As Comissões de Cultura e de Trabalho, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), realizam audiência conjunta nesta segunda-feira (20/09) para debaterem sobre o projeto de lei 1.688/19, que institui o título de Mestre da Cultura Imaterial. Ele é voltado a cidadãos que tenham conhecimentos ou técnicas necessárias para a produção e salvaguarda da cultura tradicional popular fluminense. O encontro será às 14h e terá transmissão pela TV Alerj.
“A preservação das manifestações das culturas populares no estado é uma das prioridades da nossa Comissão. Folias de Reis, Jongo, Capoeira, Ciranda, Bois e muitas outras são presentes em nossos municípios. Existem as leis relativas ao Patrimônio Cultural Imaterial, o Inepac está regulamentando a metodologia de registro desses bens culturais, e estamos participando disso. Mas não há manifestação sem as pessoas que fazem os brincantes, os participantes delas e quem lidera são os mestres e mestras, que geralmente transmitem o conhecimento e ajudam na permanência daquele grupo. Nessa audiência, discutiremos o projeto de lei que traz o reconhecimento dessas importantes figuras”, declarou o deputado Eliomar Coelho (Psol), presidente da Comissão de Cultura.
Na reunião, serão ouvidos os institutos de patrimônio, Iphan e Inepac; e representantes dessas manifestações populares. Também serão recolhidas ideias e contribuições ao projeto de lei através do e-mail: comissaocultura.alerj@gmail.com.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.