sábado, 31 de julho de 2021

Hospital da Posse precisa de doadores de sangue

Por Claudia Maria

O Hospital da Posse está precisando de doação de sangue. A unidade sempre teve problemas com o banco de sangue mas tudo piorou depois da pandemia. O Hospital da Posse é o maior da região e a dificuldade na doação de sangue pode colocar muitas pessoas em risco. Dúvidas pode ligar para 3779-9900.

Com o tempo

 Ao ocupar o cargo de secretário estadual de Transportes, o deputado federal licenciado, Juninho do Pneu (DEM), tem pela frente desafios que podem atingir os seus objetivos eleitorais em 2022. Com o transporte funcionando precariamente, indiscutivelmente este tema estará presente nos debates das disputas pelo Governo do Estado e, neste caso, é inegável que os postulantes ao cargo de governador vão tecer críticas ao modelo de mobilidade urbana e de transportes hoje vigentes no Estado. Mas caso resolva os problemas que no dia-a-dia afetam a vida da população fluminense recolherá os louros das mudanças. 

Mas outro aspecto precisa ser avaliado daqui até lá. Trata-se de como vai se comportar o governador Cláudio Castro neste período. Ao aceitar ser secretário de Transportes, aceitou também submeter a sua imagem a do governador. Como o tempo veremos se foi um erro ou acerto essa proximidade. 

sexta-feira, 30 de julho de 2021

Transporte caótico

Por Claudia Maria

O dia para quem teve que enfrentar o transporte público hoje na Baixada Fluminense foi infernal. O ramal de Japeri teve problema em Deodoro e Paracambi. O metrô parou. Algumas pessoas levaram mais de cinco horas para chegar em casa. Há anos que a situação é a mesma. Trabalhadores sofrem todos os dias para chegar ao trabalho e voltar para casa. A solução não é melhorar o transporte mas criar mais empregos na região. Atenção para propostas dos candidatos na próxima eleição.

CPI dos royalties vai ouvir empresas que firmaram contrato com a Petrobras

    A CPI da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) que apura a queda na arrecadação de receitas compensatórias da exploração de petróleo e gás vai se reunir nesta segunda-feira (02/08), às 10h, para ouvir representantes da Petronas Petróleo Brasil e da Repsol Sinopc Brasil sobre a execução dos contratos de parceria com a Petrobras no Estado do Rio. A reunião poderá ser acompanhada ao vivo pela TV Alerj.
    “Queremos saber como é aplicada por essas empresas a Resolução número 12/2014 da ANP, que regulamenta os abatimentos das participações especiais, que vêm sendo interpretados sempre a favor das concessionárias e contra o Estado, o município e a União. Hoje, tudo o que a Petrobras exporta de petróleo, 81% deriva do Estado do Rio de Janeiro”, explica o presidente da comissão, deputado Luiz Paulo (Cidadania).

Hospital da Posse atendeu mais de 800 casos de acidente de moto em 2021

 Cerca de 30% dos acidentados de moto precisaram ser internados

    Um levantamento feito pelo Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI) mostra que, de janeiro a junho de 2021, foram atendidos na emergência 1.469 casos de acidente de trânsito, sendo 850 envolvendo moto, o que representa cerca de 60% do total. Pelo menos 254 pacientes, ou seja, quase 30%, precisaram ser internados com diagnósticos que vão desde as graves fraturas dos ossos a traumatismos crânio-encefálico. Estes números geram preocupação na equipe médica pela complexidade dos casos que crescem ano após ano.
    Localizado às margens das principais rodovias que cortam os municípios da Baixada Fluminense, como a Presidente Dutra, o Arco Metropolitano e a Via Light, o HGNI acaba recebendo as pessoas vítimas de acidente de moto nestes locais. Em 2020, ano marcado pelo início da pandemia da Covid-19, os casos continuaram chegando diariamente. Dos 2.273 acidentados, 60% eram ocorrência de moto. Deste total, 27,3% foi internado. Já em 2019, dos 3.108 pacientes que sofreram acidente de trânsito, 55% eram motociclistas ou caronas e, em média, 25% dos envolvidos precisaram de internação.
    A falta do capacete agrava muito a situação do paciente. Uma pessoa que teve traumatismo craniano pode ficar mais de 30 dias internado, passar por mais de uma cirurgia e levar até seis meses para sua recuperação total. Ao lado da fratura de coluna, o traumatismo craniano é um diagnóstico de alta complexidade, que exige maior disponibilidade de recursos. Fraturas de fêmur, expostas e de membros superiores também chamam a atenção.
    “Traumas provenientes de acidente de motocicletas são, na maioria dos casos, de alto impacto e provocam fraturas complexas, sendo mais comuns nos membros inferiores. Grande parte das fraturas são expostas e podem provocar sequelas definitivas. A melhor forma de prevenir é reforçar a educação no trânsito, fiscalizar os pilotos que não sejam habilitados ou que estejam alcoolizados e reforçar a utilização dos equipamentos de proteção individual”, explica o secretário municipal de Saúde, Luiz Carlos Nobre Cavalcanti.
     Uma pessoa que sofre acidente de moto recebe o primeiro atendimento em uma unidade pública, independente de ter convênio médico, e mobiliza toda equipe de plantão da emergência. Ela pode passar por pelo menos seis especialidades médicas diferentes: desde o emergencista, até a ortopedia, neurocirurgia, cirurgia geral, vascular e bucomaxilofacial. Para o HGNI, que é uma unidade que convive diariamente com a superlotação, o acidentado se torna mais um desafio pela complexidade.
      “O leito acaba sendo ocupado por um caso de acidente de moto, que poderia ser evitado com o uso dos equipamentos de proteção, no caso o capacete, e às leis de trânsito. Em média, são de 15 a 20 pacientes em observação por dia, fazendo exames para avaliar a gravidade das lesões. Isso tudo poderia ser prevenido”, destaca o diretor geral do HGNI, Joé Sestello.
      Jorge William Trindade, de 23 anos, enfrentou momentos de apreensão ao se acidentar de moto duas vezes em 15 dias. No segundo, mais grave, foi socorrido para a emergência do HGNI (HGNI) com fratura de fêmur. Precisou passar por cirurgia, ficou internado por oito dias e recebeu alta. Ele relembrou o ocorrido.
      “Quando eu estava pilotando, vi que o motorista do carro à frente me deu passagem para eu seguir. Então eu acelerei e aí senti a pancada. O próprio carro derrubou minha moto ``, recorda ele. “Nunca mais vou pegar em moto. Sofri dois acidentes que me deixaram preocupado. Estou feliz por voltar para casa bem”, conclui.
        Entre as principais causas dos acidentes estão a imprudência do condutor, a falta dos equipamentos de proteção, pilotos sem habilitação e até mesmo a ingestão de bebidas alcoólicas. A maioria dos casos acontece aos finais de semana.

quinta-feira, 29 de julho de 2021

MÊS DOS PAIS TOP SHOPPING

                                                                    Foto: Silas Marques

        O TopShopping em parceria com o projeto Encontro Top Trends e jornal EXTRA/ Coluna ExtraVIP, estará lançando a campanha: "TOP E VIP, É SER SOLIDÁRIO ".
    A ação possui o intuito de arrecadar agasalhos e cobertores que serão doados para instituições sociais que atuam na cidade de Nova Iguaçu.
    A ação da coleta dos agasalhos é uma parceria que envolverá os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) com o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que são atividades realizadas pela Prefeitura de Cidade de Nova Iguaçu/Secretaria de Assistência Social, que desenvolve ações para pessoas em situação de vulnerabilidade social.
    O lançamento da campanha TOP E VIP, É SER SOLIDÁRIO se dará através do lançamento de um editorial de Moda/Patrimônio Cultural - Outono Inverno, da grife Aleatory, com o ator Augusto Vargas, que está no ar na reprise da novela "Prova de Amor" da Rede Record, às 15h. O ator já confirmou presença nos dias 06 e 07 de agosto, na exposição fotográfica, juntamente com seu pai para fotografar com os fãs solidários.

O ensaio fotográfico será realizado pelo consagrado fotográfico Sílas Marques

Maquiagem: Instituto Embeleze
Cabelos e barbas: Walter's Coiffeur
    As locações do editorial possuem como pilar central a temática do patrimônio cultural brasileiro em Nova Iguaçu, RJ, valorizando desta forma nossa história, identidade é memória.
    No TopShopping, os clientes podem depositar os ahasalhos na caixa disponível no Evento Encontro Top Trends nos dias 6, 7 e 8 de Local PÇA DE EVENTOS, 1°piso . As peças arrecadadas serão doadas à Instituições como Casa do Menor São Miguel Arcanjo e outras que, através da prática filantrópica desenvolvem ações de cunho social às famílias em situação de vulnerabilidade na cidade de Nova Iguaçu e entorno.
    O projeto também conta com alunos e professores das oficinas de modelo e manequim, maquiagem e beleza, corte e costura, artesanato e DJ, oferecidos em grupo por faixa etária, que visam fortalecer vínculos familiares e comunitários, proporcionando a criação de novos projetos de vida nestas pessoas.
    Em variadas campanhas ao longo de sua história, o TopShopping reforça seu compromisso com o desenvolvimento local, participando e engajando seus clientes em ações e práticas de responsabilidade social.
  A Campanha do Agasalho "TOP E VIP, É SER SOLIDÁRIO", é uma oportunidade para que, juntos, possamos contribuir mais uma vez para o bem-estar da nossa comunidade.

