sábado, 30 de novembro de 2019

Sinais de preocupação

Quem conhece o prefeito Rogério Lisboa diz que ele já passa a imagem de quem anda muito preocupado com o processo referente à "fakenews".  E isso quem fala é do próprio grupo político dele, chegando a dizer que o semblante do prefeito deixa transparecer não só uma preocupação, mas um sentimento de que será difícil reverter a situação contrária a ele. Para que não sabe o que esse processo da "fakenews" significa, então explico: Foi atribuída à campanha do então candidato Rogério Lisboa um escritório que fazia postagens nas redes sociais no sentido de denegrir as imagens dos opositores. Isso se deu na eleição em 2016. Teve, inclusive, apreensão de material por parte de fiscais eleitorais que estiveram no escritório. Um processo foi aberto e o moço teve uma derrota, mas recorreu. Essa tristeza que contam os seus próprios aliados se dá em razão do processo poder culminar no afastamento do prefeito e, neste caso, a sua volta para o cargo dependerá de uma cautelar, que seria no.... Supremo. Bom, o que sei é que Lisboa sempre é sorridente e brincalhão com as pessoas mais próximas, mesmo passando a imagem de sisudo em alguns momentos. Mas parece que nas últimas horas, pelo que dizem, o moço não está lá para muitas brincadeiras.  

quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Jogando juntos

Hoje no jornal Extra, na coluna Extra, Extra assinada pela jornalista Berenice Seara, o prefeitável Max Lemos teria selado uma aliança com o baixinho Romário, cacique do PODEMOS. Então informo: a ponte desta aliança, como sempre disse aqui, foi o ex-vereador Carlinhos Presidente. Eles estão jogando juntinhos.  

Bornier de volta para a escola

O ex-prefeito de Nova Iguaçu terá que voltar para escola. Sim! É que ele quer renovar a sua Carteira Nacional de Habilitação e terá que voltar para o banco da... autoescola. Soube que a carteira dele está vencida e só pode voltar a dirigir depois das aulas.

Tinguá terá mais polêmicas

O Decreto nº 46.842 de 27 de novembro e 2019, publicado hoje e de autoria do governador Wilson Witzel (PSC) está dano no que falar entre ambientalistas. Mexe com a mata nativa de Tinguá. Ambientalistas do Movimento Baía Viva entraram no com uma representação no Ministério Público Federal alegando que parte da mata nativa será afetada e pedindo nulidade do decreto. 

Só para lembrar...

Se Rogerio Lisboa não for reconduzido ao cargo, na história política dos últimos anos, ele será o terceiro gestor, de forma consecutiva, a não conseguir uma reeleição. Sheila e Bornier não conseguiram. 

Adiando o problema

A defesa o prefeito Rogerio Lisboa conseguiu ganhar prazo no processo sobre "fakenews". Se para ele é uma boa notícia, acredito que poderá não ser tão boa futuramente. Em caso e conseguir ganhar mais tempo, o mesmo poderá ter um revés mais próximo do calor da campanha. O que vai no meu ponto de vista poderá gerar um impacto maior no processo eleitoral. Vamos acompanhando! 

terça-feira, 26 de novembro de 2019

Mudança

Por falar em PSC, quem está indo para legenda é o presidente da Associação dos Pequenos e Microempresários da Baixada Fluminense, Mário Sodré, ele que tentará uma vaga na Câmara e Vereadores em 2020. Sodré deve deixar o PROS. 

Recurso da ação sobre o "escritório da maldade" será julgado amanhã

Quando disse que o RECURSO ELEITORAL Nº 1-71.2017.6.19.0027 do prefeito Rogerio Lisboa sobre a ação de Investigação Judicial Eleitoral do caso "fakenews" poderia ser julgado ainda este ano, então informo que será amanhã, às 16h. 

Bornier no PSC?

Soube que o ex-prefeito Nelson Bornier teria migrado para o PSC, legenda que tem como principal figura na política do estado o governador Wilson Witzel. Em Nova Iguaçu, segundo o site da Câmara de Vereadores, o presidente Filipinho Ravis continua na legenda. Falaram que o vereador Marcelo Lessa, mas conhecido como Marcelo Lajes, teria tido um convite para vir candidato a se filiar também na legenda. Lajes foi eleito pelo PPS, partido que é da base de sustentação do prefeito Rogério Lisboa (PL). A filiação do ex-prefeito ao PSC demonstra que a legenda deverá ser oposição acirrada na disputa de 2020

domingo, 24 de novembro de 2019

O início das dificuldades futuras

O comportamento do jogador Gabigol ao cumprimentar sem nenhum entusiasmo o governador Wilson Witzel não é para deixar as pessoas surpresas. O Flamengo, um dos clubes mais populares do mundo, tem uma forte admiração em todas as classes, mas nas periferias e nas comunidades carentes talvez estejam os seus principais redutos de torcedores. E foi justamente nelas que o governador, com a peculiaridade de falar asneiras, que disse a célebre frase: "só na cabecinha". Isso seguido de uma sequência e ações que tenta se fazer parecer o "Rambo" do imaginário das classes abastadas.
Gabigol deu ao governador a resposta de quem tem na periferia e nas grandes massas o reconhecimento como ídolo. Portanto vejo a ação do jogador como prenúncio de que ao contrário do que se imagina, ele que teve boa parte dos votos das comunidades, começar a ser minado nelas. Uma espécie da transfiguração da figura do juiz e da Justiça não passar de um esboços no entendimento do eleitorado. 

