Por Almeida dos Santos
Quando parece estar parada em razão do período dos festejos natalinos, é aí que a movimentação política acontece nos bastidores, ocasião em que os acordos são costurados e alinhavados para o ano eleitoral que será o de 2022. Política se faz de grupo e, apésar do estado adiantado das conversações, muita coisa deverá acontecer, inclusive a alteração no quadro de nomes de vereadores que compõem a Câmara.
Inegavelmente o deputado federal Dr. Luizinho (PP) é um dos políticos que goza de mais prestígio na administração do prefeito Rogério Lisboa (PP). E um dos principais aliados dele na Casa é o vereador Carlinhos BNH (PP) que, em 2018, chegou a formar dupla com o Dr. Luizinho quando se lançou a deputado estadual formando dobradinha na cidade. E isso deverá se reperir. Não será surpresa para este blog se Carlinhos BNH se liccenciar para mergulhar fundo numa possível candidatura a deputado estadual. O licenciamento dele não afetaria a base do PP de Luizinho na Câmara. Muito pelo contrário. Entraria outro com as características de trabalhar para garantir a própria titularidade da vaga na Câmara. Falo do Dr. Robertinho Rebouças, o primeiro suplente do PP.
Do outro lado, quem terá que fazer movimentos mais amplos para garantir a reeleição para deputado federal é o deputado Juninho do Pneu (DEM), que não assumiu a vaga de vice. Juninho possui espaço no governo e a CODENI é um lugar onde mantém alguns aliados. Mas isso não será o bastante, no meu ponto de vista, para dar capilaridade a ele nas estrutas da base do governo no campo eleitoral. É aí que a aliança com o deputado estadual Luiz Martins (PDT) poderá fortalecer um pouco mais o Juninho. Luiz Martins foi um aliado fundamental do prefeito Rogério Lisboia na primeira eleição e mais ainda na reeleição. Neste sentido vejo que o Luiz Martins há mais a colaborar com o Juninho do Pneu do que vice-versa. Me refiro ser uma reserva política da base governista que dá um bom suporte ao Juninho.
O deputado estadual licenciado Elton Cristo, que está no cargo de Subsecretário de Infraestrutura do Estado, deverá colher o apoio do governo estadual na campanha para a sua reeleição. Mas ao mesmo tempo que é um aliado do governo Rogério Lisboa, o seu cargo no Governo do Estado o coloca próximo do ex-deputado estadual Max Lemos (PSDB), este que foi adversário de Lisboa nas eleições de 2020 e é o titular da pasta que deverá se licenciar para concorrer a deputado federal. No meu ponto de vista a campanha de 2022 para Elton Cristo apresentará desafios maiores, mesmo com a ascenção que teve ao assumir o mandato.
Se observarmos bem, caso André Cecilaino concorra ao cargo de deputado federal ou mesmo o de senador, será em rzão da sua força que ele construiu. Mesmo assim o prefeito Rogério Lisboa tem com ele a responsabilidade de retribuir a excelente relação que manteve. E põe execelente relação nisso. Muitas vezes André foi a força política que o prefeito Rogério Lisboa precisava. E aí entra outra responsabilidade do prefeito com o André: zelar pela boa relação com Andrezinho Ceciliano, este que poderá vir candidato a deputado estadual.
O que é possível ver, com antecedência, é a grande lista de nomes que o prefeito Rogério Lisboa tem para apoiar. Se conseguirá dar igual apoio a todos, isso só o tempo dirá. Mas uma coisa é certa: não há como ter tanto compromisso e não falhar em alguns casos. E olha que não estou nem colocando aliados que devem se lançar candidato e que também foram importantes na imagem da gestão de Lisboa. Vai ser complicado!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.