Inauguração :

TOPSHOPPING

DATA: 06 de AGOSTO de 2021.

HORÁRIO:19h .

Educação patrimonial /Moda

                      Foto: Silas Marques

    Antiga Vila de Iguassú, berço histórico da cidade de Nova Iguaçu é o cenário do Editorial de Moda AleatoryTop / outono - inverno, estrelado pelo ator Augusto Vargas.
    Tais locações como a icônica estrada Real do Comércio, construída por ordem de Dom João VI, para ligar Iguassú a Minas Gerais para escoamento da produção cafeeira, Fazenda São Bernardino (Tombamento IPHAN), Torre Sineira da antiga matriz de Nossa Senhora da Piedade de Iguassú, o antigo porto da praça do comércio, entre outros. 

Nova Iguaçu vacina pessoas de 33 anos nesta sexta-feira (30)

    Nesta sexta-feira (30), pessoas de 33 anos serão vacinadas. Para ser imunizado basta ter em mãos identidade, CPF ou cartão do SUS e comprovante de residência.
Vacinação com a primeira dose:

- Sexta-feira (30/7): Pessoas de 33 anos;

Horário: Das 8h30 às 16h

Segunda dose: Continuará sendo aplicada conforme agendamento de retorno.

Vacinação para Gestantes e pessoas com Comorbidades

- Gestantes acima dos 18 anos com indicação médica - laudo médico;

- Puérperas (mulheres no período de 45 dias pós-parto) e Lactantes (mulheres que amamentam bebês até 12 meses) acima dos 18 anos apresentar certidão de nascimento do bebê;

- Pessoas entre 18 e 59 com comorbidades (necessário apresentar laudo médico com a doença enquadrada nos critérios de comorbidade definidos pelo Programa Nacional de Imunização – PNI) ou receita médica.

Locais: Clínica da Família do Ambaí, Clínica da Família de Austin, Clínica da Família Boa Esperança, Clínica da Família de Cabuçu, Clínica da Família do Caiçara, Clínica da Família Dom Bosco, Clínica da Família Edi Pinto da Silva, Clínica da Família Emília Gomes, Clínica da Família de Jardim Paraíso, Clínica da Família do KM 32, Clínica da Família Maraú – Dirceu de Aquino Ramos, Clínica da Família Marfel, Clínica da Família de Vila de Cava, Clínica da Família Vila Operária, Policlínica de Miguel Couto e Unidade de Saúde da Família Rancho Fundo.

Horário: Das 8h30 às 16h

Observação: Respeitar o intervalo de no mínimo 14 dias entre a vacina Influenza (da gripe) e/ou outra vacina do calendário de vacinação da gestante e a vacina contra Covid-19.

A lista completa com os pertencentes aos grupos de vacinação, documentos que devem ser apresentados para a imunização, os endereços dos 23 pontos de vacinação contra a Covid-19 e o calendário de imunização está em: www.novaiguacu.rj.gov.br/semus/vacinacao-covid/calendario

quarta-feira, 28 de julho de 2021

Patrimônio Histórico em perigo

Por Claudia Maria

O questionamento está nas redes sociais. Ninguém sabe o que será feito da antiga fazenda Cabuçu.
Fazenda Cabuçu que será substituída por empreendimentos imobiliários em breve. Guardem as fotos. Mas antes ficam algumas perguntas e quem souber por favor responda:
1) Há algum projeto de tombamento da sede da fazenda ou vão demolir tudo?
2) Vão fazer só prédios com milhares de apartamentos ou algum Loteamento com infraestrutura, ruas largas e arborização urbana?
3) A prefeitura tem planos de modernização do transporte, como uma estrada nos fundos da fazenda, a extensão da Via Light, pavimentação da Estrada "Antiga" Cabuçu-Queimados (em frente à Porteira) ou só vai liberar as obras e a Estrada de Madureira que sofra?
4) Os novos empreendimentos vem com obrigatoriedade de ETEs (estação de tratamento de esgotos) ou vãos simplesmente jogar os efluentes no Rio Cabuçu?
5) Está prevista a construção de rodoviária pra desafogar a praça, sobretudo dos ônibus da Tinguá que atrapalham o trânsito ou apenas serão feitos prédios e prédios?
6) Há espaço PÚBLICO previsto, como praças, escolas, ciclovias e etc etc ou só aquelas áreas de lazer chinfrin de condomínios populares só para os moradores?

Futuro político

Por Claudia Maria

    Algumas cartas da política na Baixada Fluminense começam a ser jogadas. O presidente da Alerj, André Ceciliano,  deverá ser candidato ao Senado, a deputada estadual por Queimados, Alana Passos, também já mostrou seu interesse por uma cadeira no Senado. A movimentação também é grande para os cargos de deputados federal e estadual. Mas, no caso de Alana Passos, o eleitorado esperava bem mais dela. Mulher mais votada para Alerj se mostrou muito mais interessada em defender os interesses do padrinho Bolsonaro do que fortalecer a política local. Vamos ver qual será a reação dos eleitores.

Prefeitura faz visita técnica à Estação de Rio D´Ouro

    
    A Prefeitura de Nova Iguaçu, através da Secretaria Municipal de Cultura, realizou hoje, dia 28, vistoria técnica na Estação Ferroviária de Rio D'ouro, com vista a ser produzido um minucioso e detalhado relatório do estado da edificação para subsidiar o projeto de restauro deste importante bem cultural iguaçuano e tombado pelo Governo do Estado (INEPAC). A vistoria foi acompanhada por líderes comunitários locais

Efeito Centrão

 A ida do Ciro Nogueira para a Casa Civil é uma movimentação que pode facilitar a vida política e eleitoral do deputado federal Dr. Luizinho (PP-RJ), este que é do mesmo partido que que ele. Ciro Nogueira poderá ficar no cargo até o ano que vem, momento em que teria que se desincompatibilizar para concorrer ao cargo de deputado ou mesmo um outro maior. Mas daqui até lá, com Ciro Nogueira que é o líder do "centrão" na Casa Civil, as portas do governo ficarão mais abertas ainda para os deputados do PP. E se o presidente Jair Bolsonaro colocar os pés na legenda, com certeza a base no Rio terá a máquina a seu favor. 

terça-feira, 27 de julho de 2021

Nova Iguaçu em chamas

Constantemente a Serra de Madureira, como hoje, arde em chamas. Não é um problema de agora e vem de mais tempos. Mas o que chama a atenção é como isso acontece com frequência e não conseguimos implementar um programa que dê fim nessas queimadas. Parece até que já fazem parte do calendário oficial da cidade.

segunda-feira, 26 de julho de 2021

Baixada no Senado

 Por Claudia Maria

O presidente da Alerj, André Ceciliano, está sendo apontado como homem forte do ex-presidente Lula no Rio. Jornais destacaram a matéria hoje e no fim de semana. Com isso, pode ser candidato ao senado nas próximas eleições. Na verdade, a história política de Ceciliano, iniciada na década de noventa, mostra um crescimento e amadurecimento, especialmente nos últimos anos. André assumiu a presidência da Alerj em 2017 em um mandato tampão e, de lá para cá, ele vem se afirmando como grande articulador nos bastidores. Mas, independente de qualquer coisa, se Ceciliano chegar ao Senado será um grande ganho para Baixada Fluminense.

Nova aliança

O ex-presidente da Câmara e reeleito em 2020 como o vereador mais votado, hoje exercendo o papel de primeiro secretário da Mesa Diretora, Filipinho Ravis (Solidariedade), deixou o grupo político do deputado federal licenciado Juninho do Pneu (DEM) para integrar o grupo do deputado federal Dr. Luizinho (PP). Esse tem sido o assunto mais comentado nas rodas políticas da cidade. Fontes dão conta de que Filipinho poderá concorrer nas eleições de 2022 ao cargo de deputado estadual. A conferir!