Para terem uma noção...

O município de Nova Iguaçu possui 520 km² de extensão territorial. Sim, cerca de 2/3 é área de preservação ambiental. Mas acredite que para fiscalizar Posturas, oficialmente, só há dois fiscais para cobrir o município. Essa informação o prefeito possui e sabe que não há como cobrir toda a região com apenas dois ficais. Mas não é só nesta área que a fiscalização está deficitária. Na fiscalização de Obras também há um número reduzido de fiscais. Se acaso ocorrer algum acidente feio com obras em andamento e sem a devida fiscalização não terá como atribuir aos ficais essa falha. A coisa é muito mais grave que vocês pensam.

A influência do governador na eleição municipal

Até onde a proximidade ao governador poderá afetar as campanhas, sejam majoritárias ou proporcionais, nas próximas eleições? Essa pergunta passa a ter um significado maior após o desprezo que o jogador Gabigol deu ao governador Wilson Witzel após a vitória e título da Flamengo na Libertadores. E é aí que entra a situação de que os candidatos muitos ligados ao governador, ou mesmo ao partido e ao escrete governamental, deverão enfrentar. E não pense que isso não pesa nas eleições municipais. Muito ao contrário. Aguardem que vou escrever mais sobre este assunto que é muito interessante. 

sábado, 23 de novembro de 2019

Ainda bem que saiu...

Estava para escrever isso, mas tinha esquecido. Então, aqui vai um fato acontecido recente envolvendo uma dessas "cabeças coroadas" que passaram pelo governo Rogério Lisboa. Ela quis tanto se aproximar da Danone Bonafonte Tinguá, empresa instalada em Tinguá, que quase permitiu que a Estrada Real do Comércio recebesse "pó de pedra". Mas graças a ação do Procurador e do  Ouvidor a situação não foi para frente. Agora imagem colocarem pó de pedra entre às pedras da estrada! 

quinta-feira, 21 de novembro de 2019

Sabe das obras... do destino!

Ex-secretária de Educação de Nova Iguaçu, ex-assessora Especial da Secretaria de Governo de Nov Iguaçu e que virou uma ex-secretária Executiva da Escola de Governo de Nova Iguaçu, Rojane Calife Jubran Dib, muitíssima ligada aos Maias, está nomeada como Superintendente de Obras da Região Metropolitana, no governo do Estado, órgão que é na Subsecretaria de Obras de Saneamento e num setor da Secretaria de Infraestrutura. Sabe tudo de Obras... do destino, é claro!

quarta-feira, 20 de novembro de 2019

Troca na Comunicação

Conforme antecipou este blog no dia 13 de novembro, a experiente jornalista Denise Ribeiro entregou o boné da assessoria de Imprensa da Prefeitura de Nova Iguaçu. No lugar dela, hoje, foi nomeado o jornalista Paulo Iúri da Costa Totti através da Portaria nº 657, de 19 de novembro. Denise Ribeiro foi para ocupar um novo espaço. Paulo Iúri da Costa Totti chega agora correndo. O moço já trabalhou para o O Globo.

Alianças

Soube que o Drº Luizinho, deputado federal que tem o comando o PP, poderá ser o fiel da balança na indicação do vice na chapa do Rogério Lisboa (PL). Vamos aguardar.

Jogo de cena

O que falam de mim nos corredores da Comunicação palaciana eu sei. Então aviso: morro de rir

terça-feira, 19 de novembro de 2019

Diogo Nogueira em Nova Iguaçu no próximo domingo

O secretário municipal de Cultura, Marcus Monteiro, junto com o subsecretário de Infraestrutura, Eduardo Reina, vistoriaram a área nas proximidades do Universidade Rural e local onde será realizado, no próximo domingo (24), o show de Diogo Nogueira e da Banda Melim. O evento, denominado de Estação Rio, é uma iniciativa da Rede Globo em parceria com a prefeitura. O show que será realizado no Aeroclube e conta também com o patrocínio da Coca-Cola 

Marcus Monteiro acompanhado do Eduardo Reina durante a vistoria

Dia da Consciência Negra tem atividade na Casa de Cultura

Apesar do feriado em razão do Dia da Consciência Negra as portas da Casa da Cultura estarão abertas para receber os visitantes que ainda não tiveram a oportunidade de assistirem a exposição. Quem informa é o secretário municipal de Cultura, Marcus Monteiro. A exposição "Africanidades na Baixada Fluminense - A Contribuição do Negro na formação da Identidade Brasileira" reúne um acervo rico e disponibilizado gratuitamente para o público. 



segunda-feira, 18 de novembro de 2019

Repolhudo?

Um "graúdo" da política disse que o secretário municipal de Meio Ambiente, Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Fernando Cid, deverá ser candidato a vereador pelo PV. O tempo dirá

Letinho concorrerá pelo PRTB

Wellington Guimarães Matos, o Letinho, ex-presidente da FENIG, deverá vir candidato a prefeito pelo PRTB, legenda do vice-presidente da República, Hamilton Mourão. Letinho foi presidente da FENIG e chefe de gabinete o então deputado estadual Xandrinho, hoje no Avante e secretário de Urbanismo de Nova Iguaçu.

