sábado, 18 de setembro de 2021

Nova Iguaçu ganha novo espaço do artesanato

 




    “Definir o artesanato é complexo por ser algo que vem da alma, da identidade do artesão. É como a essência que é tirada de cada um de nós e matéria-prima para produzir o perfume das peças. É uma honra ser artesã. Sou grata ao suporte que recebemos da Fenig ao valorizar e fazer conhecer nosso trabalho”, palavras de Luciana Durval, uma das coordenadoras do “Fenig Mais Top Espaço do Artesanato” aberto nesta sexta-feira (17), no terceiro piso do TopShopping, no Centro de Nova Iguaçu. A loja no shopping volta totalmente revitalizada, estabelecendo um novo modelo de negócio para potencializar ainda mais o já reconhecido artesanato da cidade.
    O novo espaço conta com produtos de 50 artesãos do Programa Municipal de Artesanato da Prefeitura de Nova Iguaçu, através da Fenig, a Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu. Luciana Durval coordena o espaço junto com Márcia Maia e Igor Ferreira de Sousa. Ela destaca a oportunidade de alcançar vários públicos e a variedade de produtos e técnicas. “As pessoas vão encontrar muitos produtos para presentes, há também muitos produtos para crianças e para uso pessoal. A coisa mais fofa é que o artesanato é um produto feito à mão, com carinho e arte. Temos produtos em crochê, macramê, decupagem, pintura em tecido, bijus, roupas para bebês, saboaria, velas, bolsas, muitas opções”, disse Luciana. Haverá também oficinas de artesanato ensinando várias técnicas para o público em geral.
    O presidente da Fenig, Miguel Ribeiro, destaca que essa loja é uma grande conquista para Nova Iguaçu e para o Programa Municipal de Artesanato. “O artesanato tem sido uma pauta que nós temos dado muita atenção porque hoje é uma geração de renda e de emprego e, sobretudo, interligado ao meio-ambiente e à cultura. Essa parceria firmada entre a Prefeitura, através da Fenig, o TopShopping e o Sebrae é uma demonstração de que parcerias público-privadas dão certo e cria mais uma oportunidade para que os artesãos tenham resultados positivos.
    O Programa Municipal de Artesanato da Prefeitura de Nova Iguaçu conta com 2.000 artesãos cadastrados. Uma das principais realizações da Fenig, o Programa tem ações vitoriosas que fortaleceram o trabalho dos profissionais, o desenvolvimento humano, e a geração de trabalho e renda, para centenas de famílias.
      Além de criar espaços de trabalho integrados com os artesãos, a FENIG fornece cursos, seminários e oficinas e diversas ações de formação continuada que ajudam os artesãos a alavancar seus negócios em espaços físicos e no mundo digital.
     São cinco feiras de artesanato: Praça Rui Barbosa, Praça Antônia Flores, Morro Agudo, Km32 e Praça da Bíblia, em Miguel Couto. Além disso, os artesãos tem agora dois espaços fixos importantes. A nova loja “Fenig Mais Top – Espaço de Artesanato”, no terceiro piso do TopShopping, no Centro de Nova Iguaçu. Há também, o Kiosque das Artes, em Morro Agudo, que está há 3 anos, proporcionando geração de renda para diversos artesãos.
     A FENIG formou parcerias para oferecer descontos em vários estabelecimentos da cidade para artesãos cadastrados no Programa. Com a carteirinha, os artesãos fortalecem a sua referência profissional e também têm espaço permanente em vários eventos sociais, culturais e esportivos da Cidade como a Feira Iguassú, Corrida e Caminhada de Combate ao Câncer de Mama e a Corrida da Longevidade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.