PT), publicado no Diário Oficial do Legislativo, impede, entre outras obras, a ampliação das pistas de pouso e decolagem do Santos Dumont sobre a Baía de Guanabara, com o uso de estacas a serem fixadas nas duas cabeceiras – a medida foi aprovada pelo Parlamento, em dezembro passado, por meio do Projeto de Decreto Legislativo 65/21.
    "O argumento é de que esse tipo de construção é vedada tanto pela Constituição Federal quanto pela Lei Estadual 1.700/90. Essas legislações já impediram, anteriormente, a ampliação das pistas do aeroporto e a construção de estruturas na Marina da Glória", justificou Ceciliano, observando que as obras propostas têm a finalidade de supervalorizar a privatização do Santos Dumont, que poderá operar voos internacionais e ter a grade de viagens nacionais ampliada. Além disso, acrescentou o parlamentar, a licença foi concedida sem os estudos de impacto ambiental e a realização de audiências públicas como determina a lei.
    Segundo Ceciliano, a licitação previa o aterramento de parte da Baía de Guanabara, área de preservação permanente, cuja manutenção está prevista na Constituição do Estado do Rio de Janeiro. De acordo com ele, a luta da Alerj é para que o governo federal mude o modelo de concessão do Santo Dumont.
     “A concessão da forma como está proposta quebrará o Galeão, que tem apresentado subutilização há tempos e perdido espaço para o Santos Dumont. Defendemos que o Santos Dumont seja destinado apenas para viagens de um raio de até 500 km, além da ponte aérea Rio-Brasília-São Paulo. Já o Galeão, tendo em vista suas características, deve ser dedicado a voos domésticos mais longos e viagens internacionais, além de terminal de cargas, fundamental para a economia do estado”, disse Ceciliano.
     Em dezembro de 2021, a Alerj apresentou denúncia ao Tribunal de Contas da União (TCU) quanto ao modelo de concessão do aeroporto Santos Dumont, cujo edital foi estabelecido pelo governo federal. O documento aponta ilegalidade no processo e pede liminar para suspender o procedimento licitatório coordenado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), assim como a anulação do edital após julgamento do mérito do caso. A denúncia ainda reforçou que não havia motivos para se modificar a estrutura do Santos Dumont.

Edital de concessão

    A Anac aprovou em dezembro do ano passado minuta do edital de concessão do Santos Dumont que ainda incluiu outros 15 terminais. A expectativa da União é realizar o leilão no primeiro semestre de 2022.
    No entanto, autoridades e associações do Rio de Janeiro pediram à Anac que o documento fosse modificado, por temerem um esvaziamento do Galeão. Contudo, a única mudança no edital apresentada pela Agência Nacional foi a ampliação de três para cinco anos no tempo de obras de infraestrutura nos aeroportos a serem licitados.
    Além do presidente da Alerj, assinam o decreto como coautores os seguintes deputados: Luiz Paulo (Cidadania), Martha Rocha (PDT). Dionísio Lins (PP), Samuel Malafaia (DEM), Gustavo Schmidt (PSL), Bruno Dauaire (PSC), Val Ceasa (Patriota), Zeidan (PT), Bebeto (Pode), Brazão (PL), Carlos Minc (PSB), Valdecy da Saúde (PTC), Lucinha (PSDB), Eurico Júnior (PV), Waldeck Carneiro (PT), Enfermeira Rejane (PCdoB), Delegado Carlos Augusto (PSD), Jair Bittencourt (PP), Dr. Deodalto (DEM), Wellington José (PMB), Ronaldo Anquieta (MDB), Sérgio Fernandes (PDT) e Luiz Martins (PDT).

Finalmente falou

Por Almeida dos Santos 

Finalmente Luiz Carlos Nobre Cavalcanti, secretário municipal de Saúde, resolveu "falar" de Covid-19 nos releases da Prefeitura. Um grande avanço. No dia 8 escrevi aqui que o moço era "discreto", como me disse uma fonte. Não cai bem para um secretário municipal de Saúde ficar em plena pandemia sem dar declarações das ações que estão sento feitas no município. Mas hoje o moço quebrou a timidez e algum assessor ou assessora intrépida conseguiu tirar dele as declarações sobre o que a saúde municipal está fazendo em relação à Covid-19.