Alerj debate em live incentivos fiscais a bares e restaurantes

    A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) realiza, nesta terça-feira (27/07), às 11h, live com o presidente da Casa, deputado André Ceciliano (PT), e com o presidente do Sindicato de Bares e Restaurantes (SindRio), Fernando Blower, para falar da Lei 9.355/21, que garante incentivos fiscais do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) a bares e restaurantes até o final de 2032. O encontro virtual será transmitido ao vivo pelo perfil oficial do Instagram da Casa (@instalerj).
     A medida estabelece uma alíquota de ICMS de 3% no fornecimento ou na saída das refeições e de 4% relativa às demais operações. Segundo Ceciliano, autor da lei, é importante fomentar a economia de bares e restaurantes, principalmente em função da crise econômica ocasionada pela pandemia do coronavírus.
    “Nós sabemos que, durante a pandemia, muitas dessas empresas tiveram que fechar. E, se nós não voltarmos com algum incentivo para esse setor, seguramente mais de 25% desses estabelecimentos não vão ter condição de reabrir. Precisamos criar todas as condições para ter um Rio de Janeiro melhor e esperamos reabrir todos os estabelecimentos que foram fechados, além de trazer novos investimentos”, explicou o parlamentar
      A iniciativa do projeto surgiu por meio do SindRio, que lembra que a pandemia de covid-19 impactou o setor, que manteve o pagamento de despesas fixas, como os impostos. “Atualmente, no Estado do Rio, o segmento emprega mais de 170 mil pessoas. Nos últimos anos, mesmo com diminuição do percentual de ICMS, o caixa do Governo do Estado apresentou aumento na arrecadação porque mais empreendedores se regularizaram. Em 2019, mais de R$ 360 milhões foram arrecadados em impostos, cerca de 1% do total arrecadado pelo Estado”, informou o sindicato.

Em Nova Iguaçu, inscrições para a EJA serão retomadas nesta terça-feira

    A Secretaria Municipal de Educação de Nova Iguaçu (SEMED) retoma, nesta terça-feira (27), as inscrições para vagas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para o segundo semestre deste ano letivo. O período de matrícula foi interrompido por duas semanas em função do recesso escolar. Com o retorno das atividades, os interessados terão até o dia 10 de agosto para garantir vaga em uma das escolas municipais que oferecem a EJA.
    Para isso, basta procurar, sempre às terças e quintas, das 9h às 15h, a unidade em que deseja estudar, levando original e xerox, de identidade com foto, CPF, comprovante de residência, declaração ou histórico escolar, duas fotos 3×4, além de comprovante do tipo sanguíneo, uma pasta modelo 17 e o cartão do SUS. Para se inscrever, é preciso ter pelo menos 15 anos completos.
    A EJA conta com um calendário especial. A cada seis meses, o aluno completa uma fase, o equivalente a um ano de escolaridade no Ensino Fundamental. As aulas acontecem no turno da noite, o que possibilita estudar a quem trabalha ao longo do dia. Ao todo, 20 das 143 unidades da rede municipal oferecem a EJA.

As escolas que oferecem a EJA em Nova Iguaçu são*:

Jardim Tropical – E.M. Professor Amazor Vieira Borges

Centro – E.M. Professor Emílio Luiz Pedroso Araújo

Centro – E.M. Monteiro Lobato

Posse – E.M. Dr. Orlando Mello

Cerâmica – E.M. Estanislau Ribeiro do Amaral

Jardim Roma – E.M. Professora Iramar da Costa Lima Miguel

Cacuia – E.M. Souza e Melo

Cabuçu – E.M. Abílio Ribeiro

Cabuçu – E.M. Darcílio Ayres Raunheitti

Parque Boaventura – E. M. Alfredo Pereira de Magalhães

Austin – E. M. Professora Enilza Barros dos Santos Chiconelli

Austin – E. M. Governador Leonel de Moura Brizola

Austin – E. M. Walfredo da Silva Lessa

Santa Rita – E. M. Marcílio Dias

Vila de Cava – E.M. Professora Irene da Silva Oliveira

Miguel Couto – E. M. Janir Clementino Pereira

Miguel Couto – E.M. Professor Ruy Afrânio Peixoto

Cobrex – E. M. Herbert Moses

Marapicu – CIEP 360 Professora Iara Simão Vieira

Prados Verdes – CIEP 187 Benedito Laranjeiras

*A lista com os endereços das unidades escolares pode ser consultada em www.novaiguacu.rj.gov.br/semed/unidades-escolares

domingo, 25 de julho de 2021

Judoca iguaçuana está em Tóquio

 Por Claudia Maria

    Revelada na Academia Liju localizada no bairro Parque Flora, Nova Iguaçu, Thayane Lemos, já se encontra no Centro de Treinamento da seleção brasileira no Japão e realizou os primeiros treinos nesta semana. A judoca foi convocada para a equipe de apoio aos atletas olímpicos dos Jogos de Tóquio.
      Em entrevistas lembrou da sua cidade natal: “Poder representar a cidade a qual eu moro é uma satisfação muito grande, pois eu e meus pais batalhamos muito para poder chegar a um grande passo do meu sonho. Creio que isso é só o início de muitas coisas boas que estão por vir.”
    Thayane também comentou sobre o momento de sua convocação: “Para todo o atleta de judô as Olimpíadas sempre serão um sonho e creio que estou dando um grande passo para o meu maior sonho. Me senti muito feliz e realizada com essa convocação. Pretendo ajudar aos atletas da seleção principal nos treinamentos, e com isso adquirir muita experiência e vivenciar um pouco do que são os Jogos Olímpicos”, disse.

Nova Iguaçu imuniza esta semana pessoas de 33 e 34 anos contra a Covid-19

Repescagem para os grupos que perderam a imunização será no sábado (31)


    A Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) de Nova Iguaçu divulgou o calendário de imunização contra a Covid-19 desta semana. Pessoas de 33 e 34 anos devem ser vacinadas, conforme o dia estabelecido para cada faixa etária. Sábado (31) será o dia de repescagem para quem perdeu a data. Os 23 pontos de vacinação estarão abertos de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h, e no sábado, das 8h30 às 14h.

Confira a faixa etária de vacinação com a primeira dose

- Segunda-feira (26/7): Pessoas de 34 anos;
- Terça-feira (27/7): Pessoas de 34 anos;
- Quarta-feira (28/7): Pessoas de 34 anos;
- Quinta-feira (29/7): Pessoas de 33 anos;
- Sexta-feira (30/7): Pessoas de 33 anos;
- Sábado (31/7): Repescagem para todos os grupos;

Horário: De segunda a sexta-feira, de 8h30 às 16h. Sábado de 8h30 às 14h.

Observação: A continuidade da estratégia de imunização depende da quantidade de doses recebidas pelo Ministério da Saúde.

Segunda dose: Seguirá sendo aplicada conforme marcação de retorno no cartão de vacinação.

Vacinação para gestantes e pessoas com comorbidades

- Gestantes acima dos 18 anos com indicação médica - laudo médico;

- Puérperas (mulheres no período de 45 dias pós-parto) e Lactantes (mulheres que amamentam bebês até 12 meses) acima dos 18 anos apresentar certidão de nascimento do bebê;

- Pessoas entre 18 e 59 com comorbidades (necessário apresentar laudo médico com a doença enquadrada nos critérios de comorbidade definidos pelo Programa Nacional de Imunização – PNI) ou receita médica.

Locais: Clínica da Família do Ambaí, Clínica da Família de Austin, Clínica da Família Boa Esperança, Clínica da Família de Cabuçu, Clínica da Família do Caiçara, Clínica da Família Dom Bosco, Clínica da Família Edi Pinto da Silva, Clínica da Família Emília Gomes, Clínica da Família de Jardim Paraíso, Clínica da Família do KM 32, Clínica da Família Maraú – Dirceu de Aquino Ramos, Clínica da Família Marfel, Clínica da Família de Vila de Cava, Clínica da Família Vila Operária, Policlínica de Miguel Couto e Unidade de Saúde da Família Rancho Fundo.

Horário: De segunda à sexta-feira de 8h30 às 16h e aos sábados de 8h30 às 14h

Observação: Respeitar o intervalo de no mínimo 14 dias entre a vacina Influenza (da gripe) e/ou outra vacina do calendário de vacinação da gestante e a vacina contra Covid-19.

