quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

Erosão política


As missas em celebrações ao aniversário da cidade sempre retrataram um pouco das alianças do governo e da sua força política. Não que necessariamente todos que se façam presentes sejam apoiadores da administração municipal ou não. Mas as presenças de políticos ligados ao governo sempre teve destaque, ainda mais considerando quando elas ocorrem em anos eleitorais, como esse de 2020. Mas o que se viu na missa celebrada na Catedral de Nova Iguaçu, hoje, num dia sem chuvas, revela o esvaziamento do prestígio do prefeito o da cidade. Neste caso acredito ser a primeira hipótese.
Sem a presença do governador ou mesmo de representantes do governo do Estado, o que foi mais notado é que na primeira fileira de cadeiras aonde ao lado do prefeito costumeiramente ocupa, nem mesmo a primeira-dama se fez presente. O deputado federal Juninho do Pneu, sim, estava lá. Ele é um aliado do prefeito.
As fotos que estão no site da Prefeitura de Nova Iguaçu mostram isso. O próprio secretariado parece que deu um esvaziamento ao ato, pois foram poucos os que foram vistos ali. Aliás, até os deputados que geralmente aparecem não estiveram presentes e, como disse, o que vi por lá foi o deputado Juninho do Pneu. Até mesmo o presidente da Câmara, Filipinho Ravis (PSC), que esteve presente ao menos na Igreja, sequer aparece como autoridade no primeiro banco de cadeiras reservadas aos chefes de poderes. Estava lá o vereador Alexandre da Padaria, que liderança do governo teve as suas guerras com o próprio prefeito. Mas isso é outro assunto.
As imagens da missa de hoje no próprio site da Prefeitura de Nova Iguaçu retratam o prefeito sem a presença da primeira-dama e sem os vereadores, esses que literalmente sempre estão em “alianças” no “altar”. Mas não é só isso. Não se trata apenas de um jogo de imagens. Se trata do que se revela naquilo que não foi visto. A ausência de força política
Com problemas na Justiça, essa missa era para ser uma espécie de aparecimento público do prefeito demonstrando uma força política e ladeado das “cabeças coroadas da cidade”. Mas o que mostrou, no site, foi um prefeito que, mais adiante, já vê no retrato de hoje o prenúncio de isolamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.