Nova Iguaçu conta com 17 postos de testagem para detecção da Covid-19

    A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Nova Iguaçu está disponibilizando 17 locais de testagem para detecção da Covid-19. São cinco Unidades de Pronto Atendimento municipais (Upas) e 12 Clínicas da Família ou Unidades Básicas de Saúde (UBS) localizados em diversos bairros para atender a população. Não é necessário apresentar pedido médico para fazer o teste.
    Pessoas que apresentam sintomas associados à doença, como febre, falta de ar, tosse persistente, coriza e dores no corpo, devem buscar atendimento de emergência nas Upas, que funcionam durante 24h, onde farão o teste e o resultado será liberado no mesmo dia. Já os que estão assintomáticos, mas desejam fazer o exame de swab antígeno, podem procurar as Clínicas da Família ou Unidades Básicas de Saúde de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Para este público, o resultado estará disponível em até dois dias.
    “Estamos observando diariamente os dados da Covid-19 no município e a procura por testes. Disponibilizamos 17 postos de testagem e pedimos à população que procure as clínicas da família ou unidades básicas de saúde caso não haja sintomas. Quem apresentar sintomas respiratórios deve buscar uma das cinco Upas municipais, passar por uma avaliação médica e fazer o swab antígeno”, reforça o secretário municipal de Saúde, Luiz Carlos Nobre.
    A lista com os locais de testagem 24h e com os que funcionam de segunda a sexta-feira estão disponíveis através do link: http://www.novaiguacu.rj.gov.br/semus/testes-de-covid/

Locais que fazem testagem da Covid-19

Atendimento 24h

Upa 24h Arquiteta Patrícia Marinho, no Jardim Paraíso, Upa 24h Carlinhos do Tinguá, Miguel Couto, Upa 24h Gisele Palhares, Vila de Cava, Upa 24h Comendador Soares e Upa 24h Austin Dr Moacyr A. de Carvalho.

De segunda a sexta-feira, das 8h às 16h

Clínica da Família Aliança, Clínica da Família Dom Bosco, Clínica da Família Emília Gomes, Clínica da Família Maraú, Clínica da Família Miguel Couto, Clínica da Família Marco Pólo Gouveia Pereira (Ambaí), Clínica da Família Km 32, Km 32, USF Jardim Iguaçu, USF Vila Operária, UBS Jardim Paraíso, Polo de Testagem anexo á UFFRJ de Nova Iguaçu e Centro de Saúde Dr. Vasco Barcellos.

Rogerio Lisboa volta ao trabalho

 O prefeito Rogério Lisboa publicou hoje, nas suas redes sociais, que está recuperado da Covid-19. Ele estava afastado da função desde 14 de dezembro. Quem respondia interinamente pela Prefeitura de Nova Iguaçu era o presidente da Câmara Municipal, o vereador Dudu Reina. 

sábado, 8 de janeiro de 2022

Confesso que não entendo

 Por Almeida dos Santos

     Através da Portaria 219, de 5 de maio de 2021, o prefeito Rogerio Lisboa exonerava o Manoel Barreto, hoje secretário municipal de Governo, e nomeava em seu lugar o atual o médico Luiz Carlos Nobre Cavalcanti. A publicação da portaria se deu no dia 6 de maio e vai completar um ano. Por enquanto são 8 meses que Luiz Carlos Cavalcanti está no cargo. O que chama a atenção é que a nomeação aconteceu no meio da pandemia e de lá para cá, quem imaginava que o novo secretário teria um diálogo mais frequente com a população, se enganou profundamente.
    É bem verdade que, segundo fontes, o moço que tem ligação com o deputado federal Dr. Luizinho é muito calado. Ou como disse a fonte: "discreto". Mas, ao ocupar um cargo público por mais de 8 meses, acredito que ele já tenha tomado pé da situação da Saúde em Nova Iguaçu e poderia se fazer mais conhecido da população. Afinal o cargo que ocupa é técnico, mas dentro de uma administração pública . Mas não é só isso. O silêncio do secretário nos releases sobre saúde, em especial sobre este momento do aumento de casos no estado em razão da variante Ômicron, já está ficando estranha a razão de agir assim.
     Desde quando começaram os registros dos casos de Covid-19, no ano passado, o prefeito era quem dava as notícias. Porém, o Manoel Barreto, que assumiu a função se secretário de Saúde em 29 de junho de 2018, costumava falar sobre o tema e frequentemente aparecia nas redes sociais visitando as unidades de saúde, inclusive esteve muito dedicado às reformas e reabertura do Hospital Iguassú.
        Não estou fazendo nenhum juízo de valor sobre o secretário, coisa ou loisa qualquer. Mas ele está muito escondido quando o aumento de casos de Covid-19 estão explodindo. Esse silêncio, confesso, ainda tento entender...

