quinta-feira, 21 de outubro de 2021

ALERJ PARTICIPA DE SESSÃO DO SENADO QUE DISCUTIRÁ PRIVATIZAÇÃO DO AEROPORTO SANTOS DUMONT

    'A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) vai participar da sessão de debates temáticos que o Senado Federal promoverá nesta sexta-feira (22/10) para discutir a privatização do Aeroporto Santos Dumont e o consequente esvaziamento do Aeroporto Internacional Tom Jobim (antigo Galeão). O deputado Luiz Paulo (Cidadania) vai representar o presidente da Casa, deputado André Ceciliano (PT) nessa discussão. O debate será realizado às 10h, com transmissão ao vivo pelo canal da TV Senado no Youtube, e terá a participação dos senadores Carlos Portinho (PL-RJ) e Romário (PP-RJ), que convocaram a sessão.
    “A União deseja uma competição entre esses dois aeroportos (Santos Dumont e Tom Jobim). Isso é uma catástrofe porque esses aeroportos são complementares e não podem competir entre si. O Galeão tem que continuar a ser o aeroporto internacional e de carga e o Santos Dumont tem que ser para voos domésticos e de curta extensão”, disse o deputado Luiz Paulo.
    Participarão também do encontro o prefeito Eduardo Paes; o presidente da TurisRio, Sérgio Ricardo Martins de Almeida; o secretário municipal de Turismo, Bruno Kazuhiro, o diretor-geral da Alerj, Wagner Victer, além de representantes dos ministérios da Economia, Infraestrutura e Turismo, da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), do Governo de Minas Gerais e das companhias aéreas Gol e Latam.

A concessão

    O encontro coloca em pauta os projetos de concessão de aeroportos situados nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo, bem como seus impactos na operação e otimização desses terminais. A proposta de privatização do governo federal para a sétima e última rodada de leilões dos aeroportos tem o Santos Dumont (SDU) como âncora num pacote que inclui o Aeroporto de Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio, e outros três aeroportos regionais de Minas Gerais (Montes Claros, Uberaba e Uberlândia).
    Na avaliação da Alerj, do Governo do Estado, da Prefeitura do Rio e entidades empresariais, o modelo causa enormes prejuízos ao Galeão, conforme foi demonstrado em recente reunião convocada por André Ceciliano para discutir a formação de uma frente parlamentar em defesa do Aeroporto Tom Jobim ante a privatização do Santos Dumont - saiba mais aqui.

Serviço:
Sessão técnica sobre concessão dos aeroportos Santos Dumont e Jacarepaguá
Sexta-feira, às 10h, no Senado Federal
Transmissão ao vivo pelo canal da TV Senado no Youtube

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.