Público privado

Soube que aqueles arcos tubulares que estão sendo instalados no Caçadão de Nova Iguaçu serão para o uso de publicidade por parte da Associação Comercial e Industrial de Nova Iguaçu (ACINI), ela que irá explorar os painéis. Resta saber se com isso também vão melhorar o piso do Calçadão, a iluminação, colocar cobertura e tudo mais para aquele espaço ficar mais humano. Vamos aguardar!

domingo, 17 de novembro de 2019

Complementando a informação

Dia 12 de novembro escrevi neste blog que o então Superintendente de Áreas Verdes e Nova Iguaçu, Helio Vanderlei, teria sido nomeado no Instituto Estadual de Ambiente para o cargo de diretor e Recursos Hídricos, órgão responsável pelas bacias hidrográficas, e não faria mais parte do governo Rogerio Lisboa.. Não só acertei como vou complementar a informação agora:
Helio Vanderlei foi nomeado para ocupar o cargo e Diretor de Segurança Hídrica e Qualidade Ambiental no INEA, órgão vinculado à Secretaria Estadual do Ambiente, no dia 6 de novembro, mas precisamente no lugar do Leonardo Daemon D´Oliveira Silva, este que é doutorando em Planejamento Ambiental pelo Programa de Planejamento Energético da COPPE/ UFRJ.  

Dança conforme governa!!!

Ainda sobre a série de ações para chamar a atenção do eleitorado, ontem, na Feira Iguassu, o prefeito Rogério Lisboa (PL) deu a sua demostração de como pré-campanhas eleitorais fazem milagres .



sábado, 16 de novembro de 2019

Apelo eleitoral

Diante de um público composto por curiosos o prefeito Rogério Lisboa (PL) não perdeu a oportunidade. Na Feira de Iguassú realizada hoje, usou uma velha técnica típica do seu grande aliado, marqueteiro e ex-prefeito do Rio, César Maia.  




sexta-feira, 15 de novembro de 2019

Apita e dá pito

Geralmente os departamentos de Comunicação nas instituições possuem equipes que são destinadas a coberturas jornalísticas e outras que fazem o papel e manter as atualizações das páginas em mídias sociais, como o Faebook, o Twitter e o Instagran. Mas geralmente esses setores ficam subordinados à política de comunicação adotada pela chefia ou a responsável pela Comunicação. Mas em Nova Iguaçu não é bem assim. A proprietária da empresa responsável pela Comunicação não tem lá muito fôlego para apitar com o profissional da empresa que opera nas redes sociais. É que o moço é muito vinculado ao prefeito capaz de ser indispensável por serviços prestados anteriormente, principalmente durante a campanha eleitoral. Ali ele apita de dá pito em quem se meter. 

Assim extrapola

Quando falo que às vezes você vê publicações que te assustam, isso é a mais pura verdade. Salvo eu tenha me enganado, vi ontem que um saudoso amigo, que não se encontra mais entre nós, foi escolhido para ser membro do Conselho Municipal de Trabalho e Emprego, sendo que indicado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura. Olhem o DECRETO Nº 11.791 DE 13 DE NOVEMBRO DE 2019 na página 5 do D.O. de ontem. Pode ser que seja até um caso de homônimo, mas o que acho dificílimo. Depois conto mais.

quinta-feira, 14 de novembro de 2019

Só observo

Na história da política iguaçuana recente, o PCdoB tem sido um partido importante nas composições das alianças em razão da sua militância de base aqui. Mas o que acho estranho é que nas principais oportunidades que apoiou prefeitos vencedores, como o Lindbergh Farias e o próprio Rogerio Lisboa, o PCdoB da base local quase não ocupou cargos de destaque na administração. Salvo tivesse uma projeção eleitoral, os membros do PCdoB ficavam no máximo relegados ao segundo escalão e olhe lá. Lembro e dois subsecretários locais e um secretário. Mas lembro que aqui o partido já apresentou nomes como Randhal Fara, Ricardo Cappelli, Celso Cunha e o Romário, por exemplo. Todos que hoje não mantém vínculo de convívio com a vida política da cidade. Agora vejo acontecer nesta administração, cuja base o partido fez parte e foi para as ruas, viver a mesma coisa. Aliás, vou além: não só no primeiro escalão, mas agora no segundo também, os militantes que vivem a política iguaçuana quase não ocupam espaços de destaque. Hoje vi uma publicação que confirmou a minha tese de que o PCdoB aqui tem os seus quadros menos valorizados que os de fora, como São João de Meriti, por exemplo. Bom, é importante frisar que hoje a legenda não faz mas parte do governo, mas sim alguns quadros estão liberados para estarem na administração. E isso me faz parecer que mas vale ter feito política em São João de Meriti, se candidatando por lá em 2016 e ter tido 795 votos, que ter sido um aliado de primeira hora aqui. Mas isso é uma questão interna deles e só escrevo por ser um observador.

quarta-feira, 13 de novembro de 2019

Tudo é possível...

Se o AVANTE indicar o vice na chapa com o Rogério Lisboa (PL) na cabeça, e isso é uma hipótese, muita coisa muda no jogo de correlação de formas políticas dentro da base do governo. E pelo que tenho visto a coisa pode acontecer pelo que sinalizam as movimentações políticas. 

E a Guarda Municipal, heim?

Em declarações dadas à Imprensa e até mesmo no portal da Prefeitura de Nova Iguaçu, em janeiro de 2020, ano eleitoral, a Guarda Municipal estará composta de um efetivo de 400 membros, sendo desses obedecendo o percentual mínimo de 15% para as mulheres. E em razão disso, lá no Rio, o burburinho é que quem terá ascendência política nesta pasta - leia-se influência política - será o deputado estadual Delegado Carlos Augusto (PSD). Vamos aguardar!