Hospital Iguaçu

Por Claudia Maria

A reforma da Associação Caridade Hospital Iguassu está quase no final. Segundo informações da Prefeitura, a obra está 60 por cento pronta mas ainda não tem data para terminar. A proposta é fazer do hospital uma maternidade, como foi durante anos, e a Mariana Bulhões será um centro de cirurgia eletiva. Para isso, também deve entrar em reforma. A população espera ansiosa pela reabertura do Hospital Iguassu que ficou 12 anos fechado.


 

sexta-feira, 7 de janeiro de 2022

Hospital Geral de Nova Iguaçu alerta para os cuidados e a prevenção do AVC

    Levar uma vida saudável, ter alimentação balanceada, praticar exercícios físicos regularmente, fazer exames e consultas de rotina são algumas das práticas fundamentais para cuidar da saúde. Isso ajuda a evitar o aparecimento de doenças, como o Acidente Vascular Cerebral ou Encefálico (AVC ou AVE). No Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI), uma das principais emergências da Baixada Fluminense, o número de pacientes diagnosticados com a doença chama a atenção e liga o sinal de alerta, pois essa enfermidade pode ser prevenida.
    Entre os dias 22 de dezembro de 2021 e 6 de janeiro de 2022, o HGNI registrou 120 atendimentos de pacientes diagnosticados com AVC. Cerca de 65% dos casos são isquêmicos, quando ocorre a obstrução na circulação do sangue para parte do cérebro, e 35% hemorrágicos, quando há o rompimento da artéria. A doença pode provocar um tempo de internação que varia de uma semana até dois meses, além da reabilitação que deve ser feita devido às sequelas, como paralisia, dificuldade em movimentar a perna ou o braço do lado afetado, entre outros.
    “A internação por AVC ou AVE, infelizmente, é comum aqui no HGNI e traz um impacto grande para a saúde do paciente pelas sequelas e pelo tempo de internação. Buscamos estudar o perfil epidemiológico de cada caso, cuidar e orientar sobre a prevenção para evitar que isso possa acontecer mais uma vez” explica o diretor-geral do HGNI, Joé Sestello.
    Conhecido popularmente como derrame, o AVC é considerado silencioso por se desenvolver ao longo dos anos devido ao surgimento de doenças como a hipertensão, diabetes e obesidade. Elas estão associadas ao uso excessivo de sal, açúcar, gordura e o hábito de fumar. Há também condições que não podem ser modificadas, como casos genéticos e de pacientes com doenças renais crônicas que podem ter chances de sofrer o AVC. Porém, os cuidados podem ser feitos em Clínicas da Família ou postos de saúde, com consultas de rotina, aferição da pressão arterial, da glicose e exames de sangue.
    “No início, condições como a hipertensão arterial, diabetes e o hábito de fumar, que são fatores de risco, não incomodam. Quando passam a incomodar podem se tornar um sério problema. Por isso é importante fazer consultas médicas e alguns exames complementares de rotina para identificar e tratar os sinais e sintomas precocemente”, destaca o neurologista do HGNI, Carlos Henrique Melo Reis.

Rapidez no socorro é fundamental

    Reconhecer os sinais do AVC é fundamental para ajudar a salvar a vida de quem inicia um quadro da doença. Entre os sintomas estão a fraqueza, paralisia parcial ou total de um lado do corpo, alteração ou perda momentânea da visão em um dos olhos, dificuldade para falar, lábio torto, desequilíbrio, tontura, dores de cabeça persistentes e alterações de sensibilidade.
    Caso uma pessoa apresente estes sintomas, é fundamental buscar um atendimento de emergência o mais rápido possível. Na unidade hospitalar, o paciente fará exames de imagem, laboratoriais, terá acompanhamento médico com o clínico, neurologista e outras especialidades, se houver necessidade, para receber os cuidados adequados.