A lista completa com os pertencentes aos grupos de vacinação, documentos que devem ser apresentados para a imunização, os endereços dos 23 pontos de vacinação contra a Covid-19 e o calendário de imunização está em: www.novaiguacu.rj.gov.br/semus/vacinacao-covid/calendario

Fenig: Uma grande parceira da cultura

                             Ao centro o presidente da Fenig, Muguel Ribeiro


    A Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (Fenig), na administração do presidente Miguel Ribeiro, vem demonstrando uma política com a ação de buscar parcerias e que se diferencia dos modelos adotados pelo órgão em administrações anteriores. Miguel Ribeiro, com a sua equipe, consegue ampliar a participação da Fenig em diversos campos e mesmo assim mantém o compromisso de preservar os programas e ações que o órgão já exercia em períodos administrativos anteriores.
    Observando a mudança que aconteceu na Fenig durante a administração e presidência do Miguel Ribeiro, pode-se dizer que para a Cultura, por exemplo, o novo modelo de gestão da Fenig se coloca também como a "fazedora de atividades" neste campo e em diversas linhas, seja em parceria com a Secretaria Municial de Cultura ou até mesmo dentro dos princípios que deram origem ao órgão mas que estava se distanciando deles.
    Hoje a Fenig virou uma referência e isso se deu graças a esse modelo novo que a presidência do Miguel Ribeiro e sua diretoria resolveu adotar . Com esse modelo a cultura ganha uma grande parceira: a Fenig
  

 

Gravação das festas juninas






    Nesta manhã deste domingo, dia 25, a equipe da Secretaria Municipal de Cultura esteve na Praça Santos Dumont gravando um clip das Festas Juninas Iguaçuana. Os organizadores cuidaram de todos os protocolos. Vale ressaltar que a FENIG, presidida por Miguel Ribeiro, é a grande parceira nesta realização e de muitos outros projetos realizados com a Cultura. 

Participação das quadrilhas: Renovação Junina e Acredite se Quiser (Nova Iguaçu) e Renovação Arte Show (Belford Roxo).

Bandas: Pimenta do Reino, Rabicho Só e Baião Lunar.

Cenário: Domi Júnior.

sábado, 24 de julho de 2021

Nova Iguaçu no Fora Bolsonaro

Por Claudia Maria

Ontem Nova Iguaçu entrou no Movimento Fora Bolsonaro. Via Light e Praça Rui Barbosa foram cenário para manifestação. Pelo jeito outras passeatas virão na cidade iguaçuana. Aliás, a Baixada tem alguns deputados que se elegeram na onda de Bolsonaro e que agora não estão muito populares. Vamos ver como vão se comportar nas próximas eleições. Na minha opinião não vai ser nada fácil para eles.

Viaduto de Austin

Por Claudia Maria

A Prefeitura de Nova Iguaçu publicou contrato com a empresa Procec Engenharia para conclusão das obras do viaduto de Austin. A previsão de término é setembro desse ano. O custo é de cerca de 13 milhões e já foram pagos R$ 8,6 milhões. A população espera por esse viaduto há mais de 20 anos. Enquanto isso, as obras do viaduto de Comendador Soares continuam paradas. Aliás, se alguém puder me explicar para que aquele viaduto eu agradeço. Até hoje não entendi.  

sexta-feira, 23 de julho de 2021

Vai vendo...

Não é de hoje que venho escrevendo que o presidente Jair Messias Bolsonaro está de olho no PP, legenda do prefeito Rogério Lisboa e do deputado federal Luiz Antônio Teixeira Júnior, para se filiar. A sobrevivência dele está no Centrão. 

Este sábado (24) é dia de repescagem em Nova Iguaçu

    A Secretaria Municipal de Saúde segue com a vacinação contra Covid-19 e fará repescagem de todos os grupos neste sábado (24). Os 23 postos de imunização funcionarão de 8h30 às 14h.

Confira a lista dos grupos que deverão se vacinar:

- Pessoas com 35 anos ou mais;
- Pessoas entre 18 a 59 anos com comorbidades;
- Portadores de deficiência definitiva acima de 18 anos;
- Profissionais da saúde e educação acima de 20 anos;
- Cuidadores/curadores de pessoas com deficiência intelectual;
- Gestantes, Puérperas e Lactantes (que amamentam bebês até 1 ano) acima de 18 anos;
- Profissionais de Limpeza Urbana
Vacinação com a primeira dose:
- Sábado (24/07): Repescagem de todos os grupos;
Horário: Das 8h30 às 14h

Segunda dose: Continuará sendo aplicada conforme agendamento de retorno.

Vacinação para Gestantes e Comorbidades

- Gestantes acima dos 18 anos com indicação médica - laudo médico;

- Puérperas (mulheres no período de 45 dias pós-parto) e Lactantes (mulheres que amamentam bebês até 12 meses) acima dos 18 anos apresentar certidão de nascimento do bebê;

- Pessoas entre 18 e 59 com comorbidades (necessário apresentar laudo médico com a doença enquadrada nos critérios de comorbidade definidos pelo Programa Nacional de Imunização – PNI) ou receita médica.

Locais: Clínica da Família do Ambaí, Clínica da Família de Austin, Clínica da Família Boa Esperança, Clínica da Família de Cabuçu, Clínica da Família do Caiçara, Clínica da Família Dom Bosco, Clínica da Família Edi Pinto da Silva, Clínica da Família Emília Gomes, Clínica da Família de Jardim Paraíso, Clínica da Família do KM 32, Clínica da Família Maraú – Dirceu de Aquino Ramos, Clínica da Família Marfel, Clínica da Família de Vila de Cava, Clínica da Família Vila Operária, Policlínica de Miguel Couto e Unidade de Saúde da Família Rancho Fundo.

Horário: Das 8h30 às 14h

Observação: Respeitar o intervalo de no mínimo 14 dias entre a vacina Influenza (da gripe) e/ou outra vacina do calendário de vacinação da gestante e a vacina contra Covid-19.

A lista completa com os pertencentes aos grupos de vacinação, documentos que devem ser apresentados para a imunização, os endereços dos 23 pontos de vacinação contra a Covid-19 e o calendário de imunização está em: www.novaiguacu.rj.gov.br/semus/vacinacao-covid/calendario

quinta-feira, 22 de julho de 2021

Agora é lei: servidor público poderá ter licença para acompanhar tratamento de filho

    O Poder Executivo está autorizado a liberar o servidor público estadual que seja pai, mãe ou responsável legal por criança com até doze anos de idade incompletos, para que possam acompanhá-la no tratamento de saúde. É o que determina a Lei 9.374/21, sancionada pelo governador Cláudio Castro e publicada nesta quinta-feira (22/07) no Diário Oficial.
    A lei, de autoria da deputada Tia Ju (Republicanos), se aplica a ocupante de cargo efetivo, cargo em comissão ou contratado da administração direta e indireta, autarquias e fundações públicas do estado do Rio de Janeiro. A norma especifica como tratamentos de saúde consultas médicas, cirurgias, tratamentos odontológicos, fisioterapia, atendimento psicológico, exames laboratoriais, médicos e especiais.
    A norma também determina que seja abonado o dia referente à liberação, mediante apresentação do comprovante da instituição de saúde, contendo a data, o nome da criança e o atendimento realizado. Caso não seja possível a obtenção do comprovante, o servidor poderá apresentar receituário ou declaração assinada e carimbada pelo profissional de saúde responsável pelo atendimento, contendo os mesmos dados solicitados no comprovante.

Agora é lei: proibida concessão de título de utilidade a condenados por trabalho escravo

    As fundações e associações condenadas por trabalho escravo ou análogo estão proibidas de receber títulos de utilidade pública no estado do Rio de Janeiro. É o que determina a Lei 9.357/21, de autoria da deputada Martha Rocha (PDT), sancionada pelo governador Cláudio Castro.
    Segundo a norma, os títulos já entregues a instituições que foram posteriormente condenadas serão revogados. “É difícil acreditar que até hoje esse crime ainda aconteça no Brasil e no Rio de Janeiro. É necessário que o Estado faça seu papel e garanta os direitos fundamentais dos cidadãos e auxilie as vítimas que, no meio rural ou urbano, se encontram em condições degradantes de trabalho, jornada exaustiva, trabalho forçado ou servidão por dívida”, declarou a autora.

Leis relacionadas à cultura são sancionadas no Estado

    O Diário Oficial do Executivo publicou nesta semana três leis relacionadas à cultura do Estado do Rio de Janeiro como patrimônio histórico, cultural e de natureza imaterial. A Lei 9373/21, de autoria da deputada Martha Rocha (PDT), por exemplo, refere-se às Rodas de Samba e tem o objetivo de preservar sua herança histórica – a norma foi publicada no DO desta quinta-feira (22/07).
    Segundo a lei, o Poder Público está autorizado a celebrar convênios com entidades ligadas à cultura, ao turismo e ao lazer com a finalidade de assegurar a história e de fomentar o conhecimento e a apreciação musical das rodas de samba. Autoriza, ainda, a livre realização das rodas de samba nos espaços públicos comuns, respeitando as legislações específicas pretéritas. No entanto, os organizadores deverão dar entrada nos pedidos de autorizações junto aos órgãos competentes com antecedência mínima de, pelo menos, dez dias.
      “As Rodas de Samba são características identitárias do Estado do Rio de Janeiro espalhadas por todas as regiões; são ferramentas de desenvolvimento social e econômico, que geram emprego e renda ao longo do ano”, justificou Martha Rocha.