Fica difícil de não pedir o boné

Em 8 de outubro deste ano os Atos Oficiais da Prefeitura de Nova Iguaçu traziam, e sei que foi a pedido, a exoneração do jornalista Ricardo Villa Verde, ele que é um profissional muito experiente e que tenho um carinho e respeito enorme, além de admirar a sua história. Apesar de não me confirmar, o Villa - forma como sempre chamei o meu amigo - saiu por não se sentir à vontade na forma de se relacionar com as pessoas próximas da cúpula do governo. Repito: ele não topou neste assunto e não se trata do prefeito Rogério Lisboa, pessoa que segundo ouvi do próprio Ricardo ter sido simpático com ele, fato que o fez manter o respeito até nos dias atuais . 
Então no lugar do Villa foi nomeada a Denise Ribeiro de Oliveira, ela que foi chefe de reportagem do jornal Extra e profissional também muito experiente, assim como muito competente. Porém soube que a Denise também já "pediu o boné" e que a exoneração deverá acontecer nos próximos dias e, segundo soube, deverá ir para algo melhor. Mas esses pedidos de demissão são fatos incomuns em tempos de recessão, apesar da qualidade profissional de ambos para esse mercado de trabalho. Tanto Denise quanto Villa são ótimos e respeitados. O mercado de trabalho para pessoas assim tem sempre as portas abertas. Mas o que isso quer dizer, então? É simples: não há como ficar em um lugar onde pessoas que não conhecem querem do serviços querer dar pitacos nos trabalhos e, pior de tudo, não ter como dispensar essa pessoa dada a sua influência no governo.
Há na equipe de repórteres da Prefeitura de Nova Iguaçu outros profissionais que tenho o respeito pelo o trabalho que fazem e a forma como exercem suas funções. Há dois deles, por exemplo, que tenho admiração pela maneira como sempre se pautaram na carreira. Há mais coisas que influenciam nessas decisões de sair e estão vinculadas ao ambiente que se formou naquele espaço. Mas depois conto mais. 

terça-feira, 12 de novembro de 2019

Novo posto

Soube que Hélio Vanderlei Coelho Filho, superintendente de Áreas Veres de Nova Iguaçu, teria sido nomeado como Diretor e Recursos Hídricos do Instituto Estadual do Meio Ambiente (INEA). A diretoria de Recursos Hídricos é encarregada pelo repasse de verba aos Comitês de Bacias Hidrográficas, dentre eles o da Baía de Guanabara, que desenvolve projetos de despoluição da mesma.
Helio Vanderlei é quem defendeu a recategorização da Reserva de Tinguá em Parque Nacional e foi o fundador da Ong Onda Verde. Se essa nomeação procede, espero que ele não queira transformar "água em vinho". 

Professor Jayme Soares convoca

Por Profº Jayme Soares (texto publicado enviado por ele ontem)

Jayme Soares conversando com o secretário estadual de Educação, Pedro Fernandes 

PAPEL E CANETA NA MÃO... Vai começar a aula de hoje: Para combater a violência, EDUCAÇÃO!

Aproveitando o evento de hoje no Palácio Guanabara pude, na condição de Presidente do Conselho Municipal de Educação, conversar com o competente Pedro Fernandes, Secretário Estadual de Educação.

Falei do quanto a região da Estrada de Madureira cresceu e do quanto covarde é a "política" que dá ao morador uma casa ou apartamento mas sem nenhuma presença do Estado, criando um público refém cativo para exploração da narcomilícia.

Como proposta, ALÉM DE REFORÇAR O PEDIDO DE CONSTRUÇÃO DO COLÉGIO MILITAR na cidade e a CONSTRUÇÃO DO NOVO MESTRE HIRAM, pedi prioridade dele para articular, tirar do papel e instalar na região os seguintes equipamentos:

✓ Escola de música nos moldes da já existente em Paracambi.

✓ Faetec na Estrada de Madureira - Valverde,

✓ Polo do IFRJ na Marinha

✓ Escola de Educação Especial aproveitando um espaço já existente no Dom Bosco (esse equipamento poderia cumprir o mesmo papel social que o CAIESP aqui de Nova Iguaçu).

Cobre JUNTO, peça apoio do seu deputado (Estadual e Federal), do seu vereador, do Prefeito e do Governador. Essa pauta é de TODOS NÓS.

#NovaIguaçu #ProfJaymeSoares #Educação
#PedroFernandes #EducaçãoEspecial

Apagão oficial

Ontem e hoje percebi que a página da Prefeitura de Nova Iguaçu na Internet está fora do ar. É através dela que os contribuintes, sejam pessoas físicas ou jurídicas, acessam o Diário Oficial que é produzido por uma empresa que fica lá na cidade de São Sebastião do Alto do Passé, na Bahia. Com a página fora do ar fica difícil consultar o Diário Oficial, ele que é o responsável por trazer as ações e contratos do governo municipal. Também não recebi sequer um e-mail institucional explicando isso. Ou seja: Além de não ter mais nas bancas para efeito de consulta, o Diário Oficial agora também não pode ser acessado em razão da página estar indisponível. Isso é grave demais, mesmo que possa parecer que não.
Será que as publicações que eram para estar no Diário Oficial trazem convocações e ou assinaturas de contratos importantes cujos prazos são fundamentais? Será que para efeito da Prefeitura de Nova Iguaçu esses diários existem, mas não para os leitores? Será que alguém poderá ser prejudicado por não ter tido conhecimento de alguma convocação feita no D.O? Será que o que estiver lá valerá o efeito da data de uma publicação que não está pública? Pois, é! Se não houve sequer nada disso e, mesmo assim, houver publicação, essa publicação teria obedecido os princípios da publicidade e valerão? Com a palavra os vereadores

segunda-feira, 11 de novembro de 2019

Representantes da Cultura visitam empresários para discutirem parcerias

Da esquerda para a direita: Augusto Vargas, Cláudio Rosemberg, Marcus Monteiro e Renato Jardim


