domingo, 18 de agosto de 2019

Domingo com o Segurança Presente

Na manhã de domingo, após consulta, policiais algemaram um suspeito

Hoje passei parte do dia e o início da tarde circulando pelas ruas de Nova Iguaçu para ver como estaria o Segurança Presente, programa inaugurado na sexta-feira passada e que visa trazer segurança para a população. Não fui com o objetivo de entrevistar ninguém, apenas olhar para as ruas do Centro comercial e ter uma noção, neste primeiro fim de semana, de como funcionaria o Segurança Presente em sua prática no Centro.
Antes do meio dia vi um grupo de PMs em circulação no Calçadão parando uma pessoa que, logo em seguida, foi liberada. A ação aconteceu na porta da Ponto Frio, prédio que na parte superior dele funcionou a antiga Câmara e Vereadores. Mais adiante, na Via-Light, na altura a Rua Nilo Peçanha, uma pessoa que foi parada pelos policias. Ela foi leveda para a delegacia após a checagem da documentação do suspeito que, após aguardando um tempo da consulta, os PMs algemaram a pessoa e levaram-na para a delegacia mais próxima. Tudo indica que a consulta feita pelo policial, que levou um tempo curto, indicou alguma suspeição para que fosse levado.
Nas minhas andanças constatei que na Rua Ministro Edgar a Costa, uma das que é perpendicular  à Praça Rui Barbosa, praça essa aonde está localizada a base do Segurança Presente, um bar local estava completamente vazio. Ninguém ocupava as cadeiras postas na calçada, o que é incomum naquele  local na manhã de um domingo. Falo isso pela simples razão e conhecer a região até mesmo em dias de fim de semana.  
Ao longo do Calçadão, assim como na Mal. Floriano Peixoto, na chamada Passarela do Caracol, equipes do Segurança Presente se posicionavam de forma estratégica. Na frente da Catedral Santo Antônio de Jacutinga, nos arredores e entornos, assim como no outro lado da passarela, agentes do Segurança Presente ocupavam pontos estratégicos.
Quem me conhece sabe que sou um crítico de que não é só com policiamento que resolveremos questão sociais. Precisamos investimentos em áreas sociais. Mas, no que se refere a combater o crime,  foi impostante neste programa que após checagem,todos os suspeitos foram conduzidos para a delegacia mais próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.