sexta-feira, 24 de junho de 2022

Ilegalidade ou desumanidade?

Por Claudia Maria

Em 30 anos de profissão como jornalista já vi muita coisa mas o que aconteceu hoje foi diferente de tudo que vivenciei como profissional e como cidadã.  Fui destratada pelo diretor do Hospital da Posse, dr Joé. Minha tia está na unidade com suspeita de tuberculose, esperando medicação  desde as 14h. Liguei para ele e pedi que pudesse ajudar. Me respondeu dizendo que eu estava pedindo uma ilegalidade, para ela furar fila, “que se eu não entendia de lei deveria procurar um advogado” e que “se não estivesse satisfeita que “procurasse outra unidade”. Então pedir atendimento para uma idosa de 78 anos numa unidade pública é ilegal?

Tudo começou ontem, dia 23 de junho, minha tia  apresentou muita falta de ar. Fomos até a UPA de Comendador Soares onde o médico, depois de fazer um raio x, nos orientou a ir até o Hospital da Posse já que o caso dela era grave. Poderia ser tuberculose.

Chegamos ao Hospital por volta das 15h. Ela foi rapidamente atendida e a médica de plantão pediu uma tomografia do pulmão. A unidade estava lotada e ai demorou. Ela só fez o exame depois das dezenove horas. Foi quando começaram os problemas. O plantão mudou, a médica que assumiu disse que não podia interpretar o exame sem o radiologista e ele foi embora as dezenove horas. Minhas irmãs então começaram a andar pelo hospital pedindo para alguém ajudar.

Nessa altura ela já estava toda urinada e com muitas dores porque é acamada e não consegue ficar muito tempo sentada. Só por volta das 22h um médico encontrou a  tomografia e disse que ela realmente precisava de internação. Minha irmã assinou a papelada. Mas depois dissseram para ela que minha tia ficaria em uma cadeira até que se conseguisse uma maca. Sem previsão. Nesse momento resolvemos levá-la para casa.

Hoje, dia 24, procurei pelo dr. Joé. Ele pediu que a ouvidoria entrasse em contato. Passei o que aconteceu. Voltamos a unidade hoje as 14h. Reafirmaram que ela precisa de internação. Dessa vez conseguiram uma maca. Só que, até as 22h de hoje ela continuava no corredor sem medicação. Só depois de minha irmã implorar conseguiu que lhe dessem alguma medicação. Foi quando liguei para o Joé pedindo ajuda e ouvi “a senhora está me pedindo uma ilegalidade”.  Vou procurar o Ministério Público e denunciar esse diretor em todos os orgãos possíveis. O que ele fez foi desumano, cruel e acredito que ele sim, cometeu uma ilegalidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.