sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

Cá com os meus botões...

Fico imaginando aqui: se o site da Prefeitura de Nova Iguaçu estava cheio de informações equivocadas e públicas, imagino como deve estar as informações que não estão disponibilizadas para o cidadão. 

Omisso e errado

Quem visitar o site da Prefeitura de Nova Iguaçu em busca de informações de quem é o secretário municipal de Administração vai dar com os burro n´água. Apedar de Adriano Silvério Hoffman assinar todos os dias as medidas referentes à administração o nome e a foto do moço sumiram do link que é para falar do perfil do secretário. Ariano Silvério além de responder pela Administração, o moço já advogou para o Rogério Lisboa.

Tête-à-tête

Na próxima semana representantes de partidos como o PCdoB e o PSB deverão se reunir com o presidente da Câmara Municipal de Nova Iguaçu, Filipinho Ravis (PSC), para saberem dele como ficará a situação do número de cadeiras no Câmara de Vereadores. Atualmente o número previsto é de 11 parlamentares.  

quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

Faz muito tempo

Não é de agora que o site da Prefeitura de Nova Iguaçu está passando por problemas de atualização do secretariado. Esse assunto rende muitas notinhas

Agora tenho certeza

Não há controle da Prefeitura de Nova Iguaçu sobre o site dela mesmo na Internet. Os exonerados continuam aparecendo em suas funções como secretários, mesmo não fazendo mais parte dos quadros da administração municipal. Estava na dúvida se a gerência e domínio de intervenção no site estavam sob o controle da Prefeitura. Agora começo a ter certeza de que não tem mesmo. Acredito ser só uma empresa que pode fazer as alterações em partes importantes, entre elas as atualizações dos secretários.  

Ainda...

Expedito Ribeiro, que já deixou o governo tem muito tempo, ainda aparece no site da Prefeitura de Nova Iguaçu como secretário de Trabalho e Renda. Quem sabe em 2021 resolvam o problema do site. Não adianta culpar quem produz matéria, mas sim quem ganha para olhar ele. 

quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

Gororoba indigesta

Ontem empresários almoçaram com o prefeito e para isso desembolsaram, cada, R$ 80 para ouvirem o Rogério Lisboa. Coisas que quem conhece a ACINI, a CDL e o Sincovani sabem bem como são essas coisas. A promessa de uma nova cidade em Cabuçu também fez parte do menu. O interessante é que ninguém se engasgou ou desengasgou nada. Por isso que empresários que não fazem parte dessas rodinhas não quiseram saber o quanto custaria o regabofe. Não foram

As cabeças coroadas

Só para lembrar como são as coisas. Então prefeito de Nova Iguaçu, Lindbergh Farias (PT) tinha como influenciador o Antonio de Moreira Neiva, que era um pensador político que, queira ou não, tinha acertos e erros. Tinha outros, mas Neiva se destacava nas relações.  Depois veio a Sheila Gama, que passou a ser prefeita com a influência do Cel. Marcelo e do José Rogério Bussinger Namen. Deus ruim! Veio o Bornier que centralizava as decisões do governo, como sempre foi: um centralizador. Agora está Rogério Lisboa sob a influência do Amarildo e do Abel Lumes Junior, o cara que ajudou a levar o prefeito para o banco dos réus. Cada qual tem lá os seus influenciadores, exceto Bornier que centraliza as decisões   

Posudo!

Quem quiser saber mais sobre o concurso para a Guarda Municipal de Nova Iguaçu basta ler o link abaixo. Se acaso se deparar com mais um estrangeiro posudo na foto, não se assuste!

https://folhadirigida.com.br/noticias/concurso/nova-iguacu-rj/concurso-guarda-nova-iguacu-rj-secretario-fala-sobre-edital?fbclid=IwAR1Om5EvQBRsaOl-LrpwHZtRZ8ND0lUg_0E60_BiTMZoAyH9gRTPdfs--aI

Só para lembrar...

Sheila Gama sucedeu Lindbergh e não se reelegeu. Nelson Bornier sucedeu Sheila Gama e não se reelegeu. Rogério Lisboa sucedeu Bornier... O tempo dirá!   

segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

Agora vai...