O secretário municipal de Cultura, Marcus Monteiro, e o subsecretário  da pasta, Augusto Vargas, estiveram com o presidente da Câmara dos Dirigentes Logistas de Nova Iguaçu (CDL), Claudio Rosemberg, e com o presidente da Associação Comercial e Industrial de Nova Iguaçu (ACINI), Renato Jardim, para estabelecerem uma parceria de evento cuja temática é o Natal. Na reunião também foi conversa sobre a recuperação e revitalização da Fazenda São Bernardino, patrimônio cultural icônico do município. .

Max Lemos destina emendas para o Segurança Presente




Os deputados estaduais da Assembleia Legislativa do Rio (ALERJ) entregaram, na semana passada, suas emendas parlamentares ao projeto da Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2020 enviado pelo governo estadual. Cada deputado tem pouco mais de R$ 2,3 milhões para destinar, no orçamento do próximo ano, para as regiões e áreas de interesse. Max Lemos (MDB) utilizou R$ 1 milhão desse montante para investimentos em segurança pública na Baixada Fluminense, sendo distribuídos em duas parcelas de R$ 500 mil para a implantação do Programa Segurança Presente em Queimados e Comendador Soares (Nova Iguaçu).
As demais emendas foram distribuídas para investimentos em saúde e áreas de lazer em municípios da Baixada, Região dos Lagos e do Sul e Noroeste Fluminense. Alvo de CPI na Alerj, o Hospital da Mulher, em Cabo Frio, deve receber R$ 314 mil para aquisição de equipamentos. Outra unidade de saúde beneficiada será o Hospital São José do Avaí, localizado em Itaperuna, que deve receber R$ 300 mil para aquisição de equipamentos hospitalares. Já os municípios de Duque de Caxias e Resende devem receber R$ 350 mil para construção e reforma de praças.
Desde a implantação das Unidades de Polícia Pacificadoras (UPPs), a Baixada Fluminense vêm sofrendo com o aumento da criminalidade. O deputado Max Lemos não tem medido esforços para ajudar a reverter esse quadro que amedronta a população. Além de integrar a Frente Parlamentar em Defesa da Baixada, é dele a Indicação Legislativa para a implantação do Programa Segurança Presente, em Miguel Couto (Nova Iguaçu), previsto para iniciar ainda este ano. O programa – financiado com recursos da Assembleia Legislativa – já funciona em Austin e no Centro de Nova Iguaçu. Com as emendas apresentadas, o intuito é ampliar o programa para mais regiões.
A Comissão de Orçamento deve emitir o parecer no dia 22 de novembro e vai dizer se as emendas serão ou não aprovadas. A previsão de votação no plenário do texto é na primeira semana de dezembro. O projeto do orçamento do ano que vem enviado pelo governo estadual à Assembleia traz a receita líquida prevista de R$ 70,1 bilhões e despesa de R$ 80,8 bilhões. Portanto, o déficit estimado é de R$ 10,7 bilhões.  
 Reforço na segurança  
A disparidade do efetivo policial entre os batalhões da Baixada e da Zona Sul do Rio, considerando a média de PMs por metro quadrado, já foi alvo de denúncia do gabinete do deputado Max Lemos. A distribuição entre os batalhões do estado coloca 46 vezes mais homens no 23º BPM (Leblon) do que no 24º BPM (Queimados). Enquanto o 24º BPM, que cobre também Japeri, Seropédica, Paracambi e Itaguaí tem meio policial por km², o 23 º BPM (Leblon), que cobre também Ipanema, Gávea, São Conrado, Jardim Botânico e Lagoa Rodrigo de Freitas tem 23 policiais por quilômetro quadrado.
E o batalhão de Queimados não é o único da Baixada Fluminense a sair perdendo nesta conta: Em comparação com o 20º BPM (Mesquita), que também cobre os municípios de Nova Iguaçu e Nilópolis, o batalhão do Leblon tem 14 vezes mais policiais. O cálculo não inclui os moradores ou o efetivo de comunidades com UPPs, como Rocinha e Vidigal.
“Desde que foi iniciado, em 2014, o programa Segurança Presente tem apresentado expressiva queda nos índices de criminalidade nos locais onde foi implantado. Queimados vem sendo apontada como uma das cidades mais violentas do país, por isso não pode ficar de fora. Nova Iguaçu já teve duas regiões beneficiadas, precisamos expandir mais. Apesar de os últimos índices já mostrarem uma queda significativa na criminalidade, temos a certeza de que com a implantação do programa os números vão cair ainda mais”, conclui Max Lemos.

sábado, 9 de novembro de 2019

Sim, não, pelo contrário e pode ser.

