No dia 21 de abril, comemora-se o Dia de Tiradentes. O feriado faz alusão à morte do mineiro Joaquim José da Silva Xavier, mais conhecido na história nacional como Tiradentes, o herói da Inconfidência Mineira. Vamos relembrar essa história.
Na manhã de 21 de abril de 1792, ele foi morto enforcado em praça pública, no Rio de Janeiro. De todos os envolvidos nesse movimento de conspiração contra a Coroa portuguesa, apenas Tiradentes foi executado. Seu corpo foi esquartejado e pregado em postes pelas ruas de Minas Gerais. Apesar de alguns estudiosos defenderem que essa foi uma manobra de Portugal para desmerecer o movimento da Inconfidência Mineira e dar a entender que tudo não passou de uma aventura de um “dentista desequilibrado”, ele acabaria virando herói nacional. Lembrando que Tiradentes só veio a ser reconhecido como mártir da Inconfidência Mineira com o advento da República, pois foi persona non grata no Brasil Império.
E o que tem haver o ALFERES com São João de Meriti? Segundo alguns relatos quando condenado, partes do corpo do alferes teria sido espalhado por vários pontos do país, e partes do corpo dele teriam passado uma noite na localidade da Vila Tiradentes, então alguns moradores antigos da localidade, sabendo dessa história resolveram homenagear o alferes dando o nome do bairro ao mártir da Inconfidência Mineira. Tal relato merece ser estudado pois a atual Avenida Getúlio de Moura que corta o bairro era (a Antiga Estrada de Minas) onde tropeiros e guardas reais iam e viam com bastante frequência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.