Ciúme eleitoral

Uma coisa comum de se ver são os prefeitos (líderes políticos detentores de votos ou chamados caciques) caminharem ou aparecerem com os seus candidatos em períodos de pré-campanha e campanha eleitoral. Eles fazem uma  uma espécie de "colação de imagem" para influenciar o eleitorado. Marketing para uns que usam como propaganda. A transferência de votos - por associação de imagem - é muito usada nas estratégias de campanhas. Mas Rogerio Lisboa tem, pelo menos, só para deputado federal, três nomes que ele dará apoio. Mas só saberemos como será esse tipo de apoio com o decorrer do tempo e o avançar das campanhas. Será que ele vai colar imagens com os seus candidatos ou terá um preferido? Se escolher um,  a ciumeira que já não é pouca vai se potencializada. Se escolher mais de um para colar imagem, aí é que o quiproquó será formado na base. Se há uma coisa que existe no meio político é a tentativa de domínio da imagem de alguém que representa a figura de liderança para exibir o seu apoio. Lisboa sabe disso. Só que os três candidatos a deputado federal, que são eles: Luizinho, Juninho e Henrique Paes, têm potencial para serem eleitos e todos eles têm boa relação com o prefeito. Como são três candidatos simpáticos para ele, o que sugiro é um implante de mais um braço. 

Ps.: O que pode parecer brincadeira essa nota, fazendo uma leitura política, entenderão que um terceiro onde dois reinam é uma forma de pulverizar. Entendedores entenderão. 

  

Parabéns, liderança!

 Hoje é aniversário do amigo de longa data, Rogério Costa, ele que é subsecretário de Cultura de Nova Iguaçu. Um fraterno abraço deste Blog e o desejo de muito sucesso, saúde e paz!

quinta-feira, 6 de janeiro de 2022

Os federais mais votados em Nova Iguaçu na eleição de 2018

 Aqui está a lista e a votação em Nova Iguaçu dos 6 candidatos a deputado federal mais em 2018. Em primeiro lugar vem o Dr. Luizinho (PP), ele que na ocasião não era aliado do prefeito Rogerio Lisboa e mantinha a influência na secretaria de Saúde do Estado. Luizinho conseguiu nas urnas iguaçuanas nada menos do que 31.188 votos. Depois dele vem Juninho do Pneu (DEM), ele que obteve 25.1978 votos após deixar a presidência da Câmara de Vereadores e concorrer como aliado do prefeito ao cardo de deputado federal e que foi eleito. .

Na onda bolsonarista, Hélio Lopes, do PSL, foi o terceiro mais votado na cidade. Hélio obteve 19.046 votos. Um ilustre desconhecido que se tornou o mais votado deputado do estado, com 345.234 votos no território fluminense. Ou seja, Hélio não teve nem 10% dos seus votos em Nova Iguaçu. E a deputada Rosângela Gomes, que na época correu pelo PRB, teve nada menos que 13.869 votos. Foi a quarta mais votada e o reduto de Rosângela sempre foi Nova Iguaçu, com influência na Igreja Universal.

Na lista, a quinta mais votada em Nova Iguaçu para deputado federal foi a Flordelis (PSD), que obteve aqui nada menos do que 11.033 votos. Depois dela aparece o nome da Daniela do Waguinho, que teve em Nova Iguaçu a influência do marido, prefeito de Belford Roxo, cidade que faz divisa com Nova Iguaçu.

Olhando essa lista é possível ver o conservadorismo do voto iguaçuano, isso no que se refere a deputado federal. Esse conservadorismo ou voto da direita se evidencia no percentual de votos que o Bolsonaro conseguiu para presidente. No segundo turno o Bolsonaro obteve nada menos que 72,48% dos votos válidos na cidade, atingindo o total de 291.877 votos. 

Hoje, evidentemente, o cenário é outro. Mas olhando a eleição passada para deputado federal é possível ver que exceto para aqueles que contam com o apoio da máquina, candidato que firmar base e apostar todas as suas fichas somente na cidade de Nova Iguaçu, ela que é a capital da Baixada, estará sujeito a ter que disputar com outros tantos que aqui investem e pulverizam dividindo muito os votos para federal.