Deputado estadual Carlos Augusto (PSD) diz que não sabe se vai ser candidato a prefeito de Nova Iguaçu, mas diz que é provável, mas não só vai ajudar o prefeito atual como o futuro prefeito. Sobre ser candidato diz: " eu não sei se vou ser eu vou ser candidato a prefeito, mas é provável que seja. É provável que seja". E continua o vídeo dizendo: "mas se eu não for também está tudo certo", e arremata dizendo que ajuda o atual prefeito como ajudaria o ex-prefeito. Não linha de raciocínio dele diz também: "vou ajudar o futuro prefeito de Nova Iguaçu"; As falas são dele e está no vídeo que pode ser conferido pelo leitor. No que entendo é que o deputado diz que está ajudando alguns municípios independente do processo eleitoral. Então, tá!   


Alianças de Lisboa favorecem a formação de um bloco centro-esquerda

O estilo adotado pelo prefeito Rogerio Lisboa  nesta  eleição que se aproxima é o de fazer alianças com personalidades e não como partidos. Mas quem levou ele à vitória em 2016 foi a aliança com partidos e não personalidades. Essa estratégia pode causar transtornos e facilitar ainda mais que os partidos de esquerda e centro esquerda se juntem formando um bloco de oposição. Não duvidem do que já está acontecendo nos bastidores.

Deu no O Dia

O deputado estadual Delegado Carlos Augusto (PSD), segundo uma notinha publicada no jornal O Dia de hoje, parece que jogou a toalha e não vai concorrer ao cargo de prefeito, conforme ele ensaiava. O moço pensa mesmo em ser deputado, só que desta vez federal. Isso mesmo! Segundo uma notinha do colunista do Informe do Dia, Cássio Bruno, o delegado vai tentar Brasília nas eleição para a escolha da bancada federal fluminense. Nessa eleição de 2020 deverá apoiar Rogério Lisboa (PL) com vistas, é claro, na ocupação de espaço na possibilidade de um segundo mandato de Lisboa. Para quem acompanha política, isso era previsto de acontecer. Vale lembrar que ele foi candidato a prefeito em 2016 pelo PSDB. Lá na ALERJ é conhecido por estar sempre no gabinete o presidente André Ceciliano (PT), com quem recentemente apareceu num vídeo falando da calamidade causada pela chuva de granizo em Nova Iguaçu. 

quinta-feira, 7 de novembro de 2019

De CPI ao MPF

O rumo da CPI da Iluminação Pública parece ter se desviado da Câmara e foi parar no Ministério Público Federal (MPF). É que os vereadores Drº Cacau e Marcelo Lajes foram à instituição para para protocolarem o que eles consideram cobrança indevida da Contribuição para a Iluminação Pública. Uma coisa é certa: esse passo dado vai gerar muito problema para o prefeito Rogério Lisboa mais adiante. Acreditem se quiser. 

Estratégia

Quanto mais o governo se esforça para impedir o início dos trabalhos da CPI da Iluminação Pública, mais a oposição vai estudando a estratégia que será adotada no processo de convocação daqueles que deverão ser chamados. O governo aposta que pode ganhar tempo com o recesso parlamentar que acontece no dia 15 de dezembro, mas isso não afetará a CPI. E quanto mais protela, mais conduz o funcionamento dela em pleno ano eleitoral. Ou seja: o auge da CPI poerá acontecer no ápice da campanha eleitoral. Isso não é nada bom para os governo, afinal os vereadores governistas estarão em campanha na busca pela reeleição enquanto os vereadores da oposição terão uma CPI na mão durante o período pré-eleitoral  

quarta-feira, 6 de novembro de 2019

Aviso aos Leitores

Ao atingirmos 360 mil acessos, previsto para os próximos dias, este blog dará uma pausa.

CPI da Iluminação Pública

O número de vereadores na Câmara Municipal, nas última sessões, não tem sido o suficiente para que seja instalada a CPI da Iluminação Pública. Rogério Lisboa tenta ganhar tempo pedindo a colaboração da sua bancada para a ausência de quórum.    

Max Lemos celebra o aumento de seguidores

Max Lemos, deputado estadual e pré-candidato a prefeito de Nova Iguaçu, nas redes sociais comemora a quantidade de seguidores que vem aumentando, taxativamente, no Facebook nos últimos dias. Hoje, mais do que nunca, essas redes sociais são fundamentais para a disseminação do nome. Max tem feito prestações de contas do seu mandato de deputado e a cada reunião dessas tem sido visto como uma possibilidade de via alternativa na acirrada disputa que o coloca como um dos adversários mais fortes no sentido de enfrentar o governo Rogério Lisboa 

Cabeça de chapa ou vice

Uma fonte que esteve na Câmara de Vereadores ontem ouviu do próprio Marcelo Lajes essa possibilidade de ser candidato. Mas em caso do Bornier resolver as questões envolvendo a possibilidade de lançar candidatura, que são as pendengas na Justiça, o vereador passa a compor como vice. Isso é o que foi dito no decorrer da sessão plenária.  

