segunda-feira, 4 de novembro de 2019

Artigo histórico de Dom Adriano Hypolito

Com a ajuda do historiador Antônio Lacerda, um os maiores estudiosos da história de Nova Iguaçu e que passará a colaborar com este blog, trago um artigo de Dom Adriano Hypolito publicado no Boletim Diocesano, edição nº 132/132, datado fevereiro de 1980, com ilustração de foto que foi publicada no Jornal do Brasil, em 10 de dezembro de 1979, aonde aparecem os padres italianos João Martino  e Renato Chiera caluniados e hostilizados em pichações na  Igreja de Santa Rita do bairro Cruzeiro do Sul, em Nova Iguaçu. Leiam, então, o artigo e Dom Adriano que parece ter sido escrito para os dias atuais. Mas antes quero manifestar os meus agradecimentos ao historiador Antônio Lacerda pelo resgate desta preciosidade tão bem atual à vida dos brasileiros. Vejamos:


"Verdade, Força da Paz

Ilustração: Foto no Jornal do Brasil em 1979, (fotógrafo do JB - Carlos Mequita)

Parece que mais do que nunca o nosso mundo foi corrompido pela mentira. As mentiras pessoais, de pequenos grupos, de comunidades restritas, alcançaram importância mundial. E deste modo contaminaram o relacionamento de to¬dos os povos e nações. A ponto de não se falar a verdade clara. A ponto de se recorrer a toda sorte de mentira, de hipocrisia, de subterfúgios, de meias verdades. Temos a impressão de que a grande arte na política internacional e também na política interna das nações é esconder a verdade, para atingir e para conservar a hegemonia.
Poderíamos citar exemplos numerosos da vida nacional e internacional. Qualquer um de nós, que lê jornais e revistas, que escuta o rádio, que vê programas de televisão, que acompanha de olhos abertos a evolução do mundo, descobrirá facilmente a dose de falsas verdades, de meias verdades, de mentiras que envenenam as relações das pessoas, das comunidades, dos povos. E põem a Paz em perigo.
Deveríamos purificar, da melhor maneira possível, as nossas atitudes e as nossas palavras, os nossos gestos e as nossas intenções, a nossa fé e a nossa vida, criando aquela unidade — meta e objetivo de nosso esforço de cristãos — que é necessária para a realização da Verdade e, na medida do possível, para a criação de uma atmosfera de Paz, de Fraternidade, de Amor"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.