Agora pela manhã cedo eles descobriram que tem um buraco que está na frente da secretaria de Obras e desafiando todos, até a Codeni. Pelo menos quatro agentes de trânsito estão no local e espalharam cones na Rua Nilo Peçanha. Agora vai!!!



domingo, 26 de janeiro de 2020

Precisa urgentemente de reparo

Lembram do buraco que publiquei ontem e dizendo que ele está situado em uma das principais ruas do Centro de Nova Iguaçu, bem diante da porta da secretaria municipal de Infraestrutura, mais especificamente na Rua Nilo Peçanha? Olha aqui o que o povo teve que colocar para alertar os motoristas que passam pelo local. Ele precisa de reparo urgentemente. Detalhe: a portinha preta na foto é a que dá acesso à Secretaria Municipal de Obras, órgão que manda cuidar desses tipos de problemas na cidade:


sábado, 25 de janeiro de 2020

Mais um de olho na prefeitura

Leandro Caetano é um pastor que está interessado em vir candidato a prefeito de Nova Iguaçu pelo PCdoB. Soube que ele tem feito essa movimentação. Na reunião dos comunistas hoje, lá no MAB, o assunto foi falado. Ele parece que é recém chegado em Nova Iguaçu, conforme diz o próprio perfil no Facebook, datado de 12 de dezembro do ano passado. É claro que o desejo dele não quer dizer que será, mas Leandro Caetano anda pensando nisso. 

Eita valentia desafiadora!

O buraco que aparece neste post foi de uma foto que fiz na tarde deste sábado, dia 25 de janeiro. A portinha preta que aparece na foto é na Rua Nilo Peçanha, nº 480, no Centro de Nova Iguaçu, local aonde está Secretaria Municipal de Infraestrutura, órgão que seria o responsável por acionar a CODENI (Companhia Municipal de Desenvolvimento de Nova Iguaçu) para tratar de assuntos de reparos em casos assim, como em operação tapa-buracos. O problema é que este buraco que está na foto não dá a mínima para a CODENI e para a Secretaria Municipal de Infraestrutura. Note que tem lixo nele, o que faz crer que não é de agora que ele existe. E por falar em existir, hoje também faz parte da estrutura da Prefeitura de Nova Iguaçu a nova Secretaria Municipal de Serviços Públicos, que também mexe com obras. Ou seja: não é que esse danado "estabelecido" em uma das principais vias de acesso da Rod. Presidente Dutra à Via Light teima em desafiar todos esses órgãos juntos.     

sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

É o que já falam...

A ida do prefeito Rogério Lisboa ao evento de lançamento do livro do urbanista Vicente Loureiro ainda está rendendo. O moço tem sido chamado de garoto "calça curta". É que ele esteve por lá vestido de bermuda e evento com autoridades. Mas a criação de "factóides", como disse, é um aprendizado que o Lisboa adquiriu da sua proximidade com o ex-prefeito César Maia. Depois conto mais!

quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

Dificuldades futuras

No período pré-eleitoral de 2016 o Carlos Ferreira (Ferreirinha), então candidato a vice-prefeito indicado pelo PT na chapa do Rogério Lisboa, do PR, fazia uma espécie de “guia turístico” junto com o Fernando Cid que era - ou ainda é – do PCdoB -, levando o pré-candidato Lisboa para conhecer e conversar com os movimentos sociais. E se tem uma coisa que o Lisboa fez, logo depois, foi se afastar desses movimentos. Mas isso é um ponto que ainda vou comentar aqui.
Na época o PT e o PR marchavam numa aliança em direção de entendimento, pautado na máxima da busca pela igualdade e respeitando a diferença. Ferreirinha depois saiu do PT e o Rogério Lisboa não é mais do PR, foi para o PL. Também não se vê mais o Ferreira, o Fernando Cid e o Rogério Lisboa como o trio das articulações eleitorais nas conversas de base. Rogério está buscando novos aliados externos, como o caso do deputado estadual Delgado Carlos Augusto (PSD), a quem deu o comando da secretaria municipal de Segurança Pública indicar o empresário Igor Porto, aliado do Delegado.
Lembro o caso Sheila Gama que no segundo turno, ao disputar com Bornier, recebeu tantos apoios que não foram benéficos e "pesaram" no palanque. O que quero dizer com isso: Rogério está ampliando tanto o seu leque de aliados que o governo ficará pequeno e, neste caso, vejo que tende a virar uma "Torre de Babel" assim que o processo eleitoral ganhar mais corpo. Isso, é claro, se ele for candidato. É mais fácil domar um leão que administrar a vaidade política. E essa vaidade, repito, vai ser um problema para o prefeito Rogério Lisboa caso possa ser candidato. Se não puder será pior ainda no grupo político o que qual pertence. 