Festa Internacional de Angra e Flip

    Outras duas leis ligadas à cultura foram publicadas em edição extra do Diário Oficial do Executivo no último dia 20/07, ambas de autoria da deputada Célia Jordão (Patriota): a Lei 9362/21 trata da Festa Internacional de Teatro de Angra dos Reis (FITA) e pretende preservar a cultura teatral da região. Criada em 2004, no município da Costa Verde do Estado, a festa é considerada um dos maiores eventos de teatro do país.
    “A cultura contribui para o desenvolvimento econômico e para o turismo, e o reconhecimento desta Casa é fundamental para que essa festa se mantenha por muitos anos no calendário”, comentou Célia.
    Já a Lei 9359/21 torna a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) patrimônio histórico, cultural e de natureza imaterial. "A Flip nasceu de um desejo que parecia difícil: promover, em Paraty, uma experiência de encontro permeada pelas artes. Surgiu em um espaço improvisado, com pouco mais de 20 autores, e se desenvolveu tanto que hoje é um dos principais festivais literários do Brasil e da América do Sul", justificou a deputada.

quarta-feira, 21 de julho de 2021

Centro Integrado da Mulher abandonado

 Por Claudia Maria

Passar pelo prédio que foi inaugurado para ser um Centro Integrado de Atendimento à Mulher, Ciam, no bairro da Luz causa sempre um sentimento de tristeza. Totalmente abandonado não lembra o glamour da inauguração na época feita pelo então governador Sergio Cabral. 

Frente Parlamentar Mista da Alerj debate PEC que modifica administração pública direta e indireta

    Frente Parlamentar Mista do Rio de Janeiro em Defesa do Serviço Público, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, realizou nesta terça-feira (20/07) um debate virtual sobre a Proposta de Emenda à Constituição 32/2020 . A PEC, de autoria do Poder Executivo, altera dispositivos sobre servidores e empregados públicos e modifica a organização da administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios. O evento, em parceria com o Fórum dos Servidores Públicos do Rio de Janeiro (Fosperj), teve a mediação do deputado estadual Waldeck Carneiro (PT), presidente da Frente Parlamentar, e da professora Renata Gama, integrante do Fosperj, e contou com a presença dos deputados federais Alessandro Molon (PSB-RJ), Felício Laterça (PSL-RJ) e Paulo Ramos (PDT-RJ). Foi unânime, entre os debatedores, a posição contrária à aprovação da PEC.
    A "PEC da Nova Administração Pública", como é conhecida a proposta, altera 27 trechos da Constituição e introduz 87 novos tópicos, sendo quatro artigos inteiros. As principais medidas tratam da contratação, da remuneração e do desligamento de pessoal, válidas somente para quem ingressar no setor público após a aprovação das mudanças. "A PEC desestrutura o serviço público do Brasil e deixa sem perspectivas os atuais servidores públicos e os que ainda ingressarão. Não é possível garantir políticas públicas e assegurar os direitos sem servidores públicos profissionalizados, valorizados e significados", comentou Waldeck Carneiro.
    O deputado Felício Laterça ressaltou sua posição contrária à PEC, mesmo integrando a base governista: "Essa PEC vem em um péssimo momento, já que vivemos uma pandemia. Ela sucateia o serviço público. O Brasil não tem maturidade política, não tem políticas independentes, ou seja, não temos capacidade de deixar os serviços públicos na mão dos políticos".
    Reforçando o posicionamento dos demais parlamentares, o deputado Alessandro Molon afirmou que a PEC não pode passar. "Nós defendemos a reforma do estado porque reconhecemos que o serviço público presta importantes serviços ao país, com o SUS. Nós reconhecemos também que pode e deve melhorar. Agora se a eficiência é o nosso principal objetivo, precisamos rejeitar essa reforma. É uma proposta que favorece o aparelhamento do estado e ao desmonte dos serviços públicos e desorganiza e fragiliza o estado brasileiro", pontuou.
    Com o objetivo de aprofundar esse debate sobre a PEC 32, o deputado Paulo Ramos disse que está previsto um seminário na Alerj, no dia 16 de agosto, a respeito do tema. "Além do seminário, proponho que também seja realizado um ato público para que nós possamos explicar à população do Rio de Janeiro a nossa posição contrária a essa PEC Em plena pandemia, ela pretende acabar com o serviço público, com a estabilidade do servidor e transfere as responsabilidades públicas para a iniciativa privada. É o desmonte completo do serviço público. Ela tem que ser rejeitada", enfatizou o parlamentar.

Vila de Cava poderá ter Centro Cultural

    Uma vistoria técnica aconteceu hoje, dia 21, na antiga Estação Ferroviária de Vila de Cava, um bem cultural que é tombado pelo Governo do Estado (Inepac) e pelo Município.
    A vistoria foi realizada pelo secretário de Cultura, Marcus Monteiro e sua equipe, além do presidente da Companhia de Desenvolvimento de Nova Iguaçu. - CODENI, Denis Anderson Visnadi.
    As próximas etapas serão a limpeza e retirada dos entulhos que será realizada pela Empresa Municipal de Limpeza Urbana (Emlurb), cercar para preservar, o que será feito pela CODENI e com apoio da Secretaria de Governo, liderada além da projeto de restauro através de elaboração de projeto por meio da Secretaria             Municipal de Cultura, isso prevendo o início das obras emergenciais.
    A proposta é instalar o Centro Cultural de Vila de Cava.

Agora é lei: Unificados cargos de professores no sistema estadual de educação

    A Lei 9.364/21 determina que sejam unificados os cargos de docente I (professores do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental) e II (professores do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio) do Sistema Estadual de Educação e cria duas jornadas, de 16 ou 30 horas. A norma, de autoria do Poder Executivo, foi sancionada pelo governador Cláudio Castro e publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (21/07).
    Com a unificação, o vencimento base poderá ser de R$1.179,35, para os profissionais com carga semanal de 16 horas e até R$ 4.364,62, para os com carga semanal de 30 horas. A norma também autoriza a Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) a realizar, em caráter definitivo, a mudança na jornada de trabalho dos professores de Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) de 16 para 30 horas semanais.
      Esta alteração dependerá de efetiva necessidade da administração pública, o que a lei compreende que ocorre, por exemplo, durante o período em vigor do Regime de Recuperação Fiscal (RRF). A mudança somente será realizada após pedido expresso do docente.
       No caso de migração de 16 para 30 horas semanais, a Seeduc deve observar os seguintes critérios: identificação da necessidade de alteração; priorização das disciplinas que tenham matriz curricular compatível com a carga horária ampliada; manifestação de vontade do servidor e realização de processo seletivo público, isonômico e transparente. Não haverá prejuízo para os profissionais que optarem por essa troca de regime.
     Será criação de uma comissão mista, com integrantes da Seeduc e dos sindicatos representantes dos professores, para elaborar critérios que regerão a seleção dos professores de Ensino Fundamental que vierem a pleitear a alteração de sua jornada de 16 para 30 horas.

Posição do Sepe

    O Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (Sepe) participou da discussão do então projeto de lei, realizada em audiência pública da Comissão de Educação. O diretor do sindicato em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, Flávio Lopes, explicou que os profissionais de educação estão há quase oito anos sem reajustes, utilizando como base para o salário a Gratificação por Lotação Prioritária (GLP).
    "Na prática, os servidores já estão exercendo a jornada de 30 horas, porém, sem os direitos assegurados – eles não contam, por exemplo, com a garantia de continuar recebendo esse valor no caso de uma licença médica ou aposentadoria", disse na audiência.

terça-feira, 20 de julho de 2021

Momento histórico

Por Claudia Maria

Atenção! Amanhã começa a montagem dos canteiros de obras da Fazenda São Bernardino. O trabalho da Secretaria Municipal de Cultura está a todo vapor no resgate do patrimônio histórico da antiga Vila de Iguassu. Vamos acompanhar.

Artur Legal no PCdoB

O ex-vereador que exerceu um mandato pelo PT, o Artur Legal, agora vai para o PCdoB. A filiação do moço terá transmissão pelo Fecebook na página do PCdoB e acontecerá no próximo dia 22, às 18h. 

Literatura infantil em tarde de autógrafos

 

    A Literatura Infantil ganha destaque na Tarde de Autógrafos desta sexta-feira (23) no projeto “Livros para Voar”, às 14 horas, na sala de leitura localizada no terceiro piso do TopShopping, em Nova Iguaçu. Moradora do bairro da Luz, a escritora Hanny Saraiva estará autografando o livro “A joaninha asiática e os duendes azuis”. A ação faz parte do Programa Municipal de Incentivo à Leitura da Prefeitura de Nova Iguaçu, através da Fenig, a Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu.
    “Eu escrevo desde 2006, mas só publiquei meu primeiro livro em 2010. Neil Gaiman, Mariana Enriquez, Edgar Allan Poe, Luke Pearson, Ana Paula Maia e Ruth Rocha sempre são potentes inspirações”, afirma Hanny.
    “O livro ‘A joaninha asiática e os duendes azuis’ é um livro infantil que aborda o respeito às diferenças, a tolerância e a consequência de nossos atos”, destaca a escritora de 41 anos. É a história de uma joaninha que vive vários desafios por ser diferente daquelas que os duendes estão acostumados a conviver.

