Felipe Braida e Leandro Alvim, professores do Departamento de Ciência da Computação do Instituto Multidisciplinar da UFRRJ, ambos do campus de Nova Iguaçu, dão prova do quanto se investir em pesquisas é fundamental. Eles desenvolveram uma ferramenta chamada de XRayCovid-19, que é uma espécie de aplicativo que faz uso de Inteligência Artificial no auxílio para diagnosticar o Covid-19. O sistema está em fase experimental, porém apresentação bons resultados.
É que o sistema compara e avalia os padrões associados, através de radiografia, as imagens que possuem padrão associado à Covid-19 e à pneumonia comum ou a nenhuma das duas hipóteses.
Os professores Braida e Alvim também estão em contato com os pesquisadores da área da saúde de diversas universidades e centros de pesquisas no propósito de estabelecer parcerias para o aperfeiçoamento do sistema.
Vale lembrar que a instalação do campus da UFRRJ em Nova Iguaçu veio de uma luta travada por movimentos sociais e políticos, no que resultou então na instalação de um campus em Nova Iguaçu. No entanto, uma notícia como esta envolvendo os professores que atuam no campus de Nova Iguaçu confirma que se houver investimentos em pesquisas a UFRRJ poderá contribuir muito para o estudo científico na região.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.