Pastor deve concorrer a prefeito

    
Pastor André com o deputado Otoni de Paula

     Com o apoio de deputado Otoni de Paula (PSC), um evangélico pretende ser candidato a prefeito em Nova Iguaçu. Trata-se líder evangélico há quase 20 anos, empresário, morador do terceiro distrito de Nova Iguaçu sem nunca ter se envolvido anteriormente com a política. Esse é, basicamente, o perfil do novo nome que aparece no cenário político iguaçuano.
    André Santiago, de 45 anos, divulgou recentemente em suas redes sociais que pretende ser candidato a prefeito de Nova Iguaçu. Filiado ao PSL, mesmo partido que elegeu Bolsonaro, o pastor demonstra ter ideologia similar a do presidente, tendo o conservadorismo como alicerce. Ele afirma que contará com o apoio do deputado federal Otoni de Paula (PSC), que também é pastor, nessa caminhada.
   "A minha indignação com a omissão dos governantes gerou no meu coração essa vontade de entrar para política para mostrar que é possível sim fazer da forma correta. É possível fazer diferente. Acreditamos que, seguindo os moldes do governo do presidente Jair Bolsonaro, conseguiremos lutar para resgatar valores que estão perdidos e invertidos, valorizando a família e demais princípios cristãos. O deputado Otoni de Paula, já declarou apoio irrestrito a nossa pré-candidatura, isso nos motiva ainda mais. Sabemos das dificuldades que enfrentaremos, mas cremos que, se for da vontade de Deus, as coisas irão acontecer.", declarou o pastor André Santiago.
     "Nosso objetivo no momento é reunir pessoas que assim como nós têm a visão de mudança e transformação, que acreditam que chegamos num tempo em que precisamos que homens sérios, estejam de frente dos cargos de representantes do povo. Nova Iguaçu mostrou isso nas últimas eleições com mais de 70% de votos ao presidente Jair Bolsonaro.", completou.
    Ainda segundo o líder religioso, caso seja eleito, suas principais plataformas de governo serão saúde, saneamento básico, mobilidades urbana, segurança e educação.
     "Acreditamos na política de proximidade, com agentes públicos comunitários e subprefeituras para ouvir e acompanhar as demandas dos bairros. Entra governo e sai governo e só vemos atenção ao centro do município. Precisamos olhar pelas periferias, além de explorar mais nosso potencial turístico e agrícola.", finalizou o pastor.
Vale lembrar que recentemente o Pastor André Santiago foi homenageado na Câmara Municipal de Nova Iguaçu pelo vereador Carlinhos BNH recebendo o título de Cidadania Iguaçuana.

Fonte: Divulgação

Acertei na mosca

Conforme disse em pleno Natal, dia 25 de dezembro, César Mariano seria o novo secretário de Serviços Públicos. E... acertei! Saiu publicada a nomeação dele através da Portaria nº 700 de… 30 de dezembro, mas publicada hoje, dia 22 de janeiro! Vejam o link da postagem:

https://noticiasobastidor.blogspot.com/2019/12/prefeito-cria-secretaria-de-obras-e.html

terça-feira, 21 de janeiro de 2020

Sinal de alerta

O cenário para a disputa eleitoral de vereadores não favorece aqueles que estão no poder, afinal a tradição de renovação acima de 50% é um fenômeno que se repete desde remotos tempos. Mas com a confusão política estabelecida na base do governo, a falta de nomes claros para disputar a majoritária e a própria incerteza do número de cadeiras tornam essa eleição muito mais incerta para quem está na base do governo. Mesmo com a máquina!

Murchou

Lembra daquele Rogério Lisboa que saía às ruas e tinha feito até aplicativo de celular para o cidadão ou cidadã entrar em contato com ele e pudesse saber um pouco mais da sua vida? Tudo isso indicava um Rogério Lisboa animado para reeleição, mas parece que passou. Quanto mais o processo sobre fake news avançava na Justiça, mais Lisboa murcha. 

quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

Erosão política


As missas em celebrações ao aniversário da cidade sempre retrataram um pouco das alianças do governo e da sua força política. Não que necessariamente todos que se façam presentes sejam apoiadores da administração municipal ou não. Mas as presenças de políticos ligados ao governo sempre teve destaque, ainda mais considerando quando elas ocorrem em anos eleitorais, como esse de 2020. Mas o que se viu na missa celebrada na Catedral de Nova Iguaçu, hoje, num dia sem chuvas, revela o esvaziamento do prestígio do prefeito o da cidade. Neste caso acredito ser a primeira hipótese.
Sem a presença do governador ou mesmo de representantes do governo do Estado, o que foi mais notado é que na primeira fileira de cadeiras aonde ao lado do prefeito costumeiramente ocupa, nem mesmo a primeira-dama se fez presente. O deputado federal Juninho do Pneu, sim, estava lá. Ele é um aliado do prefeito.
As fotos que estão no site da Prefeitura de Nova Iguaçu mostram isso. O próprio secretariado parece que deu um esvaziamento ao ato, pois foram poucos os que foram vistos ali. Aliás, até os deputados que geralmente aparecem não estiveram presentes e, como disse, o que vi por lá foi o deputado Juninho do Pneu. Até mesmo o presidente da Câmara, Filipinho Ravis (PSC), que esteve presente ao menos na Igreja, sequer aparece como autoridade no primeiro banco de cadeiras reservadas aos chefes de poderes. Estava lá o vereador Alexandre da Padaria, que liderança do governo teve as suas guerras com o próprio prefeito. Mas isso é outro assunto.
As imagens da missa de hoje no próprio site da Prefeitura de Nova Iguaçu retratam o prefeito sem a presença da primeira-dama e sem os vereadores, esses que literalmente sempre estão em “alianças” no “altar”. Mas não é só isso. Não se trata apenas de um jogo de imagens. Se trata do que se revela naquilo que não foi visto. A ausência de força política
Com problemas na Justiça, essa missa era para ser uma espécie de aparecimento público do prefeito demonstrando uma força política e ladeado das “cabeças coroadas da cidade”. Mas o que mostrou, no site, foi um prefeito que, mais adiante, já vê no retrato de hoje o prenúncio de isolamento.