Participar de uma ação do projeto “Livros para Voar“ desperta muito orgulho em Hanny Saraiva. “Eu acho incrível. O projeto Livros para Voar contribui não só para o acesso à leitura, à formação de leitores e criação de hábitos de leitura, mas também ajuda a construir a memória e cultura local”, disse a escritora.
    Além da Tarde de Autógrafos, haverá distribuição de livros e gibis doados ao projeto “Livros para Voar”. São publicações arrecadadas em onze pontos de Nova Iguaçu nas caixas da ação. O projeto é dedicado a livros paradidáticos que foram doados à Fundação. São aceitos livros de diversos gêneros como romances, biografias, poesias e gibis. É só deixar o livro na caixa. Se outra pessoa quiser ler, é só pegar e levar para desfrutar da leitura e depois, se quiser, devolver numa das caixas.
    A ideia do “Livros para Voar” é fazer os livros circularem pela cidade. Os 11 totens com as caixas do projeto estão na Fenig; Prefeitura de Nova Iguaçu; TopShopping; Hospital Geral de Nova Iguaçu, na Posse; Igreja Santo Antônio da Prata; Igreja São Miguel Arcanjo, em Miguel Couto; OAB Nova Iguaçu; Casa de Cultura; Casa do Professor; Cefet-NI; e Loja Caçula Nova Iguaçu.

Esquecendo um setor importante local

    A política de propaganda e marketing adotada pela Prefeitura de Nova Iguaçu não se preocupa em usar os veículos locais para fazer as suas publicidades. Prefere veículos da chamada grande mídia para tal. Nada errado publicar em veículos de comunicação da chamada grande mídia. No entanto, jornais e informativos locais devidamente qualificados e aptos a receberem essas publicidades são esquecidos. Mas essa relação não é de agora. Acontece desde quando o prefeito Rogério Lisboa assumiu. 

segunda-feira, 19 de julho de 2021

Ex-promotor de Paracambi é responsável por caso Mariele

Por Claudia Maria

Bruno Gangoni esteve à frente da promotoria de Paracambi por mais de 10 anos. Saiu de lá para assumir em Belford Roxo e fazer parte da Gaeco, Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado. Essa semana assumiu o caso Mariele temporariamente. Bruno é conhecido por sua competência e seriedade. A ele nossos desejos de boa sorte.

domingo, 18 de julho de 2021

Ferreirinha no PSB


    No próximo dia 23, conforme este blog adiantou, o ex-vice-prefeito Carlos Ferreira, o Ferreirinha, vai se filiar ao PSB em ato que terá a presença do deputado federal e presidente do PSB-RJ, Alessandro Molon e do presidente municipal do partido, Luiz Novaes.
        


Nova Iguaçu vai vacinar pessoas de 35 e 36 anos esta semana. Sábado (24) será o dia de repescagem

    Nesta semana, a Secretaria Municipal de Saúde vacinará contra COVID-19 pessoas de 35 e 36 anos. Os 24 pontos de imunização funcionarão de segunda à sexta das 8h30 às 16h e sábado das 8h30 às 14h.

Vacinação com a primeira dose:

- Segunda-feira (19/07): Pessoas de 36 anos;
- Terça-feira (20/07): Pessoas de 36 anos;
- Quarta-feira (21/07): Pessoas de 36 anos;
- Quinta-feira (22/07): Pessoas de 35 anos;
- Sexta-feira (23/07): Pessoas de 35 anos;
- Sábado (24/07): Repescagem de todos os grupos;

Horário: De segunda à sexta-feira de 8h30 às 16h e aos sábados de 8h30 às 14h

Segunda dose: Continuará sendo aplicada conforme agendamento de retorno.

Vacinação para Gestantes e Comorbidades (Pfizer ou Coronavac)

- Gestantes acima dos 18 anos com indicação médica - laudo médico;

- Puérperas (mulheres no período de 45 dias pós-parto) e Lactantes (mulheres que amamentam bebês até 12 meses) acima dos 18 anos apresentar certidão de nascimento do bebê;

- Pessoas entre 18 e 59 com comorbidades (necessário apresentar laudo médico com a doença enquadrada nos critérios de comorbidade definidos pelo Programa Nacional de Imunização – PNI) ou receita médica.

Locais Pfizer: Espaço Municipal da Terceira Idade de Nova Iguaçu (Esmuti), na Clínica da Família Odiceia de Moraes, Centro de Atendimento ao Deficiente (CAD), Drive Thru Centro Olímpico, Drive Thru Shopping Nova Iguaçu, Drive Thru Top Shopping e Drive Thru Detran.

Locais Coronavac: Clínica da Família do Ambaí, Clínica da Família de Austin, Clínica da Família Boa Esperança, Clínica da Família de Cabuçu, Clínica da Família do Caiçara, Clínica da Família Dom Bosco, Clínica da Família Edi Pinto da Silva, Clínica da Família Emília Gomes, Clínica da Família de Jardim Paraíso, Clínica da Família do KM 32, Clínica da Família Maraú – Dirceu de Aquino Ramos, Clínica da Família Marfel, Clínica da Família de Vila de Cava, Clínica da Família Vila Nova, Clínica da Família Vila Operária, Policlínica de Miguel Couto e Unidade de Saúde da Família Rancho Fundo.

Horário: De segunda à sexta-feira de 8h30 às 16h e aos sábados de 8h30 às 14h

Observação: Respeitar o intervalo de no mínimo 14 dias entre a vacina Influenza (da gripe) e/ou outra vacina do calendário de vacinação da gestante e a vacina contra Covid-19.

A lista completa com os pertencentes aos grupos de vacinação, documentos que devem ser apresentados para a imunização, os endereços dos 24 pontos de vacinação contra a Covid-19 e o calendário de imunização está em: www.novaiguacu.rj.gov.br/semus/vacinacao-covid/calendario

sábado, 17 de julho de 2021

Bairro Seguro - Eu apoio

Texto do professor Jayme Soares


    BAIRRO SEGURO EM NOVA IGUAÇU, EU APOIO! - O Governo do Rio lançou no último dia 14, o programa Bairro Seguro, que vai complementar o policiamento em 28 bairros da capital do Estado e também em Maricá. A ideia do programa é atuar em conjunto com os batalhões de cada área, tentando reduzir roubos e furtos, através de um policiamento de proximidade.
    Considerando os PRINCIPAIS CENTROS COMERCIAIS da nossa cidade (Cabuçu, Miguel Couto, Vila de Cava e Comendador Soares) que não são atendidos pelo "Segurança Presente" e a promessa não cumprida de levar esse projeto ao bairro de Miguel Couto (a previsão era dezembro de 2019), precisamos trazer esse novo projeto para NOVA IGUAÇU reforçando as ações do batalhão - para atuar em outras áreas - além do Segurança Presente e do PROEIS, que foi um golaço em favor da segurança pública na cidade.
    Na condição de presidente do CCS - Nova Iguaçu, oficiei na última semana, diversos Deputados Estaduais e o Secretário de Polícia Militar, Cel. Rogério Figueiredo buscando sensibilizar a cada um sobre a importância deste projeto para a nossa cidade. Hoje, na reunião do CONSEG-NI, fiz questão de também propor e falar sobre.
Cobre do seu parlamentar! Ajude a divulgar!

sexta-feira, 16 de julho de 2021

AGORA É LEI: ALTERADA A REGRA DE INTERRUPÇÃO DE SERVIÇOS ESSENCIAIS DURANTE PANDEMIA

    As concessionárias de serviços públicos essenciais só poderão interromper a prestação dos serviços dos clientes que estejam inadimplentes por mais de 90 dias e com, pelo menos, duas contas em atraso. É o que determina a Lei 9.356/21, de autoria do deputado André Ceciliano (PT), sancionada pelo governador Cláudio Castro, e publicada, nesta sexta-feira (16/07), no Diário Oficial do Estado. A medida vale somente durante a pandemia do coronavírus.
    A norma altera a Lei 8.769/20, que proibia a interrupção por qualquer tipo de inadimplência. A nova lei ainda proíbe qualquer tipo de interrupção em casos específicos. A nova norma proíbe o corte do fornecimento de água quando o valor total do consumo por conta em atraso não for superior a 15 mil litros por mês. A determinação contra o fornecimento também se aplica ao gás, se houver consumo mínimo. Também não pode haver interrupção de energia elétrica quando a residência estiver incluída nas regras da tarifa social. Por fim, não podem ser cortados os serviços essenciais de unidades utilizadas para centro oficial de armazenamento, distribuição e aplicação de vacinas do coronavírus.
    Ceciliano explica que é necessário impor limite às concessionárias para não prejudicar as relações de consumo. “Para toda medida, é necessária a proporcionalidade. Uma regra não pode ser por demais onerosa a apenas um lado da relação consumerista. Muito embora haja claro desequilíbrio econômico/financeiro entre concessionária e usuário, uma regra não pode por si só estimular a inadimplência sob pena de afetar a própria prestação de tal serviço à coletividade”, declarou o presidente da Alerj.
    A lei considera como serviços essenciais o fornecimento de água e tratamento de esgoto, gás e energia elétrica. As concessionárias de serviço público deverão convencionar junto ao usuário o parcelamento do débito consolidado contraído durante as medidas restritivas.
    O débito contraído durante a pandemia deve ser cobrado por vias próprias. A medida também vale para os microempreendedores individuais (Meis), micro e pequenas empresas e optantes pelo regime de arrecadação de tributos denominado Simples Nacional - Lei Complementar Federal 123, de 14 de dezembro de 2006.