Marcelo Lajes confirma convite do Witzel para correr a prefeito

Hoje pela manhã fui informado que o vereador Marcelo Lajes foi convidado pelo governador Wilson Witzel (PSC) para ser o candidato a prefeito de Nova Iguaçu pelo PSC. Mandei para o vereador uma mensagem via WhatsApp perguntando se houve esse convite e o mesmo respondeu com um sinal positivo. Esse talvez seja o fato novo na política local. O nome de Marcelo Lajes deverá voltar a ser cogitado como prefeito e sua filiação ao PSC poderá ocorrer em breve.
Marcelo Lajes foi eleito vereador pelo PPS, hoje Cidadania, e obteve 3.496 votos. Em 2018 concorreu ao cargo de deputado estadual e obteve  13.056 votos. Ele é um ferrenho opositor ao governo Rogério Lisboa e, caso confirmada a sua pré-candidatura a tendência é que Lajes marque ainda mais o seu papel de oposição na Câmara.

terça-feira, 5 de novembro de 2019

Mais problemas para o Lisboa

Soube que os vereadores Drº Cacau e Marcelo Lajes, ambos da oposição, deverão apresentar mais uma denúncia contra o governo do prefeito Rogério Lisboa (PL) ao Tribunal de Contas do Estado e ao Ministério público. Desta vez o que está na mira dos vereadores é um contrato realizado pela Empresa Municipal de Limpeza Urbana (Emlurb). São mais de R$ 40 milhões com dispensas de licitações em dois processos, sendo um de R$ 25.543.424,70, que é a coleta de resíduos sólidos, e um outro de R$ 15.505.365,24 para a varrição de logradouros públicos. 

CPI deve ser instalada hoje

Desde quando passei a cobrir jornalisticamente os bastidores da política, e isso tem mais de duas décadas, aprendi que quando uma CPI é aberta o que se sabe é o início, mas o eu desenvolver e onde ela irá parar, nem mesmo os membros da CPI podem garantir. E esse é o caso da CPI da Iluminação Pública que deverá ser aberta hoje. E não duvido que até uma pessoa ligada a uma deputada possa ser convocada para comparecer, afinal já passou por este setor em Nova Iguaçu. Mas isso é só um dos ingredientes deste tempero. E vou alertar mais ainda: O próprio Ministério Público está acompanhando essa questão da Iluminação Pública e não é segredo que todos querem saber como e onde estão sendo aplicados os recursos advindos da Contribuição da Iluminação Pública.
Estamos em novembro e caso os trabalhos da CPI caminhem de maneira ágil, há um apelo social muito grande e que envolve essa questão. O sacrificado contribuinte, por ser uma contribuição vinculada diretamente à conta de energia elétrica, vai se interessar pelo tema. E como o assunto é cerca de disputa política, vazamentos e informações deverão fazer parte dos acontecimentos envolvendo essa CPI. E pior: ninguém em são consciência concorda - e isso agrava - com os valores cobrados do contribuinte. É justamente aí que a CPI poderá trazer à luz problemas que não afetam apensas o campo administrativo, mas sim no campo político com arranhões eleitorais.    

MPF vai discutir demandas de Tinguá

No próximo dia 7, quinta-feira que vem, o Procurador da República do Ministério Público Federal, (MPF), Dr. Júlio José de Araújo Jr., vai se reunir com os integrantes do Movimento Pró Rebio-Tinguá, composto também por moradores do entorno daquela região. A pauta do encontro são as demandas socioambientais da Reserva do Tinguá, cujo funcionamento precário e desaparelhado têm provocado sérios problemas para a gestão daquela unidade de conservação.

Ardendo em chamas

A foto que ilustra a notinha é do jornal ZM Notícias. Ela mostra um incêndio no fim da noite de segunda-feira, no conhecido Morro do Cruzeiro - observem o Cruzeiro no centro da foto iluminado pela mata. As chamas se espalharam num local próximo de residências e sem contar com o consumo da escassa vegetação. Um retrato do que acontece frequentemente e durante anos, mas que lamentavelmente parece que ainda não aprendemos a buscar uma solução mais eficaz para amenizar. 
A Câmara de Vereadores de Nova Iguaçu deveria requerer da Prefeitura de Nova Iguaçu, caso possua, informações sobre este incêndio e suas causas, assim como os impactos e danos. É óbvio que incêndios semelhantes aconteceram em gestões passadas, mas acho que está na hora de debater esse assunto com maior profundidade. 

segunda-feira, 4 de novembro de 2019

Nem sim, nem não. Só que pelo contrário...

O prefeito Rogério Lisboa falou na entrevista que foi ao ar pelo programa Estúdio B, que é uma central de entrevista na Baixada Fluminense, que era contrário a Contribuição da Iluminação Pública (CIP), mas que não poderia abrir mão de receita. Ele mesmo disse que reduziu o valor da contribuição para o setor residencial e fez a transferência da cobrança para o setor comercial e industrial. Mas quando candidato Lisboa prometeu uma coisa e fez outra completamente diferente. Se ele não sabia que não podia reduzir ou abrir mão deste recurso, durante a campanha eleitoral ele não deveria ter feito a promessa que ele fez. O então ela foi meramente eleitoreira sem base alguma de estudo para propor a redução da Contribuição.
Hoje todos sabem que a Contribuição de Iluminação Pública (CIP) é uma das mais acintosas e impiedosas cobranças do Município. E que é por esse motivo que a Câmara deverá instalar uma CPI para apurar essa arrecadação, assim como tudo o que envolve a iluminação pública iguaçuana e, principalmente, como esse dinheiro está sendo aplicado. Há suspeitas que dinheiro da Iluminação possa estar sendo aplicado em outros setores. E o extratos e a movimenta da contra será solicitada pela CPI, fato que pode ser confrontado com investimentos na área e, neste caso, a situação a ser encontrada na ser nada boa.

