A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) realiza audiência pública, nesta sexta-feira (05/11), para falar sobre violência política contra a mulher no parlamento. A reunião será às 10h no plenário da Alerj e poderá ser acompanhada ao vivo pela TV Alerj e pelo Youtube da Casa.
“A audiência foi motivada por episódios que toda a sociedade vem assistindo de vereadoras, prefeitas, deputadas estaduais e federais, senadoras e representantes de entidades sendo constrangidas. Situações como interrupções nas falas, ameaças, ofensas, desmerecimentos, entre outras”, disse a deputada Enfermeira Rejane (PCdoB), presidente da comissão.
Além das parlamentares membros do colegiado, foram convidadas para a audiência a deputada federal Jandira Feghali (PCdoB/RJ); a deputada estadual Isa Penna (PSol/SP); a vereadora Benny Briolly (PSol)/Niterói); a vereadora Luciara Amil (Republicanos/Bom Jesus do Itapaboana); a ex-deputada gaúcha e candidata à vice-presidência em 2018 Manuela D’Ávila; a secretária do Comitê Marielle Franco de Prevenção e Enfrentamento à Violência Política Contra as Mulheres, Joyce Trindade; a presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Bruna Brelaz; e a representante do Instituto Alziras, Roberta Eugenio.
“As participantes são referências políticas de grande representatividade que sofreram perseguições contundentes, como questionamentos sobre a vida privada, comentários sobre a aparência física e a forma de se vestir, além de receberem ameaças vindas pela internet ou de forma presencial. Trata-se de violência de gênero na política, cada dia mais presente, prejudicando o exercício do mandato e da produtividade na performance legislativa daquelas que foram eleitas legitimamente”, completou a deputada Rejane.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.