INTOLERÂNCIA RELIGIOSA PODE SER DENUNCIADA PELO 190

    Os casos de intolerância religiosa agora podem ser denunciados por meio do canal 190. A iniciativa partiu de uma articulação entre a presidência da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), comandada pelo deputado André Ceciliano (PT), o Ministério Público Federal (MPF), a Secretaria de Polícia Militar, outras instituições de segurança pública e movimentos sociais. As regras para atuação dos agentes policiais em cada tipo de caso foram especificadas em um boletim interno do órgão no dia 02 deste mês.
    "Estamos vivendo tempos difíceis de intolerância em todos os níveis, e a intolerância religiosa é uma delas. Por isso é muito importante que o Estado do Rio de Janeiro disponha de mecanismos de reconhecimento de crimes deste tipo e possa ajudar a identificar e a combater práticas preconceituosas. Atuar contra qualquer tipo de preconceito sempre foi uma das lutas da Alerj, por isso recebemos e intermediamos encontro entre representantes dos movimentos contra a intolerância e as Polícias Civil e Militar, além da Seap. O respeito à liberdade de escolha é fundamental para a democracia, essa é uma união de forças contra a intolerância. Quem ganha é a população”, afirmou Ceciliano.

Boletim da PM

    O documento especifica quatro crimes e a atuação da polícia em cada caso, são eles: tortura; praticar, induzir ou incitar a discriminação; fazer, em público, propagando de discriminação e tortura. O boletim também apresenta as justificativas para a inclusão do atendimento a esses crimes pelo central do 190. “Alguém já achou nas Sagradas Escrituras, alguma referência onde Deus determina a religião que devemos seguir? Eu só conheço uma religião: Deus. E mesmo àqueles que não acreditam em Deus devemos nosso respeito, pois nem mesmo o Criador faz acepção das pessoas”, consta no boletim assinado pelo tenente coronel da Polícia Militar Ivan do Espírito Santo Araújo, por delegação do secretário de Estado de Polícia Militar, coronel Rogério Figueiredo de Lacerda.
    Nas especificações da atuação policial, por exemplo, nos casos de tortura, os agentes da polícia militar podem socorrer às vítimas caso não haja órgão de Defesa Cível no local, como o Corpo de Bombeiros. Também deve ser dado voz de prisão aos infratores e realizado pedido de boletim de ocorrência à Polícia Civil. A cena do crime deve ser preservada para posterior perícia. Nos casos de prática ou incitação à discriminação, os procedimentos são parecidos para casos que ocorram em flagrante, mas focado em garantir testemunhas que presenciaram o fato. Se não for flagrante, a central do 190 deve direcionar a vítima a comparecer nos órgãos específicos para dar queixa a cada tipo de crime.
    Já se estiver ocorrendo um ato pública de discriminação, a central do 190 deve registrar e, se possível, identificar o número de pessoas envolvidas. No local, os agentes devem dar voz de prisão aos infratores e levá-los à delegacia. Por fim, nos casos de terrorismo, diversos pontos são categorizados como “terror social”, como violência grave, ameaça com uso de explosivos, entre outros. A atuação da polícia militar e da central do 190 é similar aos outros tipos, tanto para casos em flagrante, como para outros tipos de queixa. A orientação da vítima e a preservação da cena do crime são essenciais.

Estado laico

    O documento redigido pela alta cúpula da Polícia Militar também traz referências à laicidade do Estado. Citando a Declaração Universal dos Direitos Humanos, a Constituição Brasileira e a Lei Federal 7.716/89, que estabelece punições aos crimes de discriminação. Já dados do Instituto de Segurança Pública do Estado do Rio (ISP) demonstram um aumento do caso de violência e do número de vítimas de crimes envolvendo preconceito de raça, cor, etnia, religião, procedência nacional ou LGBTIfobia, que chegaram ao ápice da série histórica no ano passado, com o registro de 144 vítimas.
    O babalawô Ivanir dos Santos, que participou da interlocução para a central 190 atender a crimes de intolerância religiosa, declarou que, apesar desses crimes já serem tipificados e poderem ser denunciados pela Polícia Civil, a central é mais popular e acessível. “O ponto principal é a PM. Como o 190 é mais popular do que outros, como o disque 100, por exemplo, esse canal passa a receber as denúncias e vai aumentar a segurança das pessoas”, explicou.

2022 será muito animado

A filiação do Carlos Ferreira, o Ferreirinha, em um partido de oposição ao governo do prefeito Rogério Lisboa - ex-aliado- é só a materialização de uma sequência de ações que podem ser previstas e acentuadas, mais ainda, após o processo eleitoral de 2022. Gravem o que estou escrevendo que veremos um 2022 muito animado. Podem anotar. 

Ferreirinha se filia ao PSB, legenda oposicionista ao governo Rogério Lisboa

    Carlos Ferreira, o Ferreirinha, vai se filiar ao Partido Socialista Brasileiro (PSB) em ato a ser realizado no Sindicato dos Bancários, no próximo dia 23, às 18h. Ferreirinha foi vice do prefeito Rogério Lisboa no seu primeiro mandato, porém neste segundo período de administração não ocupou nenhum cargo estratégico na administração. A filiação do Ferreirinha vai contar com a presença do Luiz Novaes, presidente do PSB local e que disputou a eleição para prefeito concorrendo contra Rogério Lisboa. O deputado Alessandro Molon, presidente do PSB-RJ também participará do ato de filiação.
    Ferreirinha e Rogério Lisboa sempre estiveram próximos desde quando ambos foram vereadores na mesma legislatura. Mais juntos ainda estiveram no processo eleitoral de 2016, ocasião em que Ferreirinha foi fundamental para dar a primeira vitória para Rogério Lisboa. Porém, após compor a chapa vencedora que levou Rogério Lisboa ao cargo de prefeito em 2017, Ferrerinha assumiu alguns espaços no governo e chegou até a ser prefeito interino em razão do licenciamento do Rogério Lisboa. Mas, durante o processo eleitoral de 2020, Rogério Lisboa escolheu como vice o deputado federal Juninho do Pneu (DEM), ele que não tomou posse.
    Ferreinha vai se filiar a um partido declaradamente oposicionista ao prefeito Rogério Lisboa e, como figura de projeção dentro da legenda local, é bem provável que terá que adotar uma postura de oposição a aquele com quem administrou conjuntamente o município. 

E História da cidade de Nova Iguaçu começa a ser mais respeitada

Por Claudia Maria


Projeto para Iguassu Velha já está pronto!







 

AGORA É LEI: BARES E RESTAURANTES DO RIO RECEBERÃO INCENTIVOS FISCAIS

    Foi sancionada pelo Executivo e publicada no Diário Oficial do Executivo desta sexta-feira (16/07) a Lei 9.355/21, que garante incentivos fiscais do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) a bares e restaurantes até o final de 2032. A medida é de autoria do presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), deputado André Ceciliano, e estabelece uma alíquota de ICMS de 3% no fornecimento ou na saída das refeições e de 4% relativa às demais operações.
    A proposta vale para bares, restaurantes, lanchonetes, casas de chás, de sucos e estabelecimentos similares. O projeto é uma colagem das alíquotas praticadas no Estado de Minas Gerais, presentes no artigo 75, inciso 39, do Decreto de Minas 43.080/02. Tanto a Lei Complementar Federal 160/17, quanto o Convênio ICMS Confaz 190/17 permitem a prática de copiar os incentivos fiscais de estados vizinhos, mesmo durante o Regime de Recuperação Fiscal (RRF), para evitar a chamada guerra fiscal.
    Segundo Ceciliano, é importante fomentar a economia de bares e restaurantes, principalmente em função da crise econômica ocasionada pela pandemia do coronavírus. “Nós sabemos que, durante a pandemia, muitas dessas empresas tiveram que fechar. E, se nós não voltarmos com algum incentivo para esse setor, seguramente mais de 25% desses estabelecimentos não vão ter condição de reabrir. Precisamos criar todas as condições para ter um Rio de Janeiro melhor e esperamos reabrir todos os estabelecimentos que foram fechados, além de trazer novos investimentos”, explicou o deputado.
    A iniciativa do projeto veio por meio do Sindicato de Bares e Restaurantes (SindRio). Em documento enviado à Alerj, o sindicato lembra que a pandemia de covid-19 impactou o setor, que manteve o pagamento de despesas fixas, como os impostos. Atualmente, no Estado do Rio, o segmento emprega mais de 170 mil pessoas. O sindicato afirma que, nos últimos anos, mesmo com diminuição do percentual de ICMS, o caixa do Governo do Estado apresentou aumento na arrecadação porque mais empreendedores, antes informais, se regularizaram. Em 2019, mais de R$ 360 milhões foram arrecadados em impostos, cerca de 1% do total arrecadado pelo Estado.