Artigo histórico de Dom Adriano Hypolito

Com a ajuda do historiador Antônio Lacerda, um os maiores estudiosos da história de Nova Iguaçu e que passará a colaborar com este blog, trago um artigo de Dom Adriano Hypolito publicado no Boletim Diocesano, edição nº 132/132, datado fevereiro de 1980, com ilustração de foto que foi publicada no Jornal do Brasil, em 10 de dezembro de 1979, aonde aparecem os padres italianos João Martino  e Renato Chiera caluniados e hostilizados em pichações na  Igreja de Santa Rita do bairro Cruzeiro do Sul, em Nova Iguaçu. Leiam, então, o artigo e Dom Adriano que parece ter sido escrito para os dias atuais. Mas antes quero manifestar os meus agradecimentos ao historiador Antônio Lacerda pelo resgate desta preciosidade tão bem atual à vida dos brasileiros. Vejamos:


"Verdade, Força da Paz

Ilustração: Foto no Jornal do Brasil em 1979, (fotógrafo do JB - Carlos Mequita)

Parece que mais do que nunca o nosso mundo foi corrompido pela mentira. As mentiras pessoais, de pequenos grupos, de comunidades restritas, alcançaram importância mundial. E deste modo contaminaram o relacionamento de to¬dos os povos e nações. A ponto de não se falar a verdade clara. A ponto de se recorrer a toda sorte de mentira, de hipocrisia, de subterfúgios, de meias verdades. Temos a impressão de que a grande arte na política internacional e também na política interna das nações é esconder a verdade, para atingir e para conservar a hegemonia.
Poderíamos citar exemplos numerosos da vida nacional e internacional. Qualquer um de nós, que lê jornais e revistas, que escuta o rádio, que vê programas de televisão, que acompanha de olhos abertos a evolução do mundo, descobrirá facilmente a dose de falsas verdades, de meias verdades, de mentiras que envenenam as relações das pessoas, das comunidades, dos povos. E põem a Paz em perigo.
Deveríamos purificar, da melhor maneira possível, as nossas atitudes e as nossas palavras, os nossos gestos e as nossas intenções, a nossa fé e a nossa vida, criando aquela unidade — meta e objetivo de nosso esforço de cristãos — que é necessária para a realização da Verdade e, na medida do possível, para a criação de uma atmosfera de Paz, de Fraternidade, de Amor"

Trampolim

Parece que não é declarado, mas o presidente da ALERJ, André Ceciliano (PT), anda fortalecendo algumas candidaturas por aí agora. Em Nova iguaçu, nos bastidores, dizem que ele foi importante na aproximação do deputado Delegado Carlos Augusto ao prefeito Rogério Lisboa. Não duvido que isso seja uma antevisão do Ceciliano que já olha o cenário para o governo do Estado em 2022, sobretudo se o governador Wilson Witzel for candidato a presidência conforme vem anunciando.   

Mestre de cerimônia

O prefeito Rogério Lisboa poderá contar com o apoio do deputado estadual Delegado Carlos Augusto. Em vídeo gravado ao lado do André Ceciliano (PT), presidente da Alerj, o deputado delegado insinua essa aproximação. Em notícia que saiu na coluna Informe do Dia, do antenado jornalista Cássio Bruno, o que era aproximação pode virar aliança. Parece que quem conseguiu essa proeza foi o deputado André Ceciliano, do PT, que só não consegue fazer é o seu partido se aproximar do prefeito. Vamos aguardar para ver.

Só observo...

Piada de salão, é claro. Mas dizem que o prefeito está trocando a Susana Naspolini (Globo) para Francisco Barbosa (Tupi). Falo nada. Só observo!

Africanidade na Baixada Fluminense

"Africanidade na Baixada Fluminense - Contribuição do Negro na Formação da Identidade Brasileira". Esse é o título da exposição que será aberta hoje na Casa de Cultura de Nova Iguaçu.  O evento começa às 19h. Não percam! 


Rogério Lisboa dá entrevista

Hoje o prefeito Rogério Lisboa será o entrevistado na segunda edição do programa do Estúdio Baixada e que visa entrevistar personalidades da Baixada Fluminense. Neste manhã o moço está na Rádio Tupi.

Contrato renovado

A Prefeitura Municipal de Nova Iguaçu paga, mensalmente, o valor de R$ 28.257,11 pelo aluguel do prédio aonde funciona a secretaria municipal de Administração, situado na Rua Barros Júnior, nº 385, em Nova Iguaçu, instalada lá desde a administração do governo Bornier.
No governo Rogério Lisboa a secretaria permanecerá funcionando no local. Um contrato novo foi assinado no dia 8 de abril deste ano e quem assina, representando a Prefeitura de Nova Iguaçu, é o secretário municipal de Administração, Adriano Silvério Hoffimann.

Faz muito sentido

Ontem o deputado federal Hélio Negão (PSL), aquele que faz o papel de sombra do presidente Jair Bolsonaro, esteve no programa do Silvio Santos no SBT, emissora "oficial" do governo Bolsonaro. Ao ser perguntado pelo apresentador, Hélio não quis dizer de qual cidade era. Disse ser da Baixada, mas não comentou ter nascido em Mesquita, cidade que à época era um distrito de Nova Iguaçu cidade, município conhecido como a Terra dos Laranjais. É...Faz sentido.