“Você com certeza já deve ter parado um dia para fazer uma reflexão sobre o destino do lixo produzido na nossa casa, no nosso bairro. Qual o destino desse lixo? Por isso, a Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu, da Prefeitura Municipal, em parceria com o Instituto Lixo Zero Brasil está realizando esse evento que reúne palestras, oficinas e diversas ações. Lixo Zero é um grande desafio da humanidade e é responsabilidade de cada um de nós. Esse evento ajudará a conscientizar sobre esse tema para o nosso presente e futuro”, afirmou o Presidente da Fenig, Miguel Ribeiro, sobre essa ação inédita em Nova Iguaçu de sustentabilidade e consciência ambiental com foco na meta de Lixo Zero. A ideia é informar e orientar sobre como você pode colaborar por uma cidade mais sustentável. Nesta terça-feira (26) e na quarta (27), a partir das 9h, haverá uma série de atividades no Patronato, na rua Governador Portela, 382, no Centro de Nova Iguaçu, em frente ao Parque Santos Dumont. A entrada é gratuita seguindo os protocolos de distanciamento e uso obrigatório de máscara. No sábado, dia 30, a partir das 8h, haverá uma ação de limpeza e plantio de árvores no Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu.
Especialistas e sociedade estarão reunidos para mostrar como você pode e deve melhorar a qualidade de vida e do ambiente reduzindo a produção de lixo e corretamente encaminhar e reciclar resíduos descartados. É importante lembrar que além de melhorar as condições ambientais e climáticas da cidade e do planeta, trabalhar pelo lixo zero é também uma ação de geração de renda para milhares de trabalhadores como os catadores de latinhas, vidros e papelão, por exemplo. Os artesãos também têm papel importante na reciclagem e criação de vários produtos de qualidade e beleza a partir de matérias-primas descartadas. Na gastronomia, a produção de alimentos orgânicos está gerando milhares de fontes de renda. Na moda, os brechós se tornaram uma alternativa ambiental e mais econômica.
Na programação, além das palestras, haverá oficinas e feiras sustentáveis de alimentos orgânicos, artesanato, produtos de higiene, brechós, doação de livros e plantas e ecoturismo. A Empresa Municipal de Limpeza Urbana, Emlurb, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Secretaria de Assistência Social se juntam ao evento Lixo Zero com instituições como a Coop Carmo e o Instituto EAE.
Programação Semana Lixo Zero – Nova Iguaçu
Terça-feira - 26/10 – Palestras:
9h - Abertura: Mesa redonda - A importância da gestão de resíduos nas cidades - Compromisso Lixo Zero FENIG (INEA /FENIG / SEMAM / EAE / RECICLARJ)
11h - Instituto Lixo Zero Brasil – Embaixadora Lixo Zero Kathelyn Nunes
11h30 – Natureza sem lixo, Abelhas Protegidas e Vidas Saudáveis. Salvando Abelhas, Salvando Vidas - Dir. Técnico da ADAB: Lauro M. Pantoja
12h - Instituto EAE e a Floresta do Pertencimento – Alex Vieira Biólogo, Consultor educador ambiental no instituto EAE
14h- Ações Emlurb – Rebeca Nascimento
15h - Recicla RJ - Fernanda Peralta - Coordenadora do Programa de Coleta seletiva Solidária/ Recicla RJ
15h30 Inclusão Socioambiental - Cooperativa Coopcarmo
Terça-feira - 26/10 – Oficinas:
10h – Oficina de papel de bituca de cigarro reciclada - FENIG
11h - Oficina canteiro de flores – Horto Daiana Baltar Flores
12h - Oficina brigadeiro de aipim – Sociedade alegre agricultura familiar
Quarta-feira - 27/10 – Palestras:
9h - Educação Ambiental – José Arnaldo, Gestor Ambiental e Superintendente na SEMAM
10h - Biodiversidade Iguaçuana e potencial turístico - Fernando Cid, Secretário Municipal de Meio Ambiente de Nova Iguaçu
10h30 - Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu – PNMNI
11h - Empreendedorismo Sustentável - Cabana do Vulcão / Suelen Sathler
12h - Economia circular e a contribuição dos Brechós
14h - Case de sucesso: Educação ambiental comunitária – Luis Fernando - ONG Onda Verde
Quarta-feira - 27/10 – Oficinas:
10h – Oficina de brinquedos com materiais recicláveis / Reciclar e brincar: Baixada Literária
11h - Autocuidado em 10 minutos - BanhoEhBom
12h - Oficina Mapas Cartográficos em 3D – Ricardo Breguelé
13h - Oficina de brinquedos com materiais recicláveis/ Reciclar e brincar: Baixada Literária
Sábado – 30/10 – Ação:
8h – Ação de limpeza e plantio de árvores no Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu
As inscrições gratuitas para todas as atividades podem ser feitas pelo Sympla através do link: https://www.sympla.com.br/primeira-semana-lixo-zero-nova-iguacu__1379744
A Fenig é uma fundação da Prefeitura de Nova Iguaçu, criada em 1976, que fomenta ações educacionais e culturais com foco no desenvolvimento humano, social e econômico e geração de trabalho e renda. Entre as realizações da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu estão o Programa Municipal de Artesanato, o Programa Municipal de Incentivo à Leitura e à Escrita, além de eventos durante o ano todo nas áreas culturais e educacionais como as ações Livros para Voar e Matemática na Praça.
O Instituto Lixo Zero Brasil foi fundado em 2010. Ele representa no Brasil, a ZWIA – Zero Waste International Alliance, movimento internacional de organizações que desenvolvem o conceito e princípios Lixo Zero no Mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.