ÔNIBUS DO CONSUMIDOR DA ALERJ ATENDE À POPULAÇÃO EM NOVA IGUAÇU

 

    A Comissão de Defesa do Consumidor (Codecon), da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), atende a população nesta sexta-feira (16/07), das 9h às 17h, e no sábado (17/07), das 9h às 15h, em Nova Iguaçu. O ônibus da comissão ficará localizado na Praça Rui Barbosa, próximo à estação de trem de Nova Iguaçu, e disponibilizará serviços como reclamações de relação de consumo, queixas sobre a atuação de órgãos públicos, esclarecimentos de dúvidas, orientações jurídicas, entre outros.
    O Ônibus do Consumidor é itinerante e semanalmente circula pelos bairros do Rio de Janeiro com o objetivo de esclarecer e direcionar os cidadãos e garantir direitos ao consumidor fluminense.
    As questões que não forem resolvidas no mesmo dia serão enviadas para a sede da Codecon, na Rua da Ajuda, n° 5, 2º andar, onde estão disponíveis guichês de atendimento ao cidadão. Os serviços funcionam de segunda-feira a sexta-feira, das 10h às 17h. A Codecon recebe também demandas da população por meio do Zap do Consumidor (21 99854-7060), pelo e-mail (defesadoconsumidor@alerj.rj.gov.br) e também através do atendimento 24 horas no site (www.cdcrj.com.br).

quinta-feira, 15 de julho de 2021

Nova Iguaçu vacina pessoas em situação de rua contra Covid-19 com vacina da Janssen

    A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Iguaçu está imunizando contra Covid-19 as pessoas em situação de rua cadastrados pela equipe de Atenção Básica no Consultório na Rua com a vacina da Janssen. Cerca de 750 moradores serão vacinados até o fim do mês de julho. A opção por este imunizante se deve ao fato de ser necessária apenas uma dose.
    Cristiano Ferreira, de 36 anos trabalha reciclando latinhas e ferro, habita há mais de quatro anos embaixo do Viaduto Reverendo João Musch e gostou de ser vacinado. “Fiquei sabendo que essa é uma das melhores vacinas que tem. Tudo o que eu mais queria era estar vacinado contra essa doença. Quando eu soube do coronavírus eu pensava que ia embora. É bom receber essa ajuda, eu estava à espera disso”, relatou.
    O Consultório na Rua faz parte da Política Nacional de Atenção Básica que visa ampliar o acesso da população em situação de rua aos serviços básicos de saúde. No município, foi implantado em 2014 e conta com duas equipes multiprofissionais de enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes sociais, assistentes sociais, psicólogos e médico.
    “O projeto leva para a população que está em situação de rua os princípios doutrinários do SUS que são: universalidade, equidade e integralidade nos serviços e ações de saúde. A gente não só cuida e acolhe, a gente conscientiza essa população que eles são merecedores dos mesmos direitos que os demais. Eles recebem todas as vacinas de rotina e com a de Covid-19 não poderia ser diferente”, disse a responsável técnica pelo Consultório na Rua Isabel Cristina.

ÔNIBUS DO CONSUMIDOR DA ALERJ ATENDE À POPULAÇÃO EM NOVA IGUAÇU

    A Comissão de Defesa do Consumidor (Codecon), da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), vai atender à população nesta sexta-feira (16/07), das 9h às 17h, e no sábado (17/07), das 9h às 15h, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. O ônibus da comissão ficará localizado na Praça Rui Barbosa, próximo à estação de trem de Nova Iguaçu, e disponibilizará serviços como reclamações de relação de consumo, queixas sobre a atuação de órgãos públicos, esclarecimentos de dúvidas, orientações jurídicas, entre outros.
     O Ônibus do Consumidor é itinerante e semanalmente circula pelos bairros do Rio de Janeiro com o objetivo de esclarecer e direcionar os cidadãos e garantir direitos ao consumidor fluminense.
        As questões que não forem resolvidas no mesmo dia serão enviadas para a sede da Codecon, na Rua da Ajuda, n° 5, 2º andar, onde estão disponíveis guichês de atendimento ao cidadão. Os serviços funcionam de segunda-feira a sexta-feira, das 10h às 17h. A Codecon recebe também demandas da população por meio do Zap do Consumidor (21 99854-7060), pelo e-mail (defesadoconsumidor@alerj.rj.gov.br) e também através do atendimento 24 horas no site (www.cdcrj.com.br).

Nova Iguaçu vacina pessoas de 38 anos nesta quinta-feira (15)

A vacinação contra Covid-19 para os trabalhadores de limpeza urbana segue nesta quinta-feira (15) e também para pessoas de 38 anos.

Vacinação com a primeira dose:

- Quinta-feira (15/07): Pessoas de 38 anos e trabalhadores de limpeza urbana;

Horário: Das 8h30 às 16h

Segunda dose: Continuará sendo aplicada conforme agendamento de retorno.

Vacinação para Gestantes e Comorbidades (Pfizer)

- Gestantes acima dos 18 anos com indicação médica - laudo médico;

- Puérperas (mulheres no período de 45 dias pós-parto) e Lactantes (mulheres que amamentam bebês até 12 meses) acima dos 18 anos apresentar certidão de nascimento do bebê;

- Pessoas entre 18 e 59 com comorbidades (necessário apresentar laudo médico com a doença enquadrada nos critérios de comorbidade definidos pelo Programa Nacional de Imunização – PNI) ou receita médica.

Locais Pfizer: Espaço Municipal da Terceira Idade de Nova Iguaçu (Esmuti), na Clínica da Família Odiceia de Moraes, Centro de Atendimento ao Deficiente (CAD), Drive Thru Centro Olímpico, Drive Thru Shopping Nova Iguaçu, Drive Thru Top Shopping e Drive Thru Detran.

Horário: Das 8h30 às 16h

Observação: Respeitar o intervalo de no mínimo 14 dias entre a vacina Influenza (da gripe) e/ou outra vacina do calendário de vacinação da gestante e a vacina contra Covid-19.

A lista completa com os pertencentes aos grupos de vacinação, documentos que devem ser apresentados para a imunização, os endereços dos 24 pontos de vacinação contra a Covid-19 e o calendário de imunização está em: www.novaiguacu.rj.gov.br/semus/vacinacao-covid/calendario

Hospital Geral de Nova Iguaçu recebe homenagem por apoio ao Projeto de Conscientização da Higienização das Mãos

        O Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI) recebeu, na manhã desta quarta-feira (14), um Certificado de Agradecimento da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), pelo apoio ao 1º Projeto de Conscientização da Higienização das Mãos, ocorrido em maio deste ano. A homenagem foi entregue pelo infectologista responsável pela CCIH, Dr. Roberto Garcia, ao diretor-geral da unidade, Dr. Joé Sestello.
      O projeto ocorreu entre os dias 3 e 7 de maio, em comemoração pela Semana Mundial da Higienização das Mãos. Na ocasião, a equipe da CCIH promoveu ações de conscientização junto aos funcionários, pacientes e acompanhantes, reforçando os cuidados com a higiene nas mãos, especialmente em tempos de pandemia da Covid-19.
      Acadêmicos do Núcleo de Infectologia do HGNI se caracterizaram como álcool em gel e vírus, e percorreram os setores – com exceção ao da Covid-19 – interagindo com os funcionários e pacientes, demonstrando em pequenas apresentações a importância da higiene das mãos na luta contra vírus e bactérias. Frascos de álcool em gel foram distribuídos.
    “A direção do hospital fica muito honrada pelo reconhecimento ao nosso empenho em conscientizar funcionários, pacientes e acompanhantes sobre a importância da higienização das mãos. Este é um trabalho importante de ser feito não somente em virtude de um projeto, mas sim ao longo de todo o ano, pois é fundamental para evitar a disseminação não só da Covid-19, como de outras doenças infectocontagiosas gravíssimas”, alerta o Dr. Joé Sestello.