domingo, 12 de janeiro de 2020

Papel aceita tudo!

Na contramão do que revela o orçamento que ele mesmo destina para a secretaria municipal de Cultural, pasta que em termos de investimentos por parte do governo municipal recebe cifras bem aquém do seu papel de transformação social, este ano, que é ELEITORAL e que há uma dívida de compromisso imenso com a classe, o prefeito Rogério Lisboa "sacou da cartola" o Decreto 11.835, do dia 9 de janeiro, que declara o ano de 2020 como o "Ano do Patrimônio Cultural Iguaçuano". Menos ruim, afinal o marketing que será feito sobre essa iniciativa ao menos vai mostrar a importância do setor, ainda que ele mesmo continue agindo no contraditório ao que se refere em não valorizar a pasta. 
O Orçamento de 2019 para a Cultura foi menor que 0,2% do Orçamento Municipal. Para este ano o valor é menor ainda que o do ano passado. Mesmo assim ele joga com a sua habilidade manipulativa e faz acreditar que tudo vai ser diferente. Pudera! Afinal papel aceita tudo! 

quinta-feira, 9 de janeiro de 2020

Rememorando

Quem puxar na memória alguns acontecimentos na campanha de 2018 vai lembrar que o atual secretário municipal de Segurança Pública de Nova Iguaçu, o Igor Porto, teve rusgas com o então deputado Felipe Bornier, hoje secretário estadual de Esportes. Igor foi candidato a deputado federal pelo PRTB e obteve 8.073 votos em 2018. 

quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

Mais um na lista de prefeitáveis

O empresário do ramo de laboratórios, Mauro Terra, deverá ser mais um na corrida pela cadeira de prefeito. Ele, que é filado ao PSDB, deve deixar a legenda em busca de um espaço para a disputa. Mauro quer ser o Novo, no duplo sentido da palavra. Vamos aguardar!

terça-feira, 7 de janeiro de 2020

O fantasma da releição

Mario Marques não foi reeleito. Sheila Gama não foi reeleita. Bornier não foi reeleito. Rogério Lisboa não anda muito bem.

Acertei com mais de um mês de antecedência

No dia 13 de novembro de 2019 escrevi essa notinha abaixo.

"E a Guarda Municipal, heim?

Em declarações dadas à Imprensa e até mesmo no portal da Prefeitura de Nova Iguaçu, em janeiro de 2020, ano eleitoral, a Guarda Municipal estará composta de um efetivo e 400 membros, sendo desses obedecendo um percentual mínimo de 15% para mulheres. Em razão disso, lá no Rio, o burburinho é que quem terá ascendência política nesta pasta - leia-se influência política - será o deputado estadual Delegado Carlos Augusto (PSD). Vamos aguardar!"

Voltei: Parece que não errei e o que sinaliza a confirmação disto é a entrevista do Cel. Penteado, publicada hoje no jornal Extra. Nas palavras dele deu para entender que o prefeito Rogério Lisboa sequer se dignou a conversar pessoalmente com ele sobre a sua exoneração, já que Penteado ocupava o cargo de Secretário Municipal de Segurança Pública. Vejam um trecho da fala do Cel. Penteado na reportagem do jornal Extra de hoje:
"_ O prefeito tem todo o direito de exonerar qualquer cargo. Só a maneira me causou espécie. No dia 26 de dezembro fiquei sabendo que o deputado Carlos Augusto (PD) assumiria a Guarda Municipal. Tentei falar com o prefeito para saber se era verdade, mas não consegui", disse o Cel. Penteado.
O prefeito Rogério Lisboa cumpriu à risca o que eu tinha previsto. Ou melhor: o que eu tinha anunciado ainda em novembro. No lugar do secretário Penteado que fica é Igor Porto, ele quem é muito próximo do Delegado Carlos Augusto.