domingo, 25 de agosto de 2019

"Reserva do Tinguá, conquista popular"

"Reserva do Tinguá, conquista popular". Essa foi a frase a que ecoou como um canto de pássaro durante a audiência pública promovida hoje, em Tinguá, para discutir recategorização de Reserva Biológica em Parque Nacional, proposta de debate apresentada pelo deputado federal Luiz Antônio Teixeira Junior, mais conhecido como Drº Luizinho (PP). Com a presença do prefeito Rogério Lisboa, ambientalistas quiseram saber sobre os recursos do chamado ICMS Verde (ICM Ecológico) que dá um montante anual de aproximadamente R$ 1,8 milhão aos cofres do município. Na audiência, ambientalistas como o Ricardo Portugal e Sérgio Ricardo fizeram ponderações importantes. Tanto é que o deputado Luizinho se comprometeu a oficiar os órgãos responsáveis para olharem mais pela reserva, coisa que podia ter feito antes da audiência e ter apresentado aos moradores. Luizinho também disse que destinará emendas parlamentares para a aquisição de mais equipamentos e mais recursos humanos, que hoje não conta com 10 servidores e precisa de no mínimo 75 pessoas na operacionalização da sede. 
Na minha modesta opinião que venho tentando passar aqui, desde quanto o assunto de recategorização veio à baila, é que existem tantos outros lugares para que possam ser explorados como parque e que necessitam, ainda, investimentos da Prefeitura de Nova Iguaçu e só um pouco de boa vontade.
Não conheço e nem tampouco sei se há na cidade um departamento de Parques e Jardins. Mas o que posso afirmar é que a beleza natural que se espalha no vasto território iguaçuano, e que nos seus 520 KM² muitos locais poucos explorados pelo poder público podem ser atrativos de visitações, inclusive se houver a boa vontade de criar uma empresa municipal destinada ao fomento do turismo.      
      

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.